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Navegando por Autor "Heredia, Gabriela Dias de Menezes"

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    Dissertação
    Mediação do professor na contação de histórias para crianças com TEA na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-15) Heredia, Gabriela Dias de Menezes; Gonçalves, Maria de Jesus; https://orcid.org/0000-0003-2580-485X; http://lattes.cnpq.br/1882493636300348; http://lattes.cnpq.br/1383428598243369; Deliberato, Débora; Nunes, Débora Regina de Paula; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Manzini, Eduardo José; Macedo, Elizeu Coutinho de
    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) possui como critérios diagnósticos a presença de déficits na interação e comunicação social, além de interesses restritos e movimentos repetitivos. Os desafios para essas crianças na rede regular de ensino são diversos, principalmente para os que apresentam Necessidades Complexas de Comunicação (NCC). Nos últimos anos, tem-se percebido um número cada vez maior de crianças com TEA matriculadas na Educação Infantil em escolas regulares, fazendo com que o professor necessite buscar conhecimentos, estratégias e recursos, para que sua prática pedagógica se torne mais inclusiva. Utilizar histórias na Educação Infantil como estratégia pedagógica no processo de aprendizagem auxilia no desenvolvimento linguístico da criança e, consequentemente, no acesso à informação e na sua interação com os seus interlocutores, nesse momento, o professor pode agir como mediador intervindo entre a criança e a história apresentada, fazendo com que ela seja percebida de forma participante. A CAA pode ser utilizada pelo professor na sua prática de mediação para auxiliar a criança com TEA nesse processo, para que ela não apenas esteja presente na sala de referência, mas que efetivamente participe de todos os momentos. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as estratégias de mediação utilizadas por professores no momento do conto e reconto de histórias para crianças com TEA e NCC inseridas na sala de referência na última fase da Educação Infantil e como objetivos específicos: Descrever quais estratégias de mediação são utilizadas pelos professores no momento da contação de histórias com as crianças da Educação Infantil com TEA e NCC incluídas e elaborar um material de orientação no formato de animação 2D com objetivo de guiar os professores da Educação Infantil nas práticas da contação de histórias para toda turma, incluindo crianças com TEA e NCC. No tocante aos aspectos metodológicos, trata-se de uma série de estudos de caso, por possibilitar ao pesquisador compreender um fenômeno a partir de seu contexto real, é uma pesquisa qualitativa. Participaram do estudo duas professoras e as crianças matriculadas em suas salas, entre elas duas crianças com diagnóstico de TEA e NCC sendo uma em cada escola. As filmagens aconteceram na sala de referência das crianças semanalmente. Os vídeos foram transcritos foi analisada a ocorrência das categorias e o modo como elas se apresentam, utilizando a Análise de Conteúdo de Bardin e as categorias de mediação propostas por Feuerstein (1991) e adaptadas por Soares e Nunes (2020). Essas categorias são ancoradas perspectiva do Ensino da Aprendizagem Mediada (EAM) elaborada por Feuerstein. Os resultados do estudo indicaram as categorias de mediação mais utilizadas para a turma foram a da Intencionalidade e Reciprocidade, Elogiar e Atenção Partilhada. As sessões nos revelaram que muitas vezes apenas houve a preocupação das professoras em ler o que estava escrito, fazer com que as crianças prestassem atenção e recebessem elogios. Essa característica foi observada não só com as crianças com TEA, mas com todas as crianças.
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