Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Guimarães, Fibia Brito"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Práticas interdisciplinares no ensino superior: a experiência do curso de graduação em administração da UNAMA - Pará
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-09-13) Guimarães, Fibia Brito; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; ; http://lattes.cnpq.br/7627708802594962; Cruz, Dalcy da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7873985618977852; Farias Filho, Milton Cordeiro; ; http://lattes.cnpq.br/0624491756992741
    Este trabalho é dedicado ao estudo da interdisciplinaridade no ensino superior em administração, tema de grande relevância no atual contexto, em decorrência das orientações emanadas pelo ministério da Educação, através das Diretrizes Curriculares Nacionais DCNs, para os cursos de graduação em administração. O interesse pelo tema surgiu da experiência vivida pela pesquisadora como gestora e docente de um curso de graduação em administração, que institucionalizou a interdisciplinaridade através de projetos interdisciplinares no projeto pedagógico de um curso de administração em uma universidade particular no estado do Pará. O trabalho reconstrói e relata a experiência vivida e estuda a práxis dos docentes envolvidos nessas ações interdisciplinares. O estudo teve como objetivo experiência interdisciplinar pesquisada. Para abordar as questões que nortearam o trabalho e atingir os objetivos propostos, a partir de uma abordagem qualitativa, foi realizado um significativo levantamento bibliográfico e documental sobre o tema. No levantamento realizado em fontes secundárias tais como publicações de autores de referência e em artigos científicos que relataram experiências interdisciplinares no ensino superior, foi possível verificar que a interdisciplinaridade por seu caráter polissêmico ainda é pouco compreendida pelos docentes e, os relatos sobre sua aplicabilidade no ensino de administração são incipientes. Este estudo utilizou também dados coletados em fontes primárias, a partir da interlocução através de entrevistas com os sujeitos da pesquisa os docentes e dirigentes da instituição que serviu de lócus da pesquisa, que tiveram oportunidade de vivenciar a experiência interdisciplinar estudada. Esses dados foram tratados e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados da investigação mostraram que os docentes da instituição pesquisada, detém uma compreensão do significado da interdisciplinaridade enquanto articulação entre disciplinas, tendo sido encontradas ainda evidências de mudanças nas ações e práticas pedagógicas desses docentes em função da participação em projetos interdisciplinares. Embora a experiência estudada possa ser considerada inovadora e desafiadora, muito ainda precisa ser feito no âmbito da gestão do curso, para efetivação das ações interdisciplinares no curso, sobretudo no que diz respeito à remoção de obstáculos institucionais, metodológicos, psicossociais, epistemológicos na operacionalização das práticas interdisciplinares, com ênfase na necessidade de um processo de capacitação contínuo e específico voltado para o desenvolvimento de competências para um agir interdisciplinar, na medida em que esses profissionais da educação não se percebem aptos para atuar como docentes interdisciplinares
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM