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Navegando por Autor "Hernández, Hansel Soto"

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    Tese
    Fundamentação, construção e validação do Protocolo para Avaliação Dinâmica do Desenvolvimento da Comunicação Pré-Verbal (PROC-PV)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-03) Hernández, Hansel Soto; Pires, Izabel Augusta Hazin; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471; http://lattes.cnpq.br/7200136764845148; Navas, Ana Luiza Gomes Pinto; Anauate, Carla; Facci, Marilda Gonçalves Dias; Guzzo, Raquel Souza Lobo
    Diversas teorias do desenvolvimento infantil, notadamente as de Piaget, Wallon e Vigotski, destacam a centralidade de um período sensório-motor no psiquismo da criança, dado seu papel de transição chave para a passagem ao nível simbólico. Na Psicologia Histórico-Cultural (PHC), defende-se o princípio de que nos estágios iniciais do desenvolvimento, os marcos mais rudimentares servem como suporte para a gênese das funções psicológicas superiores (FPS). Os primórdios da linguagem verbal, conforme abordados na obra vigotskiana, consolidam-se quando a criança realiza o gesto de apontar com o dedo indicador, que adquire significado em função da resposta do adulto. Ao estudar os pré-requisitos, antecessores e premissas sociocognitivas dessa FPS por volta do primeiro ano da criança, torna-se necessário traçar a história de certos indícios ou indicadores do desenvolvimento da comunicação pré-verbal, ou seja, dos precursores linguísticos, conforme discutido na literatura atual. Os marcos da comunicação pré-verbal da criança incluem gestos, atenção compartilhada, direcionamento do olhar, uso de objetos, interação social, vocalizações, coordenações perceptivo-motoras, resposta parental e atividades cooperativas (adulto-criança), entre outros. O estudo do percurso desenvolvimental desses indicadores, por meio de instrumentos idôneos, tem um valor preditivo para a emergência da linguagem verbal, tanto em crianças com trajetórias típicas quanto atípicas (por exemplo, para a detecção precoce de sinais ou marcadores de Transtornos do Neurodesenvolvimento identificados como risco, tais como: Transtorno do Espectro do Autismo, Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem, entre outros). Nesse cenário, a tese versa sobre a fundamentação, construção e validação do Protocolo para Avaliação Dinâmica do Desenvolvimento da Comunicação Pré-Verbal (PROC-PV) fundamentado na matriz ontoepistemológica da PHC. Para tanto, a tese abrange dois estudos. O primeiro estudo foi conduzido a partir de dois artigos de revisão sistemática com base no Método PRISMA, que visaram mapear os instrumentos de avaliação infantil, como escalas de triagem infantis e instrumentos de avaliação da comunicação não verbal, voltados para crianças na faixa etária de 6 a 18 meses. O segundo estudo envolveu a construção das etapas do protocolo, bem como a realização de um estudo de validação do conteúdo por meio da avaliação de 2 juízes, culminando na elaboração da versão final ou pré-teste. Os resultados do estudo de validade de conteúdo evidenciaram que o PROC-PV apresenta adequados valores de concordância e confiabilidade/reprodutibilidade inter-juízes. O propósito foi disponibilizar um protocolo de linguagem simples, com procedimentos flexíveis, que leve em consideração o olhar dos familiares para o desenvolvimento das crianças e que seja acessível a diversos profissionais nas rotinas de avaliação infantil. Faz-se um apelo à relevância teórica, metodológica e social do instrumento construído, uma vez que pode ser integrado tanto no sistema educacional brasileiro quanto no sistema de saúde coletiva.
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