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Navegando por Autor "Hintemann, Luiz Henrique"

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    Dissertação
    Um estudo de aplicação das teorias da expectativa e da ancoragem na motivação para o desempemho de alunos do ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Hintemann, Luiz Henrique; Ramos, Rubens Eugênio Barreto; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6; ; Dantas, José Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701146Y0
    Este trabalho apresenta uma discussão em torno do desempenho escolar de estudantes e dois fatores supostamente seus determinantes: a motivação para o estudo e a âncora deste desempenho, entendendo-se por âncora um viés, que neste caso é a nota mínima para passar. Trata-se de uma pesquisa empírica, um survey que consistiu na análise de dados de 424 questionários respondidos por alunos do 2º. Grau, curso médio e técnico profissionalizante da Escola Agrícola de Jundiaí - UFRN, sobre Motivação para estudar . Para a análise da motivação utilizou-se a Teoria da Expectativa de Vroom (1964) e para a âncora, o conceito formulado por Tversky e Kahneman (1974). Os principais resultados sugerem que, embora exista força motivacional para obter o desempenho, a nota média mínima para passar acaba por gerar uma âncora de desempenho baixo, tornando-se a meta dos alunos. Não se obteve relação entre motivação e meta de desempenho, o que sugere que a força do sistema escolar supera a motivação dos alunos em determinada matéria. Estes resultados estariam apontando para uma direção importante relacionada ao limite imposto aos professores, de motivarem seus alunos para maior desempenho, diante de um sistema escolar que dirige para a média estabelecida
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