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Navegando por Autor "Gurgel, Iris Linhares Pimenta"

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    TCC
    Acessibilidade na web: minimizando as barreiras de acesso do PagRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-01) Souza, Andressa Silva de; Leite, Jair Cavalcanti; Gurgel, Iris Linhares Pimenta; Rodrigues, Taniro Chacon
    Com a crescente evolução da tecnologia e suas aplicações, a sociedade vivencia mudanças significativas na forma como interage e utiliza a internet. Apesar desse crescente acesso à rede, muitos usuários, especialmente pessoas com deficiência, ainda enfrentam barreiras para utilizar recursos e serviços on-line. Nesse contexto, faz-se necessário construir sistemas web levando em consideração as boas práticas de acessibilidade. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) torna obrigatória a implementação de acessibilidade nos meios web, visando eliminar entraves e garantir a participação social de todos. Para isso, as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) fornecem recomendações essenciais para tornar o conteúdo on-line mais acessível. O software PagRN, desenvolvido em parceria entre o Instituto Metrópole Digital (IMD) e a Secretaria de Estado da Administração do Rio Grande do Norte (SEAD-RN), busca minimizar as barreiras de acesso existentes no sistema tomando como base as diretrizes dispostas na WCAG. Compreender a importância de projetar sistemas web acessíveis desde o início de sua concepção é crucial para evitar retrabalhos e possibilitar que o software seja utilizado por qualquer pessoa de forma autônoma. Para desenvolvimento da aplicação, foi utilizado o framework Angular no front-end com Java Spring no back-end. A implementação das diretrizes de acessibilidade no PagRN tem o objetivo de minimizar as barreiras de acesso, além de fornecer às futuras equipes de desenvolvimento a compreensão necessária para manter as boas práticas de acessibilidade em sua rotina. Como leitor de tela para testar o sistema, foi utilizado o NVDA. Espera-se que após a implementação de diretrizes de acessibilidade no PagRN, entraves de acessibilidade sejam minimizados e a construção contínua desse software se oriente com base na inclusão, abrindo espaço para uma experiência enriquecedora e acessível a todos os usuários envolvidos.
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    TCC
    Análise crítica do modelo PRODEV-TCE/RN: um estudo sobre o gerenciamento de projetos de tecnologia da informação no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-23) Freire, Emelyn Clementino; Gurgel, Iris Linhares Pimenta; Pereira, Lindemberg Silva; http://lattes.cnpq.br/8491105407761876; http://lattes.cnpq.br/7991639920353853; 0000-0001-6586-6567; http://lattes.cnpq.br/5550751375072714; Falcão, Eduardo de Lucena; 0000-0003-3307-8798; http://lattes.cnpq.br/8335184809043358
    O presente estudo tem como cenário o Modelo de Processo de Gestão e Desenvolvimento de Software do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN), denominado PRODEV-TCE/RN, que é um guia de referência proposto em 2019. A pesquisa aborda a prática atual de gestão de projetos, analisando o modelo em vigor no TCE/RN e contrastando-o com as melhores práticas existentes. O trabalho visa identificar e avaliar os pontos fortes do atual modelo de gestão, evidenciando suas eficácias, bem como destacar as lacunas e desafios. Para isso, será realizada uma comparação entre a teoria consolidada de gerenciamento de projetos na área de TI e a aplicação do modelo atualmente. Além disso, o estudo se propõe a explorar os impactos decorrentes da não adesão ao modelo de gerenciamento de projetos, destacando potenciais problemas e obstáculos enfrentados pela instituição. Serão apresentadas análises críticas e reflexões sobre como a falta de alinhamento com as melhores práticas podendo influenciar negativamente o sucesso dos projetos de TI no TCE/RN. Ao final, o presente estudo oferece recomendações e sugestões para aprimorar o atual plano de gerenciamento de projetos, visando otimizar a eficiência, reduzir riscos e melhorar os resultados alcançados. Com base nas conclusões do estudo, espera-se contribuir para o aperfeiçoamento das práticas de gestão de projetos na área de Tecnologia da Informação no TCE/RN.
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    TCC
    Análise do impacto da residência em TI nos projetos da Unimed Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-03) Costa, Hugo Cesar do Nascimento; Aranha, Eduardo Henrique da Silva; Moioli, Renan Cipriano; Gurgel, Iris Linhares Pimenta
    O trabalho é a avaliação do impacto que o curso de Residência em TI do Instituto Metrópole Digital - IMD/UFRN proporcionou aos colaboradores da área de desenvolvimento de software da Unimed Natal e bolsistas. O principal objetivo foi fazer uma análise crítica e construtiva do modelo de trabalho realizado antes e após a residência. O método do trabalho foi uma revisitação do conteúdo destacando o que foi possível colocar em prática e que foi fundamental para a implementação dos projetos. Finalizando com uma análise geral dos avanços e dos aprendizados da equipe.
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    Tese
    Competências empreendedoras e suas interconexões com as dimensões da ambidestria organizacional: uma pesquisa junto aos gestores de empresas de base tecnológica
    (2017-04-24) Gurgel, Iris Linhares Pimenta; ; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; ; http://lattes.cnpq.br/7991639920353853; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; ; http://lattes.cnpq.br/4056958461629209; Martens, Cristina Dai Prá; ; http://lattes.cnpq.br/3471910853542167; Martins, Elvis Silveira; ; http://lattes.cnpq.br/8935092122290271
    As empresas de base tecnológica enfrentam demandas duais de exploração de novos produtos e aprimoramento de produtos existentes. Essas ações não são triviais para os empreendedores, porém são consideradas essenciais para o desempenho organizacional. A partir da revisão sistemática da literatura, verificou-se a não existência de estudos analisando os eixos da ambidestria a partir das competências empreendedoras. Nesse sentido, esta tese tem como objetivo analisar como as competências de oportunidade e organizacional existentes nos empreendedores de empresas incubadas de base tecnológica direcionam suas ações para lidar com as forças contraditórias de exploração e explotação. Trata-se de um estudo qualitativo-descritivo, que a partir de um roteiro semiestruturado de entrevistas analisou as ações dos oito empreendedores de empresas na Inova Metrópole, incubadora de empresas de base tecnológica do Instituto Metrópole Digital da UFRN. Para o processo de análise dos dados qualitativos utilizou-se a análise de conteúdo categorial feita linha a linha, de forma que as entrevistas após sua transcrição, passaram por três momentos de codificação: inicial, focalizada e análise categorial. Para auxiliar na interpretação dos dados qualitativos foram criadas figuras, mapas de árvore e nuvens de palavras com o apoio do software NVivo® versão 11 para Windows. Esta pesquisa utilizou de critérios de qualidade para seu desenvolvimento, a citar triangulação, comparação intercasos e intracasos, detalhamento do processo de pesquisa, exame pelos pares e reflexividade. Como resultados, na competência de oportunidade, os empreendedores possuem uma maior ênfase no processo de identificação de oportunidade, no geral não realizam estudos para avaliar oportunidades de negócio, nem avaliam os riscos associados. Com relação à competência organizacional destaca-se ações relacionadas ao controle, delegação, liderança e motivação. Com relação à ambidestria, tem-se que os empreendedores conduzem as empresas para uma ambidestria não sinérgica. Existe uma maior propensão nas atividades de explotação, destacando aspectos relacionados à capacidade de atendimento, flexibilidade produtiva, além de contar com o apoio dos clientes para o desenvolvimento dos produtos, enquanto na exploração, identificou-se que os empreendedores não estão abertos à novos mercados, não buscam ampliar o mercado local e atuam passivamente no processo de aquisição de clientes. Observou-se em virtude da competência de oportunidade se deter ao processo de identificação de oportunidade, poucas ações relacionadas à exploração são realizadas pelos empreendedores, ao passo que na competência organizacional, as preocupações com relação ao controle, organização e planejamento refletem na maior atenção as atividades de explotação. Os resultados desta pesquisa contribuem para a compreensão de como os empreendedores gerenciam e buscam oportunidades de negócio, bem como o direcionamento das ações para os eixos da ambidestria, isso favorece o desenvolvimento de ações que busquem desenvolver essas competências.
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    Dissertação
    Design thinking e storytelling para o desenvolvimento de características do comportamento empreendedor: um estímulo ao empreendedorismo inovador
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-16) Rocha, Tathiany Deyse Fernandes; Madeira, Charles Andrye Galvão; Oliveira, Luiz Affonso Henderson Guedes de; https://orcid.org/0000-0003-2690-1563; http://lattes.cnpq.br/7987212907837941; https://orcid.org/0000-0002-4460-2877; http://lattes.cnpq.br/2381782879955327; http://lattes.cnpq.br/6327955551777368; Ramalho, Geber Lisboa; Gurgel, Iris Linhares Pimenta; Nunes, Isabel Dillmann; http://lattes.cnpq.br/2087785677186785
    O exercício do empreendedorismo vem se mostrando como uma opção profissional promissora para muitos jovens. Porém, para além disso, o desenvolvimento de características do comportamento empreendedor também podem ser exploradas para aperfeiçoar a empregabilidade de indivíduos em diferentes ofícios. Entretanto, tradicionalmente, a formação de áreas tecnológicas apresentam carência no desenvolvimento dessas habilidades e por vezes, seus profissionais demonstram dificuldades de ingresso e manutenção no atual e exigente mundo do trabalho. Uma das causas desse insucesso consiste no despreparo dos indivíduos na tarefa de conceber soluções atraentes que resolvam problemas de fato relevantes. Como resposta, uma postura ativa e reflexiva na resolução de problemas reais é imprescindível e pode ser oportunizada na vivência de metodologias ativas de aprendizagem, principalmente daquelas que envolvem a empatia com o público-alvo. Assim, utilizando-se das características empáticas do Design Thinking e do Storytelling, esta pesquisa busca responder à seguinte questão: Como as habilidades do comportamento empreendedor podem ser desenvolvidas em profissionais da área tecnológica utilizando o Design Thinking e o Storytelling? Com esse propósito, definiu-se como objetivo geral: Analisar a combinação do Design Thinking e Storytelling no desenvolvimento de características do comportamento empreendedor que favoreçam a atuação de profissionais da área tecnológica. Para o objetivo geral ser alcançado, quatro etapas foram cumpridas, a saber: i) Identificação das principais dificuldades comportamentais enfrentadas por empreendedores de startups; ii) Combinação das etapas do Design Thinking e dos elementos do Storytelling em uma proposta pedagógica que ajude a minimizar as dificuldades identificadas; iii) Aplicação da proposta pedagógica elaborada; iv) Avaliação do impacto da proposta pedagógica no desenvolvimento de características comportamentais empreendedoras. Como fundamento teórico, conceitos envolvendo empreendedorismo e inovação, características do comportamento empreendedor, educação empreendedora, e metodologias ativas, especialmente Design Thinking e Storytelling foram detalhadas. Explorando as características da pesquisa-ação, a pesquisadora valeu-se de seu contexto profissional para entrevistar empreendedores da área tecnológica sobre as principais dificuldades enfrentadas. De posse dessas informações, uma proposta pedagógica foi desenvolvida e aplicada em turmas de Residência Tecnológica. Os resultados obtidos ratificam a pertinência do uso de práticas envolvendo a combinação do Design Thinking e Storytelling no desenvolvimento de características do comportamento empreendedor. A partir da vivência das intervenções, os participantes trabalharam na resolução de problemas reais e apresentaram soluções de maneira persuasiva que exigiram os comportamentos empreendedores indicados, além de outras habilidades. Além disso, ao utilizar narrativas no formato de vídeos curtos, a prática foi beneficiada pelo engajamento e melhor compreensão dos conceitos pelos participantes. Os resultados ainda evidenciam a relevância da acessibilidade dos participantes às informações e pessoas envolvidas no problema em análise. Essa condição permitiu maior dinamicidade e riqueza nas participações. Por fim, como produto dessa pesquisa, foi elaborada uma sequência de ensino orientada pela intervenção aqui descrita.
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    TCC
    Documentação das decisões de design de interface do usuário dos sistemas do TCMRio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-20) Peixoto, Roberto Bettega Medeiros; Leite, Jair Cavalcanti; Madeira, Charles Andrye Galvao; Gurgel, Iris Linhares Pimenta
    A falta da documentação das decisões de design de interface de usuário num contexto de desenvolvimento de software de uma organização com diversos sistemas leva a inconsistências de layout, refatoração de códigos e lentidão no processo de desenvolvimento do sistema. Diante desta dificuldade, este trabalho se propõe a documentar e publicar as decisões de design de interface de usuário dos sistemas do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro. Seu principal objetivo é desenvolver uma documentação clara e de fácil acesso, além de realizar uma análise de proposta de implantação de um sistema de design próprio do tribunal. Este estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica de conceitos de sistemas de design e análise do front-end dos sistemas desenvolvidos pelos alunos residentes durante o período de exercício de atividades da residência. Para a publicação do site de documentação, foi utilizado o repositório online do GitHub e sua ferramenta GitPages para publicação de site. Desta forma foi possível disponibilizar a documentação para teste de uso dos residentes permitindo uma avaliação por questionário para mensurar a eficiência e o impacto da utilização da documentação no contexto do desenvolvimento de software no tribunal. A análise dos sistemas permitiu também sugerir a implantação de um sistema de design próprio do tribunal, a fim de padronizar não somente sistemas, mas também documentos, portais e sites. A publicação de uma documentação, em conjunto a sugestão de um sistema de design fornecem ao tribunal um recurso valioso de otimização de tempo em seu processo de desenvolvimento de software.
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    TCC
    Guia da tabela Rubricas do Sistema de Folha de Pagamento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-25) Silva, Marco Aurélio Sousa da; Nunes, Isabel Dillman; Barbosa, Eiji Adachi Medeiros; Gurgel, Iris Linhares Pimenta
    Objetivo deste documento, solicitado pelo Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-IMD, é apresentar um Guia de Consulta com uma estrutura documental que servirá como referência para futuras pesquisas referente a tabela de Rubricas do Sistema de Folha de Pagamento do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Principais características do trabalho, neste trabalho não serão apresentadas todas as facilidades que esse sistema é capaz de fomentar, nesse modelo de apresentação o que ficará em evidência e a estrutura de dados de apenas uma tabela, a tabela de rubricas, serão elencadas aqui o armazenamento de uma estrutura de dados que é uma tabela do sistema, que contém os campos para armazenamento de dados, cujos tipos, tamanhos, restrições e índices serão minuciosamente descritos. Este documento não é um manual, ele pretende ter uma visão analítica, buscando fazer uma estrutura de fácil acesso para futuras pesquisas. Entretanto, temos que entender que esse modelo de trabalho busca mostrar as regulamentações de Leis, Convenções/Acordos Coletivos e Decretos Públicos que formatam toda a estrutura de uma Folha de Pagamento. Esse trabalho deve ser contínuo, pois a dinâmica em que novas rubricas são criadas ele também deve ser atualizado.
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    TCC
    Integração do GPT 3.5 como ferramenta de apoio em sistemas web
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-18) Santos, Douglas Fernandes; Gurgel, Iris Linhares Pimenta; http://lattes.cnpq.br/7991639920353853; Souza, Danilo Curvelo; http://lattes.cnpq.br/5211914223477039; Nunes, Isabel Dillmann; http://lattes.cnpq.br/2087785677186785
    O objetivo deste projeto é integrar o GPT-3.5 como uma ferramenta de apoio em um sistema web, diminuindo a necessidade de consultar manuais ou recorrer ao suporte técnico, tornando o aprendizado dos novos usuários mais amigável a ágil. O estudo de caso é feito sobre um Sistema de Gestão de Riscos, onde através de um chatbot desenvolvido, os usuários podem obter informações e esclarecer dúvidas sobre o sistema e os conceitos da gestão de riscos. A metodologia consistiu no desenvolvimento de uma versão prévia do componente para a realização de uma entrevista e um pré-teste com um usuário especialista a fim de melhorar e ajustar o componente. Os resultados obtidos demonstraram que o componente é capaz de fornecer respostas precisas, capaz de reduzir a necessidade de suporte técnico ou consultas a manuais. Conclui-se que a integração do GPT-3.5 como ferramenta de apoio pode trazer benefícios significativos, tornando o processo mais ágil e eficiente.
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    TCC
    JuDic – Dicionário Jurídico Para Apoio aos Cidadãos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-24) Moreira, Thaíla Gomes; Rodrigues, Taniro Chacon; Menezes Neto, Elias Jacob de; https://orcid.org/0000-0002-1153-8899; http://lattes.cnpq.br/9152955193794784; https://orcid.org/0000-0001-8833-7967; http://lattes.cnpq.br/6438516851578298; https://orcid.org/0000-0001-9781-5561; http://lattes.cnpq.br/0968966207021956; Gurgel, Iris Linhares Pimenta; https://orcid.org/0000-0002-3672-4380; http://lattes.cnpq.br/7991639920353853
    A linguagem jurídica, por vezes chamada de “juridiquês”, representa para grande parte da população uma barreira para o acesso à justiça, por dificultar ou até impedir a compreensão do que é dito ou escrito nesse meio. Na tentativa de diminuir o problema e sabendo da importância que as Tecnologias da Informação têm no cenário atual, este trabalho se propôs a desenvolver um dicionário jurídico para auxiliar os cidadãos na forma de uma extensão para o navegador Google Chrome, com o objetivo de diminuir a distância entre as pessoas e o Poder Judiciário, ao qual estão submetidas. Tal ferramenta teve avaliação de um pequeno grupo, composto por advogados e bacharéis em direito, por meio de análise descritiva e utilizando o Technology Acceptance Model, com as variáveis facilidade de uso percebida e utilidade percebida, através de questionário em papel. Os resultados obtidos, após análise, mostraram que o baixo nível de dificuldade para usar a ferramenta e sua utilidade, para pessoas que lidam ou não com a linguagem jurídica, bem como a maneira de exibir os significados são indicativos do potencial da aplicação, validando a ideia proposta neste trabalho.
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    Dissertação
    MCCATI: uma metodologia de colaboração, comunicação e aprendizagem para equipes de TIC no Instituto Metrópole Digital da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-28) Teixeira, Gildásio da Costa; Gomes, Apuena Vieira; Barroca Filho, Itamir de Morais; 05886383409; http://lattes.cnpq.br/1093675040121205; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804; http://lattes.cnpq.br/5312983954492978; Gurgel, Iris Linhares Pimenta; http://lattes.cnpq.br/7991639920353853; Nunes, Isabel Dillmann; http://lattes.cnpq.br/2087785677186785; Tedesco, Patrícia Cabral de Azevedo Restelli; http://lattes.cnpq.br/7465148175791735
    Esta dissertação apresenta como a aprendizagem colaborativa com suporte computacional (CSCL) pode contribuir para atividades de desenvolvimento, treinamento, colaboração e aprendizagem num ambiente de trabalho. Através da CSCL e seus métodos é possível a promoção de uma aprendizagem mais ativa e que estimula a criticidade do pensamento, interação entre pares, resolução de problemas e autor regulação do processo de aprender e ensinar. O presente trabalho situa-se na linha de pesquisa de práticas educativas com tecnologias educacionais e objetiva desenvolver uma metodologia baseada em aplicações e conceitos CSCL para implementação de colaboração, comunicação e aprendizagem para uma equipe de TI. Como objetivos específicos, o trabalho propõe diagnosticar as habilidades e dificuldades dos participantes, membros da equipe de TI e identificar a estratégia de formação de grupos mais adequada à sua realidade; mapear conceitos, soluções, aplicações e artefatos CSCL que possam ser utilizados na DTI/IMD; e validar a metodologia proposta. O método utilizado para a construção da metodologia proposta foi o design research methodology (DRM). Os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD) com apoio do software MAXQDA©. Identificou-se que entre a heterogeneidade dos participantes os mesmos tendem a necessitar de mediação, que estão pré-dispostos a trabalhar de forma colaborativa. Como estratégia de formação de grupos é possível afirmar que a teoria de Belbin cumpre os requisitos para agrupamento na utilização da CSCL no locus da pesquisa. Para análise da validação da metodologia foram criadas 03 categorias de onde emergiram 09 unidades de análise. Após serem analisadas foi possível inferir que a MCCATI pode ser classificada como uma tecnologia educacional para treinamento organizacional; que as estratégias de mediação utilizadas foram capazes de facilitar uma situação de aprendizagem e resolver conflitos; que houve interação social através dos elementos de negociação, responsabilidade e confiança entre pares. Foi confirmado a dificuldade em se medir e avaliar o artefato de conscientização e não foi possível confirmar a unidade de análise de comunicação nos trechos codificados. A pesquisa traz como contribuição um artefato colaborativo que pode ser utilizado por equipes de TI diversas (das áreas de suporte e infraestrutura), servindo como impulsionador da promoção da aprendizagem além da sala de aula.
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    TCC
    Perfil de necessidade de investimento: um estudo em Startups incubadas no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Costa, Francisco Michael Nascimento; Gurgel, Iris Linhares Pimenta
    Este trabalho trata do estudo da percepção e da realidade da captação de recursos por parte das startups nas incubadoras no Rio Grande do Norte. O objetivo geral da pesquisa é compreender como a captação de recursos influencia nas atividades e desenvolvimento das startups. Como metodologia, foi feita uma pesquisa de abordagem quantitativa e com natureza descritiva, utilizando um questionário como ferramenta de coleta de dados, enviado digitalmente para 83 startups, com o recebimento de 41 respostas, buscando análises e interpretações descritivas. Diante do conhecimento produzido, concluiu-se que as startups consideram que o momento mais oportuno para receber investimento é quando se está vendendo seus produtos e/ou serviços ou quando se precisa desenvolver estratégias de marketing e vendas. Suas expectativas de aporte financeiro mostram uma realidade conservadora local, exibindo uma contradição entre o investimento que se espera receber (investimento anjo) e o que existe de oferta local (capital próprio dos sócios). Captar apoio de incubadoras, aceleradoras, investidores anjo e capital próprio possuem o maior peso na importância como alternativas de captação de recursos, e ao concluir essa captação, consideram como maior importância, o investimento, as atividades que envolvem o desenvolvimento de marketing e vendas, melhoramento de seus produtos e na remuneração e desenvolvimento de sua equipe.
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    TCC
    Planejamento estratégico e o Life Cycle Canvas em startups: um estudo de caso no Paytour
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Camilo, Nathália Lara Fagundes Souza; Araújo, Afrânio Galdino de; Araújo, Afrânio Galdino de; Pignataro, Thelma; Gurgel, Iris Linhares Pimenta
    Tendo em vista a lacuna entre teoria e prática quando falamos de modelos de planejamento estratégico convencionais e startups, este trabalho tem por objetivo propor a utilização do Balanced Scorecard associado a metodologia Objectives and Key Results, e a aplicação da ferramenta Life Cycle Canvas no planejamento estratégico de startups SaaS em fase de Crescimento. Para tanto, realizou-se um estudo de caso no Paytour, startup que se enquadra no perfil da grande maioria das startups brasileiras. A coleta dos dados foi por meio de entrevista semiestruturada junto aos colaboradores e observação, sustentando-se na pesquisa bibliográfica. Foi realizada a revisão das diretrizes organizacionais, a análise ambiental e também a criação dos objetivos estratégicos e resultados chaves. Além disso, foi elaborada a Tela de Iniciação de um dos projetos estratégicos, para que o LCC fosse difundido na organização. Entre os resultados obtidos estão: a criação e revisão contínua dos objetivos, a gestão de mudanças e de riscos, o engajamento das equipes, o controle por meio de indicadores mensuráveis, e a gestão dos recursos. Percebe-se que o modelo de planejamento estratégico proposto atende às necessidas das startups, e espera-se que esse trabalho faça o Paytour obter ainda mais os benefícios esperados de um planejamento estratégico, e que possa servir de exemplo para uso em outras startups.
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    TCC
    Práticas de gestão de projetos no desenvolvimento de um sistema de folha de pagamentos para o Estado do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-06) Cordeiro, Helton Jorge Dias; Gurgel, André Morais; https://orcid.org/0000-0002-1925-8031; http://lattes.cnpq.br/7215356171529987; http://lattes.cnpq.br/5695639246368178; Gurgel, Iris Linhares Pimenta; http://lattes.cnpq.br/7991639920353853; Nascimento, Luan David Pereira do; http://lattes.cnpq.br/6741189661188974
    Este estudo aborda a aplicação de técnicas de gestão de projetos e práticas ágeis no desenvolvimento de um sistema de folha de pagamentos para o estado do Rio Grande do Norte. Foram empregados conceitos do Project Management Body of Knowledge (PMBOK) e de metodologias ágeis como o XP (eXtreme Programing) e o Scrum para gerenciar efetivamente o processo de desenvolvimento, bem como a equipe envolvida. A pesquisa teve como objetivo principal identificar os principais desafios enfrentados na gestão de projetos de desenvolvimento de software e como as metodologias ágeis podem contribuir para superá-los. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre gestão de projetos e metodologias ágeis, seguida de um estudo de caso sobre o desenvolvimento do sistema de folha de pagamentos para o estado do RN. Os resultados mostraram que a utilização de práticas ágeis pode ser vantajosa para o processo de desenvolvimento de sistemas de informação, pois permitem uma maior flexibilidade e adaptabilidade às mudanças de requisitos e ao ambiente do projeto. Além disso, a abordagem ágil favorece a comunicação entre a equipe e os stakeholders, promovendo uma maior transparência e colaboração no processo de desenvolvimento. No entanto, foi observado que a aplicação de metodologias ágeis exige um alto nível de comprometimento e participação do time de desenvolvimento, além de uma boa comunicação e gerenciamento dos riscos. Concluiu-se que a utilização de técnicas de gestão de projetos e metodologias ágeis pode ser uma alternativa eficaz para o processo de desenvolvimento de sistemas de software, desde que sejam aplicadas de forma adequada e adaptada às características do projeto e da equipe envolvida.
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    Dissertação
    Proposta de gamificação para a incubadora de empresas Inova Metrópole - IMD/UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-17) Carmo, Marcelo Augusto Leite Cortez do; Feitor, Carlos David Cequeira; Guimarães, Patricia Borba Vilar; ; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237; ; http://lattes.cnpq.br/4301362043167312; ; http://lattes.cnpq.br/4685179991867084; Gurgel, Iris Linhares Pimenta; ; http://lattes.cnpq.br/7991639920353853; Chagas, Márcio Marreiro das; ; http://lattes.cnpq.br/7927840772466317
    Utilizar-se de ferramentas para ajudar os participantes de determinada atividade a estarem mais engajados é uma realidade que já é experimentada por entidades privadas e do terceiro setor, seja como estímulo para consumo ou mesmo para angariar melhores desempenhos nos seus quadros de funcionários ou estudantes. A gamificação destaca-se entre as ferramentas utilizadas por envolver os participantes em uma atmosfera lúdica tornando o processo, quando bem implantado, mais agradável para seus participantes. Esse trabalho tem como objetivo principal elaborar um Projeto de Design de um sistema de gamificação para a incubadora de empresas Inova Metrópole, visando maior engajamento dos participantes do sistema. O estudo foi composto por uma pesquisa descritiva e uma análise de conteúdo bibliográfico. Para o primeiro item foi feito um levantamento através de questionário aplicado aos participantes do sistema de incubação, a fim de conhecer melhor o público que utilizará a ferramenta, e para o segundo, uma pesquisa na literatura existente. Ademais, foi realizada uma entrevista com as gestoras da Incubadora para o levantamento de requisitos do produto final. Os dados obtidos nos três levantamentos apresentados foram utilizados como insumos para a proposição de um jogo que possui elementos voltados a instigar seus participantes através do acompanhamento de seu próprio desempenho no programa, assim como através da comparação entre o seu desempenho e o dos demais participantes. Permitindo inclusive a interação entre os jogadores, tanto através de colaboração quanto de competição. O jogo também fornecerá dados sobre a participação dentro do programa da incubadora, o que auxiliará a equipe gestora na tomada de decisões.
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    TCC
    A proposta de implementação de um modelo Inicial de um design system na migração de sistemas do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Souza, Jéssica Silva de; Gurgel, Iris Linhares Pimenta; http://lattes.cnpq.br/7991639920353853; Leite, Jair Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/8133660776746187; Pereira, Lindemberg Silva; http://lattes.cnpq.br/8491105407761876
    No contexto do desenvolvimento de software, a implementação de um design system é crucial para minimizar a complexidade e aumentar a eficiência no processo de construção de sistemas. Isso implica em padronização de elementos de design, componentes e fluxos de interação, resultando em maior coesão. No trabalho sobre a proposta de implementação de um modelo inicial de um Design System na migração de sistemas do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN), propõe o desenvolvimento de um guia de estilo como modelo para implementação de um design system no TCE/RN.
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    Dissertação
    Stairs4Innovation: processo de gestão de inovação tecnológica disruptiva para novos mercados
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-05-31) Araújo, Euriam Barros de; Carvalho, Zulmara Virginia de; http://lattes.cnpq.br/3598201636024281; http://lattes.cnpq.br/4664839122257456; Liberato, Antônio Carlos Teixeira; Brandão, Gláucio Bezerra; http://lattes.cnpq.br/0050402182466103; Gurgel, Iris Linhares Pimenta
    Em 1911, no livro ‘Teoria do Desenvolvimento Econômico’, Joseph Schumpeter conceitua inovação como elemento-chave para a dinâmica econômica, bem como apresenta o seu responsável: o empresário inovador. Novos produtos, novos serviços ou novas formas produtivas podem criar e destruir mercados: a destruição criadora da teoria do economista austríaco. Desde então, muitos esforços foram aplicados ao aprofundamento das teorias da inovação. Contudo, com a especialização de conhecimento, a exemplo de conquistas de mercados ou de desenvolvimento de clientes, identificou-se fragilidades, derivadas da fragmentação dos processos existentes, centradas na visão do caráter cíclico da dinâmica econômica, preconizado por Schumpeter. Isto exposto, seria possível haver um processo que oriente o empreendedor a contemplar a ciclicidade na gestão da inovação, frente a contínua evolução mercadológica e mudança tecnológica ? Nesta direção, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um processo de gestão de inovação tecnológica disruptiva voltado a novos mercados. Para tanto, foram investigadas as teorias de inovação existentes e suas conexões. Entre elas, a teoria das inovações disruptivas e Jobs to be done. A pesquisa contou também a aplicação de metodologias para criação de soluções, a exemplo do modelo de Desenvolvimento do cliente e do Running Lean. Em seguida, foi executado procedimento experimental de prototipação e de validação do processo, fazendo uso de ferramentas como cadeia de valor do cliente e modelagem funcional, por meio de sua aplicação em empreendimento voltado à indústria do turismo. Após a aplicação de técnicas de criação, foi desenvolvido o processo Stairs4Innovation, composto por quatro etapas: surgimento; propagação; consolidação e comoditização, que objetiva mitigar os possíveis impactos de destruição criadora em empreendimentos nascentes ou maduros. A aplicação do Stairs4Innovation na startup voltada a experiências turísticas auto personalizáveis, teve a proposta de valor validada, inicialmente utilizando a técnica Mágico de Oz, por meio da elaboração manual de roteiros de viagens personalizados. Adicionalmente, a referida aplicação gerou dimensão do esforço necessário para a inserção e manutenção mercadológica do empreendimento turístico. Por fim, os resultados sinalizam o potencial do processo Stairs4Innovation como ferramenta estratégica do empreendedorismo inovador.
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