Navegando por Autor "Hékis, Hélio Roberto"
Agora exibindo 1 - 20 de 87
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Apresentado em Evento 2ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde(2019-05) Oliveira, Carlos Alberto P. de Oliveira; Hékis, Hélio Roberto; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Sidrim, Maíra LucianoEssa publicação apresenta os trabalhos da 2ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde realizada em Natal/RN no ano de 2018. A publicação divide-se nos seguintes eixos: sistema de saúde resilientes e desafios para a saúde global, Educação mediada por tecnologia aplicada à saúde, Complexo industrial da saúde no Brasil e inovação em saúde, Empreendedorismo social e inovação tecnológica em saúde, Inovação de tecnologias assistivas e doenças raras, doenças negligenciadas e tecnologias e Comunicação, sustentabilidade e desenvolvimento em saúde.Dissertação Acreditação em saúde: revisão sistemática para avaliação da acreditação Association for the Accreditation of Human Research Protection Programs (AAHRPP) em centros de pesquisa clínica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-06) Lira Neto, Roberto Eider; Hékis, Hélio Roberto; https://orcid.org/0000-0002-7601-8931; http://lattes.cnpq.br/9599726799047515; http://lattes.cnpq.br/9940034214861968; Hahn, Ivanete Schneider; Almeida, Mariana Rodrigues deA Pesquisa Clínica é definida como qualquer investigação científica realizada em humanos, mediante a experimentações de elevado rigor metodológico, a fim de descobrir novos tratamentos para doenças e verificar a segurança e eficácia de novos fármacos. Assim, obtém-se respostas para diversas questões relativas as condutas terapêuticas e à qualidade da assistência em saúde. No contexto da pesquisa clínica, e não somente, a Segurança do Paciente está se tornando um tema amplamente debatido diante aos novos serviços oferecidos pela assistência à saúde. Por este motivo, a ANVISA estabeleceu na RDC nº36 de 2013 a obrigatoriedade da criação de Núcleos de Segurança do Paciente nos serviços da saúde e da notificação de Eventos Adversos (EA) associados a assistência ao paciente. Em Centros de Pesquisa Clínica, é necessário que todos os protocolos de estudos clínicos estejam ocorrendo com máxima qualidade que são exigidos pelas empresas farmacêuticas e órgãos reguladores, sendo cumpridos com qualidade garantida, notificando quando houver EA ou erros nos processos do protocolo do estudo, sempre desenvolvendo uma cultura de melhoria contínua. A metodologia da Association for the Accreditation of Human Research Protection Programs (AAHRPP) por meio de procedimentos e políticas de qualidade propõe uma certificação de qualidade quando o assunto é Segurança do Paciente em Pesquisa Clínica. Neste cenário, o objetivo central desta dissertação consistiu em levantar a contribuição que a certificação da Association for the Accreditation of Human Research Protection Programas (AAHRPP) para promoção de segurança do paciente em Centros de Pesquisa Clínicas. Como objetivos secundários, foram listados: (a) Levantar a legislação que rege a pesquisa clínica e a segurança do paciente no Brasil; (b) Mapear a produção bibliográfica acerca do tema nas bases de dados científicas Scielo, PubMed, NEJM, Scorpus e Web Of Science; (c) Mapear os centros de pesquisa do Brasil integrados na Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica (ABRACRO); e (d) Analisar a inserção da certificação AAHRPP nos centros de pesquisa clínicas em território nacional. Por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica, foi possível compreender a importância da acreditação pela AAHRPP para garantir elevados padrões de segurança e qualidade em centros de pesquisa clínica. A metodologia AAHRPP, ao impor rigorosos critérios éticos e operacionais, proporciona uma maior confiabilidade e excelência na condução de ensaios clínicos, especialmente no que se refere à proteção dos pacientes. Além disso, a pesquisa evidenciou que, embora o Brasil possua um número significativo de centros de pesquisa, poucos estão acreditados internacionalmente, o que indica a necessidade de ampliar os esforços para implementar padrões globais. A adoção dessa acreditação poderia posicionar os centros de pesquisa brasileiros de forma mais competitiva no cenário global, atraindo mais investimentos e promovendo o avanço das ciências médicas e terapêuticas no país.Artigo Adoção às práticas de qualidade pelas concessionárias automotivas situadas em Natal/RN(Universidade Federal do Paraná, 2013) Farkat, Jamil; Sousa, Kleber; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas; Hékis, Hélio RobertoEste estudo objetivou identificar o nível de adoção das práticas de qualidade e a utilização de sistemas de gestão de qualidade em 22 concessionárias de veículos situadas em Natal/RN. Para tanto a metodologia Survey foi utilizada como instrumento de coleta estruturado em uma escala "Likert" e aplicado aos Gerentes Operacionais de cada organização, possibilitando responder o objetivo proposto. Os resultados demonstraram que 20 concessionárias obtiveram nível de adoção as práticas de qualidade entre quatro "bom" e cinco "muito bom", destas 17 adotam sistemas de gestão da qualidade. Conclui-se que a maioria destas organizações possuem níveis de qualidade satisfatórios, tendo a alta direção comprometida a desenvolver e aplicar políticas de qualidade, realizando melhorias necessárias nos processos, buscando garantir conformidade de seus produtos e aumentar a satisfação de seus clientes. Portanto acredita-se que as concessionárias de Natal/RN estão prontas e capacitadas a oferecer produtos e serviços de qualidade mundialArtigo Ambiente de inovação no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – LAIS/UFRN: mapeamento, interações e gerenciamento(Revista Brasileira de Inovação Tecnologica em Saúde, 2015) Moura, Lawrence Cézar Medeiros Araújo de; Hékis, Hélio Roberto; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Araújo, Bruno Gomes de; Guerra Neto, Custodio Leopoldino de Brito; Alves, Robinson Luis de Souza; Costa, José Alfredo FerreiraA inovação vem se tornando uma questão cada vez mais central e de grande notoriedade, não somente na literatura, como também nas práticas de gestão, tornando-se um tema estratégico para os gestores das organizações. Aliado a isso, tem-se o alto grau de competitividade presente no mercado, que contribui para a complexidade das tomadas de decisão, uma vez que os gestores necessitam manter um ciclo de renovação contínuo de seus processos e produtos. Dessa forma, as pressões do mercado em busca de novas alternativas incentivam a inovação dentro das organizações como alicerce à cultura da mudança em busca da sobrevivência e de maior competitividade, tornando-se essencial conhecer os fatores que promovem o avanço dos ambientes organizacionais direcionados à inovação. Este artigo caracteriza-se como descritivo com métodos qualitativos e quantitativos. Quanto ao planejamento da pesquisa, optou-se pela pesquisa bibliográfica e pelo estudo de caso. A pesquisa, aqui desenvolvida, tem como intuito analisar o ambiente organizacional de um laboratório voltado para a inovação tecnológica em saúde, que é referência em pesquisa e tecnologia do Rio Grande do Norte, e verificar se o mesmo apresenta-se propício ao desenvolvimento de inovações. Para tanto, foram mapeadas as tecnologias desenvolvidas pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – LAIS/UFRN e em seguida foi aplicado um questionário com os atores do LAIS/UFRN. Tal questionário é fechado e com escala Likert. Como resultados, tem-se que as dimensões 1, 6, 7 e 8, são as mais influentes para a formação de um ambiente inovador no LAISTCC Análise da teleodontologia nas unidades básicas de saúde do RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-23) Ferreira, Nathália Cristina Camarão; Guerra Neto, Custódio Leopoldino de Brito; Hékis, Hélio Roberto; Guerra, Angelo Roncalli Oliveira; Souza, Tatiana OliveiraO Sistema Único de Saúde (SUS) surgiu com intuito de prestar uma nova forma de assistência, onde a saúde passa a ser direito de todos, devendo o Estado propiciá-la. Com a evolução do SUS no Brasil, surge em paralelo, um crescimento desenfreado da tecnologia na informação e em telecomunicação, alterando as práticas nas áreas da saúde. Nesse contexto, a Teleodontologia, já regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), vem evoluindo com ênfase na teleducação interativa, na teleassistência e na produção de pesquisas multicêntricas. Porém, verifica-se a necessidade de reestruturações visto que, a maioria dos dentistas que compõem os serviços públicos de saúde desenvolve uma prática tradicional em que o modelo privado de atenção é transferido acriticamente para a prática pública. Com o intuito de estudar as teleconsultorias assíncronas na área da odontologia do Rio Grande do Norte e verificar o perfil da teleodontologia solicitada durante a atuação do cirurgião-dentista nas Unidades Básicas de Saúde do RN. Para a realização desse trabalho, fez-se um estudo transversal, descritivo quantitativo e retrospectivo das teleconsultorias assíncronas realizadas nos últimos 6 anos. Observou-se dentre as especialidades solicitadas nas teleconsultorias, as de Estomatologia e Cirurgia foram as mais prevalentes. Apesar dos avanços conseguidos com as mudanças curriculares e com a criação de programas de inserção da odontologia na saúde pública, essas ações ainda não foram suficientes para capacitar o cirurgião-dentista a cuidar do seu paciente de maneira integral, diagnosticando e conduzindo suas necessidades na atenção primária.Artigo Análise das práticas de gestão da informação do Hospital Maternidade Guiomar Fernandes-HMGF no município de Alexandria - RN(Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde, 2011-06-18) Hékis, Hélio Roberto; Silva, Monick Alexandre da; Sousa, Adriano Carlos Amorim dde PaivaA informação de um hospital, assim como em qualquer organização, é um ativo de valor significativo, trazendo assim a necessidade de controle e gerenciamento. Este estudo apresenta a análise da gestão do sistema de informação de um hospital localizado no município de Alexandria, rio grande do norte. O método de pesquisa foi baseado em pesquisas bibliográficas e descritivas, onde foram realizadas pesquisas, entrevistas e observações. Têm-se como objetivo geral analisar os sistemas de informação do hospital e assim apontar ações voltadas para melhoria do desempenho do mesmo. Para compreender este sistema foi necessário apreciar o processo produtivo, levantar o fluxo de informações, os documentos de registro e os procedimentos envolvidos. Foi constatado que a informação é a base para o bom funcionamento de um processo, envolvendo assim práticas de registro e disseminação, podendo proporcionar a integração entre funções diversasArtigo Uma análise de desempenho da rede metropolitana de telemedicina do Hospitais Universitários da cidade de Natal-RN/Brasil(Holos, 2014) Medeiros, Ronaldo Maia de; Morais, Antonio Higor Freire de; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Hékis, Hélio Roberto; Dantas, Marcel da Câmara Ribeiro; Barros, Daniele Montenegro da Silva; Brandão, Gláucio BezerraA convergência das diversas tecnologias no uso de redes de computadores é uma realidade em nossa sociedade e o aumento do uso destas redes, sejam elas cabeadas ou sem fios, é uma realidade que se consolida a cada dia. Neste sentido, é oportuno fazer uso das atuais estruturas de redes existentes nos vários hospitais e permitir que aplicações de Telemedicina e Telessaúde possam funcionar de forma satisfatória nestes ambientes. Todavia, as estruturas de redes já existentes são em sua maioria redes do tipo Ethernet que atendem perfeitamente aplicações comuns, mas que não satisfazem os requisitos impostos por algumas aplicações na área da saúde, principalmente as aplicações que necessitem transmitir vídeo em tempo real. Desta forma, o presente trabalho apresenta uma abordagem baseada na aplicação de políticas de Qualidade de Serviço (Quality of Service - QoS) e analisa o comportamento da Rede Metropolitana de Telemedicina dos Hospitais Universitários de Natal em situações de pico de uso desta. O objetivo destas políticas visa assegurar as condições necessárias, tais como melhorias nas características de previsibilidade da rede e diminuição do jitter (variação do atraso das mensagens), de tal forma que aplicações de Telemedicina possam ser utilizadas nestas redes de computadoresArtigo Análise de fluxo informacional de uma empresa do ramo alimentício de Rio Grande do Norte(Universidade Municipal de São Caetano do Sul, 2013) Hékis, Hélio Roberto; Silva, Bruno César Linhares da Costa; Ribeiro, Ana Luiza Santos; Barbosa, Raissa Targino Dantas; Silva, Lana Viviane Linhares da CostaO artigo tem como objetivo verificar a possibilidade de incrementar melhorias no fluxo informacional entre os setores Comercial e de Planejamento e Controle da Produção de uma empresa do ramo alimentício do Rio Grande do Norte para atendimento às demandas. O método de pesquisa foi baseado em entrevistas, coleta de dados mercadológicos, pesquisas bibliográficas, pesquisas documentais e visitas técnicas, por meio dos quais foi possível identificar o problema de pesquisa, conhecer o estado da arte sobre esse problema e analisar o fluxo de informação na ótica do processo de negócio. Como resultados alcançados, propõe-se a adoção de “relatórios de cortes” a fim de atingir o atendimento da demanda disponível e otimizar o fluxo informacional entre os setores de PCP e comercial. Como resultados, percebe-se que mediante as melhorias propostas, os setores de PCP e vendas podem apresentar melhorias em termos de competitividade, qualidade e reciprocidade das decisões tomadas e implementadas, os processos internos, nivelando as vendas de forma a atender a demanda oferecida. A pesquisa conclui que as organizações precisam gerir as informações de modo eficiente e eficaz, já que estas são um insumo indispensável à sua sobrevivência. Assim, precisam se preocupar com os processos de busca, produção, tratamento, armazenamento e disseminação das informaçõesTCC Análise de modo e efeitos de falha em equipamentos de hemodiálise em Hospital Universitário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-16) Rezino, Lídia Gabriela Varela; Soares, Heliana Bezerra; 0000-0001-6086-3797; Hékis, Hélio Roberto; Messias, Thiago FonsecaHemodiálise no Brasil tem uma incidência de 144 mil usuários anuais de acordo com sociedade brasileira de nefrologia de sessões que tem duração de 4h indicado por nefrologista até 3 vezes por semana, logo a alta demanda do equipamento de diálise em condições padrão tem uma grande demanda, nos dois casos globais de indicações do procedimento a doença renal crônica (DRC) ou aguda (DRA). No caso de DRA o crescimento foi significativo em conjunto ao COVID-19 em pacientes acometidos em UTI, logo o uso constante e maior fluxo de manuseio do equipamento de hemodiálise vem em conjunto desgaste e falhas no funcionamento deste, assim como equipamento com maior tempo de vida útil no setor de lotação, para tais minimização e melhor gerenciamento da disponibilidade desta tecnologia apta para uso no setor renal, a gestão do risco e detecção de falhas e modos que ocorrem são de extrema importância, devido ao alto grau de periculosidade de execução da terapia, que extrai e retorna ao corpo quantidades de fluído sanguíneo com diversas funções e homeostase. Assim a metodologia utilizada para a análise do modo de efeito de falhas na saúde (HFMEA) foi uma forma de elencar, identifica, classifica, e analisar os riscos envolvidos na execução e funcionamento de diversos processos em que um equipamento realize, fornecendo dados que identifiquem erros suscetíveis de gerar inutilização temporária prolongada ou definitiva do aparelho. Portanto foi implementado esta metodologia em equipamentos de hemodiálise do mesmo setor no Hospital Universitário Onofre Lopes dos anos 2021 a 2023, identificando pelo histórico de eventos adversos, os segmentando em manutenções corretivas - com falhas a ser aplicada a ferramenta HFMEA - e manutenção preventiva existente para garantia das calibrações e funcionamento dentro de padrões para cada atividade da máquina, possibilitando com as informações mitigar como as falhas ocorrem e possíveis tomadas de decisões para prevenir e sanar quadros críticos de indisponibilidade de equipamento para demanda de procedimentos, resultado assim uma ferramenta a orientar na parte assistencial e de educação continuada a equipe clínica em contato diário a tecnologia.Artigo Análise do perfil da clientela como orientação a elaboração de um plano de negócio(Faculdades FACET, 2013) Silva, Tábata Regina da; Zimmer, Renata Cavallazzi; Hékis, Hélio Roberto; Diógenes, Jamil Ramsi Farkat; Sousa, Kléber Cavalcante; Nunes, Benilton Medeiros; Oliveira, Idelmárcia Dantas deEste trabalho objetiva identificar as orientações de uma análise do perfil da clientela para elaboração de um plano de negócios a uma empresa de pequeno porte, pertencente ao segmento de bares e restaurantes. A metodologia utilizada foi uma “Survey”, com aplicação de questionários a uma amostra aleatória de 400 pessoas que circulavam em locais movimentados do município em que propõe-se instalar o empreendimento. Os resultados obtidos pela Análise do Perfil dos Clientes permitiu apontar orientações a formatação dos projetos de produtos e serviços, mercadológicos, operacionais, estratégicos e financeiros, estes formadores de um Plano de NegóciosArtigo Análise do perfil dos alunos ingressantes em cursos de graduação a distância para a tomada de decisões: O caso do Curso de Administração Pública da UFRN(Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), 2011-12) Oliveira, Lucas Ambrósio Bezerra de; Queiroz, Jamerson Viegas; Souza, Ricardo Pires de; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Hékis, Hélio RobertoO presente estudo tem como objetivo verificar o perfil dos alunos ingressantes no curso a distância de Administração Pública da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Justifica-se tal estudo dado o contexto atrelado a tomada de decisão nas organizações, que no caso das Instituições de Ensino Superior, tornam-se mais complexas devido a missão atribuída a elas. O artigo justifica-se, ainda, pela forte e rápida expansão dos cursos de graduação a distância, onde tornam-se cada vez mais necessários estudos científicos que corroborem com a gestão desses cursos. Para tanto, a metodologia caracteriza-se como indutiva, utilizando pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, sendo aplicado na SEDIS (Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte) especificamente no curso de graduação em Administração Pública. A população alvo foi composta por 420 elementos, caracterizando como uma pesquisa censitária; 180 respostas obtidas, correspondendo a 42,8% dos discentes do curso. Os resultados do estudo apontam que a maior parte dos discentes é oriundo de escolas públicas e concluíram o ensino médio antes de 2004. Pouco mais da metade dos respondestes já ingressaram em outro curso de graduação e que a falta de qualificação implica em uma renda bruta de até dois salários mínimo. Os resultados indicam, ainda, que a flexibilidade proporcionada pelo curso a distância foi o principal motiva pela escolho do curso na modalidade EAD e que 70% dos discentes residem a mais de 100 quilômetros do polo presencial. Conclui-se que conhecer o perfil dos discentes de um curso de graduação a distância, assim como no presencial, é de grande relevância para os coordenadores e professores para as atividades de gestão acadêmicaArtigo Análise GUT e a gestão da informação para tomada de decisão em uma empresa de produtos orgânicos do Rio Grande do Norte(Universidade de Fortaleza, 2013-12) Hékis, Hélio Roberto; Silva, Átilo de Carvalho da; Oliveira, Ilane Mayara Palhares de; Araujo, João Paulo de FrançaO presente artigo foi desenvolvido a partir de um estudo feito em uma empresa de produtos orgânicos no estado do Rio Grande do Norte. Foram identificados alguns problemas tendo como principal ineficiência os processos de gestão da informação. Neste sentido, o estudo tem como objetivo analisar os sistemas de informação utilizados por essa empresa. A pesquisa em pauta é do tipo exploratória, descritiva e avaliativa, e a técnica de coleta de dados utilizada foi a observação com aplicação de métodos interacionais. Como resultado, destaca-se que um adequado e planejado processo de informatização possibilita o incremento da capacidade de armazenamento de dados e a velocidade de transmissão. A criação de espaços que sejam comuns para a gerência e os clientes permite ampla transmissão de ideias, combinando interatividade e fluxo multidirecionado para melhoria da qualidade, legitimidade e reciprocidade das decisões tomadas e implementadasArtigo Analysis of performance indicators applied in a university hospital conveniated to the Brazilian Hospital Services Company(International Journal of Development Research, 2018-07) Gurgel, Júlia Lorena Marques; Hékis, Hélio Roberto; Vasconcelos, Rafael Monteiro de; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Guerra Neto, Custódio Leopoldino de Brito; Rêgo, Amália Cinthia Meneses; Araújo Filho, IramiIntroduction: In Brazil, university hospitals have fundamental importance in the evolution of the Unified Health System (SUS) and in several areas that favor the improvement of the health conditions of the population. Thus, this article aims to analyze performance indicators of the Onofre LopesUniversitary Hospital, located in the northeast region of the country, before and after joining the management contract with the Brazilian Hospital Services Company (EBSERH). Methods: In order to perform this study, the authors selected performance indicators in hospital organizations and analyzed the comparativeof the bienniums 2011-2012 and 2014-2015, based on the performance index matrix. The 32 indicators are organized in terms of structure and results, and in the categories: installations, human resources, revenue, production, productivity, quality, costs and teaching/research/extension. Results: The results show better performance of the indicators in the biennium 2014-2015. The authors attribute this evolution of the performance indexes to the expansion and reorganization of the work team, to the increase in revenue, to structural reforms and to the provision of new services to the population. Conclusion: The small number of studies that relate the results of the indicators in a periodic comparison of the same hospital is noticeable. Therefore, is essential the monitoring, analysis and dissemination of these indicatorsTCC Aplicação da metodologia lean healthcare no planejamento estratégico para melhoria do percentual de manutenções programadas no centro cirúrgico em uma maternidade pública(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-15) Rocha, Márcia Medeiros da; Hékis, Hélio Roberto; Menezes, Cayo Eduardo Leal de; http://lattes.cnpq.br/9599726799047515; https://lattes.cnpq.br/5274755414878926; Lira Neto, Roberto EiderO Centro Cirúrgico (CC) é um setor que possui uma variedade de equipamentos com criticidade e periodicidade de manutenções distintas, que varia de acordo com o nível de complexidade de cada um deles. Esse estudo foi definido diante da problemática de instabilidade do indicador de programadas, que possui impacto significativo no serviço prestado pela Equipe de Engenharia Clínica (EEC), o que influencia diretamente na experiência do paciente. Diante disso, objetiva-se aplicar a metodologia Lean Healthcare como ferramenta de auxílio no planejamento estratégico para melhoria contínua no percentual de manutenções programadas e, consequentemente, diminuir o número de manutenções corretivas dos equipamentos presentes no CC de uma maternidade pública. Neste estudo, mapeou-se os processos de manutenção programada realizados de Setembro/2021 a Setembro/2022 no setor em questão, avaliando as principais necessidades e impactos para entrega do indicador PMP, através da revisão dos relatórios e dos dados do sistema interno de gestão Neovero. Nesse contexto, foram utilizados artigos sobre a utilização dessa metodologia, assim como as ferramentas apropriadas para gestão de equipamentos médico-hospitalares. Também é objeto de estudo, a análise do cronograma executado, levando em consideração os critérios de elaboração, destacando a mão de obra dos funcionários que realizam as manutenções. Após a conclusão das etapas do processo mapeado, faz-se necessário expor a importância da elaboração de um plano, conseguindo identificar pontos onde estão funcionando como o esperado e quais precisam ser analisados com maior atenção em um futuro planejamento.Artigo Aplicação de ferramentas de controle estatístico do processo e análise de falhas à melhoria de processos da construção civil(Universidade de Fortaleza, 2013-12) Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Freitas, Maria do Carmo Duarte; Queiroz, Jamerson Viegas; Hékis, Hélio Roberto; Souza, Ricardo Pires deCom a globalização, os mercados se tornaram mais competitivos, forçando as empresas a aprimorarem seus processos para se manterem saudáveis. Na indústria da construção civil brasileira, não é diferente, pois há um grande número de concorrentes. Este artigo tem como objetivo descrever como o controle estatístico de processos (CEP) e a análise de falhas (FMEA) podem ser utilizados em uma consultora, a fim de melhorar continuamente os produtos, reduzir os cursos e atender aos requisitos dos clientes. Justifica-se a elaboração deste artigo, visto que a realidade econômica tem sido marcada pela exacerbação dos padrões de concorrência. Como resultado, constatou-se que os problemas, na sua maioria, são originados pela falta de qualificação de mão de obra brasileira, que não dispõe de programas de treinamentos institucionalizado nas empresas, e pelo pouco investimento em formação profissional. Como conclusão, estabelece-se que o CEP e o FMEA são ferramentas importantes para a redução de custos e melhoria da qualidadeArtigo Application of QFD methodology as a planning tool for quality management on a clinical engineering sector at HUOL / UFRN(Scientific Research Platform (SRP) - Seychelles, 2020-02) Galdino Júnior, Jurandir Barreto; Hékis, Hélio Roberto; Florentino, Davidson Rogério de Medeiros; Viana, Danylo de Araujo; Barreto, Tiago de Oliveira; Braga, Ícaro Fernando Fonsêca; Aniceto, Gyuliano Rufino; Castro, Wilkson Ricardo Silva; Cabral, Eric Lucas Dos SantosIn a complex hospital environment, where in many cases the demands for a quality in Clinical Engineering are high and resources are low, it is important to apply tools that can assist at improving services provided by clinical engineering’s professionals. Thus, this paper aims to apply the QFD methodology as an aid tool in planning the quality of service provided by the clinical engineering team of Onofre Lopes University Hospital, with the intention of proposing improvements to be included in future planning. Initially, this research aims to discover the main needs of healthcare professionals that use services provided by the clinical engineering team, by reviewing articles on quality at hospitals environments. The target sectors of this research were chosen using as criteria the highest number of work orders (OS) generated and criticality of equipment. It is also object of study to analyze the level of satisfaction and importance that the employees of the studied sectors attribute to the clinical engineering sector. This study was conducted through semi-structured interviews, which were granted by the heads and coordinators of each sector. After completing the previous step, the quality house was built starting with translating users' needs into design requirements, and then correlating existing design requirements with finding out which design requirement is of highest relevance to meet customer needs. In the end, it will be possible to generate data that can be interpreted efficiently by the clinical engineering team, thus identify which points are working as expected and which need to be analyzed more closely in future strategic planningArtigo Uma arquitetura para detecção online de transientes em sinais de eletrocardiograma sobre o protocolo PM-AH(SBEB - Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, 2012-12) Carvalho, Diego Rodrigues de; Araújo, Bruno Gomes de; Lacerda, João Marcos Teixeira; Dantas, Marcel da Câmara Ribeiro; Hékis, Hélio Roberto; Valentim, Ricardo Alexsandro de MedeirosUma identificação correta de transientes em sinais de ECG (Eletrocardiograma) pode auxiliar métodos de processamento de sinal de ECG, pois esse tipo de evento degrada o sinal e pode induzir a erros. Diante disso, o presente trabalho propõe uma arquitetura para a detecção desses fenômenos, seguindo a tendência atual da computação distribuída, na qual um sensor realiza a detecção dos transientes no momento da aquisição do sinal, e, em seguida, encaminha essa informação através de uma rede de comunicação de dados, desenvolvida especialmente para a automação hospitalar, até um dispositivo computacional que irá processar os dados ou então apresentá-los a um profissional capacitado para fazer a análise de forma manual. Para realizar a detecção de transientes, foi proposto um método matemático baseado na transformada Hilbert do sinal de ECG, aliado ao PM-AH (Protocolo Multiciclos para Automação Hospitalar), com adição de quadros neste, para que seja possível o envio da informação sobre a ocorrência de transientes junto aos dados do sinal de eletrocardiograma. Dentre os transientes possíveis, foi escolhido o ruído, por ser o fenômeno que mais interfere no processamento de sinais de ECG, onde testes foram realizados com a base de dados MIT-BIH Arrhythmia Database, enquanto uma análise matemática foi feita nos novos quadros do protocolo PM-AH, com o intuito de demonstrar a consistência do protocolo com esta adiçãoTCC Avaliação do processo de manutenção corretiva de camas hospitalares elétricas no Hospital Universitário Onofre Lopes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-15) Lima, Adrielly Rosana da Costa; Hékis, Hélio Roberto; http://lattes.cnpq.br/9599726799047515; Lira Neto, Roberto Eider; Guedes, Crislayne Thais RodriguesO Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) possui cerca de duzentos e quarenta (240) camas hospitalares elétricas. Esses equipamentos auxiliam no tratamento dos pacientes, proporcionando conforto e segurança ao usuário, além de assistir a equipe de saúde durante os procedimentos de assistência. As Ordens de Serviço (OS) de Manutenção Corretiva (MC) para esse tipo de equipamento possuem um número elevado quando comparado ao número de OS de MC para os demais equipamentos presentes no hospital. Segundo dados cadastrados no Neovero, de janeiro a outubro de 2022, 27,94% das OS de MC do hospital foram destinadas às camas hospitalares elétricas, enquanto que para o monitor multiparamétrico — segundo equipamento com maior porcentagem de manutenção corretiva —, representa apenas 6,65% do total de ordens de serviço realizadas no mesmo período. Nesse contexto, vê-se a necessidade de realizar uma avaliação destes serviços, a fim de explorar suas causas e, baseando-se nelas, propor alternativas que objetivam reduzir a quantidade de solicitações de manutenção corretiva para camas hospitalares elétricas, consequentemente, diminuindo a demanda dos profissionais técnicos do setor de Engenharia Clínica (EC). Esse estudo será realizado a partir do mapeamento de processo de MC para as camas hospitalares elétricas e dos dados extraídos do sistema de gestão do setor de Engenharia Clínica, referentes a esse tipo de serviço. A proposta é capacitar os usuários disponibilizando um material de instrução de operação, contendo imagens ilustrativas e de orientações audiovisuais que podem ser acessadas através de um QR Code. Espera-se que, após a aplicação dos métodos citados, a quantidade de OS de manutenção corretiva causadas por mau uso ou erro de operação de camas hospitalares elétricas seja reduzida.TCC Avaliação dos impactos de treinamento na implantação de um novo equipamento de ECG na ala cardíaca de um hospital privado do município do Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-08) Chaves, Miguel Ângelo Furtado; Hékis, Hélio Roberto; Makhamed, Pedro Saler Makhamid; Guerra Neto, Custódio Leopoldino de BritoO presente trabalho tem como objetivo medir a eficiência da aplicação de um curso de manuseio do novo equipamento eletrocardiógrafo (ECG), implementado em um hospital privado de Natal. A metodologia utilizada foi a coleta e análise de dados provenientes dos chamados de manutenção do antigo equipamento, para possibilitar a elaboração de um curso focado nos problemas encontrados, que são comuns aos principais equipamentos de ECGs do mercado. Entre os principais problemas podemos citar: componentes danificados por mau uso, sujidade nos componentes, configuração incorreta do sistema e erros de manuseio devido à falta de conhecimento operacional (“falsos chamados”). O curso foi elaborado tendo como parâmetro o sistema operacional do novo equipamento. Após ser elaborado e aplicado o treinamento, o novo equipamento entrou em utilização e uma nova coleta de dados foi realizada, com o intuito de verificar se houve mudança no quantitativo dos erros listados anteriormente. O setor alvo utilizado na pesquisa foi o localizado no quinto andar do hospital, conhecido como setor de internação cardíaca, onde o equipamento tem utilização diária. A pesquisa visa descobrir se o treinamento realizado foi capaz de gerar uma melhor compreensão a respeito da utilização desta nova tecnologia, com consequente diminuição dos chamados de manutenção. Posteriormente, o curso poderá ser utilizado como ferramenta de auxílio do serviço prestado pela equipe de Engenharia Clínica (EC) do Hospital Rio Grande, com a intenção de prestar treinamento a novos funcionários e permitir maior disponibilidade da equipe EC para solução de outros problemas do hospital, haja vista que não necessitará solucionar problemas devido a operação incorreta ou a falta de conhecimento com tanta frequência.Artigo Avaliação e monitoramento de processos de produção utilizando recursos da gestão a vista em uma grande indústria do setor têxtil no estado do Rio Grande do Norte(Revista de Administração e Inovação, 2014) Souza, Ricardo Pires de; Hékis, Hélio Roberto; Ribeiro, Rutênio de Medeiros; Valentim, Ricardo Alexsandro de MedeirosA competição industrial exige cada vez mais das companhias que necessitam buscar novas alternativas, a fim de se manterem competitivas no mercado. As ferramentas de gestão à vista auxiliam na comunicacão, proporcionando agilidade na resolução de problemas trazendo benefícios para as companhias. Assim o presente estudo tem como objetivo demonstrar a implantação de modo dinâmico, padronizado e eficaz de ferramentas de Gestão à Vista com o intuito de aprimorar a eficácia da propagação da informação em uma da planta das maiores indústrias brasileira do setor têxtil, almejando tornar a empresa mais competitiva no mercado global. A presente pesquisa será do tipo, exploratória, descritiva e avaliativa, tendo como o modo de investigação a pesquisa-ação. Os dados foram coletados através de entrevistas não estruturadas, análise documental e observação. Após quatro meses da implementação das ferramentas de gestão a vista, percebeu-se redução de 40% na quantidade de número de rondas efetuadas pelos supervisores nas linhas de produção, redução de 61% no tempo de máquina paradas e acréscimo de 68% na produtividade diária. Outro resultado importante no estudo ficou evidenciado na melhora da comunicação entre os colaboradores, menos falha no processo e melhor acompanhamento da produção por parte da gerência