Navegando por Autor "Guilhermino, Natália Araújo"
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TCC Escola Maria Flor: estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseada no método montessoriano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-11) Saraiva, Ana Beatriz Marques; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; https://orcid.org/0000-0001-5270-4868; http://lattes.cnpq.br/3061713076071714; http://lattes.cnpq.br/1031772712479838; Ramos, Henrique Sérgio Macedo; http://lattes.cnpq.br/8303060359035122; Guilhermino, Natália Araújo; http://lattes.cnpq.br/3507197412751275A educação de qualidade é direito fundamental estabelecido pela constituição brasileira, mas os índices educacionais de Natal/RN se encontram abaixo da média nacional, e ter o ambiente adequado nas escolas é essencial para uma boa qualidade de ensino. O espaço físico das escolas depende muito da metodologia adotada, e o método pedagógico montessoriano, pouco explorado na cidade, tem grande foco no ambiente. A partir do interesse pessoal da autora em educação infantil, e sobretudo em metodologias voltadas para a construção da autonomia da criança, foi estabelecido o objetivo de desenvolver o estudo preliminar de uma escola de ensino fundamental 1, voltada para a pedagogia montessoriana. Para isso buscou-se entender as diretrizes projetuais de uma escola de ensino fundamental 1 segundo o FNDE e compreender os princípios da pedagogia montessoriana e seu rebatimento no ambiente físico. Esses estudos forneceram a base essencial para o desenvolvimento do estudo preliminar de uma escola que coloca a criança no centro de suas preocupações. Assim surge a Escola Maria Flor, um projeto que se concentra fortemente em promover o contato com a natureza e garantir a acessibilidade, além de criar espaços confortáveis e agradáveis.Dissertação Lá Fora: anteprojeto de uma Escola Infantil e Fundamental Montessori com abordagem biofílica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-23) Guilhermino, Natália Araújo; Araújo, Bianca Carla Dantas de; Julianelli, Anna Rachel Baracho Eduardo; https://orcid.org/0000-0003-4058-7785; http://lattes.cnpq.br/6438797671562128; http://lattes.cnpq.br/3507197412751275; Albuquerque, Glauce Lilian Alves de; Borba, Adriana Carla de AzevedoEste Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional, constituído por um relatório técnico, consiste em um Anteprojeto Arquitetônico de uma escola de ensino infantil e fundamental Montessori. Inseridas num contexto urbano adensado, em que, para atender à legislação construtiva “sobra” pouco espaço livre, as escolas, geralmente, têm déficit desses espaços livres e vegetados. Quando eles existem, muitas vezes, estão desconectados do espaço construído. Tendo em vista o potencial estético, pedagógico, mas também estratégicas básicas de conforto ambiental e acústica, trazer o paisagismo ao edifício escolar, reconhecendo seu valor e relevância para as condições de conforto ambiental, é o diferencial desta proposta. Pergunta-se: poderia a arquitetura escolar incentivar o contato com a natureza através de suas áreas livres e ligações com o exterior? Este trabalho tem o objetivo de projetar uma Unidade de Educação Infantil e Fundamental Montessori, com destaque para o design biofílico e o conforto ambiental, considerando o problema do déficit de espaços livres nas escolas natalenses. Para desenvolver o projeto, foi, inicialmente realizado um aprofundamento teórico-conceitual sobre o tema, por meio de pesquisas bibliográficas e estudos de referências projetuais (precedentes ou correlatos). Em seguida, foi desenvolvida a programação arquitetônica, com definição de dilemas e metas do projeto. A partir dessa base, e com o auxílio dos componentes curriculares do curso, o processo projetual foi, gradualmente, sendo desenvolvido e mapeado, por meio de diversas formas de registro, desde as etapas iniciais de estudos de condicionantes, concepção e desenvolvimento do partido arquitetônico. Os resultados consistem no Anteprojeto Arquitetônico da Essência Montessori, no qual foram definidas estruturas e relações espaciais para maximizar a integração com o espaço livre, visando a condicionantes ambientais, dilemas, metas e especificidades do projeto escolar. Como resultados, foram obtidas salas de aprendizagem amplas e integradas, abundância de áreas verdes, espaço para correr e brincar, bosque, horta, características finais do projeto que atendem aos objetivos fixados. Não foi possível detalhar todas as áreas de lazer em microescala; contudo foram detalhadas áreas prioritárias para o projeto: Parquinho, Varanda das Artes e Laguinhos. O projeto arquitetônico exige mais tempo de detalhamento para compreensão da dinâmica e das atividades da escola; entretanto, é possível perceber a estruturação e o padrão de adensamento arbóreo proposto. As estratégias de conforto estão relacionadas à maximização da arborização – visando ao sombreamento e à ventilação cruzada das edificações – ao recobrimento permeável do solo – a fim de facilitar a drenagem e reduzir a reflectância do calor –, ao afastamento entre os blocos de sala de aula – visando maximizar a ventilação e melhorar a conexão com o exterior –; à implantação escalonada das salas de aula e ao afastamento do setor esportivo/ lazer ativo da zona de silêncio exigida pelo ensino e pelo trabalho. Ressalta-se, por fim, a importância do paisagismo para as estratégias de conforto ambiental.TCC Território criativo: anteprojeto arquitetônico de equipamento cultural como instrumento de apoio à economia criativa de NatalRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Carvalho, Vitória Jade Alves de; Cortês, Marina Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-3061-4236; http://lattes.cnpq.br/5835319137645989; http://lattes.cnpq.br/0210129938695371; Oliveira, Bárbara Laís Felipe de; https://orcid.org/0000-0001-5410-4698; http://lattes.cnpq.br/8866718216671818; Guilhermino, Natália Araújo; http://lattes.cnpq.br/3507197412751275A cultura é um elemento significativo que contempla aspectos histórico-sociais, econômicos e comportamentais, influenciando amplamente a vida humana. Apesar de estar presente em diversas facetas da organização social, sendo discutida em realidades diversas, a cidade de Natal-RN enfrenta uma carência infraestrutural voltada a este campo, sobretudo em relação a espaços e ambientes criativos, contrapondo as tendências globais e brasileiras. A desarticulação entre os agentes culturais é um dos desafios neste cenário, trazendo prejuízos em diversos aspectos. Sabe-se que o investimento na Economia da Cultura e Indústrias Criativas (ECIC) pode impulsionar o desenvolvimento sustentável da cidade, beneficiando o cotidiano e a identidade da população. Nessa perspectiva, o objetivo do trabalho é elaborar um anteprojeto arquitetônico de equipamento cultural para o bairro Tirol, a fim de abarcar a comunidade criativa de Natal-RN, levando em consideração que estes espaços dão oportunidade à expressão, criatividade, discussão e colaboração. Assim, foi necessário compreender a pluralidade de classes culturais e suas necessidades, de modo a projetar um ambiente comprometido com os sujeitos. Para isso, o presente trabalho investigou os conceitos de Economia Criativa, bem como a ideia de Centros Culturais, os contextualizando nas políticas públicas. Buscou-se, também, analisar projetos de referências pertinentes. Em seguida, estudou-se o entorno do terreno escolhido para a inserção do anteprojeto, considerando suas características físico condicionantes, bem como as questões legais e ambientais. Por fim, todos os conceitos aprofundados foram empregados na concepção do anteprojeto de equipamento cultural.