Navegando por Autor "Gurgel, Rita Gomes de Macedo"
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Dissertação Resgatando os fios da memória: produção do gênero memórias literárias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-13) Gurgel, Rita Gomes de Macedo; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; https://orcid.org/0000-0003-0415-0818; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Sales, Laurenia SoutoDiante da diversidade da sociedade atual, reconhecemos que é primordial repensar o ensino de Língua Portuguesa frente à construção de conhecimentos que consolidem um trabalho expressivo com a língua materna. Nessa perspectiva, surgiu esta pesquisa que tem como objetivo geral desenvolver as competências e habilidades da oralidade e da escrita dos alunos para a produção do gênero discursivo memórias literárias, como forma de promover e/ou fortalecer laços de pertencimento ao lugar em que estão inseridos e o contato entre gerações. Como objetivos específicos, estabelecemos: propor uma Sequência Didática que atenda ao desenvolvimento das habilidades e competências da oralidade e da escrita dos alunos; contribuir com o aprimoramento da escrita dos alunos por meio de produções textuais do gênero memórias literárias; empregar os recursos e mecanismos linguísticos necessários ao processo de retextualização na construção do gênero memórias literárias; construir com os alunos um livro de memórias literárias e elaborar um caderno pedagógico. Para a construção desse gênero discursivo, entrevistas serão realizadas com familiares e/ou com demais membros da comunidade em que o aluno vive (pessoas com mais idade e experiencias de vida) como forma de promover e/ou fortalecer laços de pertencimento ao lugar em que estão inseridos e o contato entre gerações. Para subsidiar o trabalho, utilizamos o modelo de sequência didática apresentado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011), pesquisadores do processo de ensino da Língua Materna para a construção do conhecimento e o uso dos gêneros na interação social. Nesse processo, utilizamos os estudos de Marcuschi (2010) e Bakhtin (1999, 2011) nas questões de gêneros e retextualização; Candau (2021), Hall (2003), Le Goff (1990), Bauman (2005), Pollak (1992), Aragão (1992), e Oliveira (2015), cientistas que trabalham a questão da construção da identidade e da memória; Canuto (2010), que enfatiza a importância dos gêneros para aquisição da leitura e compreensão textual; Ferronato (2007), que enfatiza a importância da interação entre o autor, o texto e o leitor, entre vários outros autores que auxiliaram no desfecho das ideias, fornecendo um norte teórico para a construção deste trabalho. Em relação aos aspectos metodológicos, este trabalho, na sua implementação, configurar-se-á como pesquisa-ação sob a perspectiva de Thiollent (1986) e apresentará uma abordagem qualitativa dos dados fundamentada nos estudos de Lüdke e André (2013). Nossa proposta didática foi elaborada pensando numa possível aplicação na turma do 7º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal, situada no município de Campo Redondo/RN. Para a realização das atividades, foram utilizados alguns textos escritos por alunos do Ensino Fundamental II de escolas públicas do Brasil para o Caderno Se bem me lembro..., compilados em um caderno do docente (publicações finais) como principal instrumento avaliativo do Programa de Políticas Públicas conhecido como Olimpíada da Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro, que tem como uma de suas propostas trabalhar o gênero memórias literárias. Assim, entendemos que o ensino de Língua Portuguesa com os gêneros discursivos, especificamente as memórias literárias, pode contribuir para o aperfeiçoamento da produção textual, uma vez que será possível ampliar o conhecimento do aluno em relação às características estruturais, linguísticas e socio-discursivas desse gênero e, ao mesmo tempo, motivá-lo quanto às práticas de leitura e escrita. Além disso, possibilitará ao estudante aprimorar o seu discurso, permitindo-lhe agir de forma efetiva nas situações de comunicação das diversas instâncias sociais das quais compartilha.