Navegando por Autor "Guimarães, Priscila Pereira Machado"
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Dissertação Aprendizagem baseada em equipes como estratégia de educação permanente em aleitamento materno(2020-02-20) Guimarães, Priscila Pereira Machado; Costa, Marcelo Viana da; ; ; Sureira, Thaiz Mattos; ; Freire Filho, José Rodrigues;A história da educação profissional em saúde nos mostra que as políticas nessa área se desenvolveram na perspectiva de conectar a formação dos trabalhadores à realidade dos serviços. No contexto das maternidades, a capacitação na área de promoção da amamentação é fundamental para uma boa prática, sobretudo dos profissionais que prestam assistência às gestantes e puérperas. Entretanto, o contexto educacional baseado em metodologias tradicionais dificulta que os profissionais de Saúde operem de modo a transformar as práticas de Saúde e organizar os serviços. Nesse cenário, as metodologias ativas se apresentam como ferramenta poderosa na capacitação e na tentativa de transformação das práticas cotidianas. Este estudo teve como objetivo discutir as implicações do uso de metodologias ativas nas atividades de educação permanente em saúde com foco no aleitamento materno para a mudanças das práticas dos profissionais de saúde e da dinâmica de trabalho em saúde. Trata-se de um estudo de natureza mista realizado em duas etapas, sendo a primeira a execução da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE), realizado com 41 profissionais de saúde, seguida da realização de dois grupos focais, com 8 e 6 participantes, respectivamente. Verificou-se que a capacitação com metodologia ativa (ABE) norteada pelas necessidades de aprendizagem teve resultados positivos, pois os profissionais que participaram demonstraram grande engajamento na atividade, como também interesse em aprender os conceitos abordados. Além disso, após a análise das falas dos grupos focais e categorização das mesmas, concluímos que a metodologia aplicada tem grande potencial para trabalhar não só com conhecimento teórico, como também oportuniza que os participantes vivenciem o trabalho em equipe, fomentando as competências colaborativas e tornando o processo de aprendizagem mais significativo e transformador. Com emprego de metodologias ativas nesse contexto, o aprendizado e a retenção do conhecimento podem ser mais exitosos, transformando o aprendizado em uma ferramenta multiplicadora de mudanças. A contribuição deste estudo se deu principalmente pelo impacto da ação educativa e pela utilização, inédita em nosso meio, da ABE em uma capacitação sobre amamentação com profissionais de saúde.TCC Terminologia padronizada do processo de cuidado em nutrição em pacientes pediátricos com doenças renais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-05) Silva, Esther Artuanne Figueiredo da; Lopes, Márcia Marília Gomes Dantas; Guimarães, Priscila Pereira Machado; http://lattes.cnpq.br/0512077912732473; https://orcid.org/0000-0001-8673-9890; http://lattes.cnpq.br/0185263625124586; Lais, Lucia Leite; Barbosa, Livia Maria LimaAs doenças renais são definidas por patologias que afetam as células renais, estas são subdivididas em doença renal aguda e doença renal crônica. Estas estão associadas a diversos distúrbios no organismo, contribuindo para a morbimortalidade do paciente. Dentre os distúrbios destaca-se acidose metabólica, anemia, doenças minerais ósseas, dislipidemias e alterações cardiovasculares. Que pode culminar na diminuição do apetite, deficiência de nutrientes e alterações na composição corporal. Considerando todas as alterações desencadeadas pela doença renal, o público pediátrico necessita de ajustes nutricionais específicos e acompanhamento nutricional periódico. Nesse sentido, esse trabalho tem por objetivo, a partir da terminologia internacional, identificar termos selecionados em nutrição, voltado para a assistência em nutrição para pacientes pediátricos com doenças renais. Para isso, foi realizada a identificação das terminologias padronizadas de acordo com os tópicos avaliação em nutrição, diagnóstico em nutrição e intervenção em nutrição. Concomitante, realizou-se uma revisão de artigos, guidelines, diretrizes e protocolos para embasamento científico de cada tópico do cuidado nutricional. Foram elencadas 188 terminologias para avaliação e monitoramento e aferição, no tocante aos diagnósticos em nutrição, foram elencados 41 termos padronizados. E com relação a intervenção em nutrição, foram selecionados 46 termos padronizados. A seleção dos termos padronizados do cuidado em nutrição e a revisão de literatura auxiliarão no planejamento de treinamentos e na implementação de terminologia padronizada do processo de cuidado em nutrição para profissionais nutricionistas que trabalham com crianças e adolescentes com doenças renais.