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Navegando por Autor "Jesus, Carlos Alberto de"

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    Tese
    Intencionalidades e práticas na construção de metodologias o CEFET-SE
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-12-13) Jesus, Carlos Alberto de; Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780490E9; ; http://lattes.cnpq.br/5996525058978635; Moura, Dante Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/1720357515433453; Delizoicov Neto, Demétrio; ; http://lattes.cnpq.br/9060725690210755; Pereira, Francisco de Assis; ; Aragão, Ana Lúcia Assunção; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795184P6
    As sucessivas mudanças curriculares que ocorreram no âmbito da Educação Profissional alteraram as práticas pedagógicas e estas, ao serem desenvolvidas por meio dos Projetos Integradores, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe (CEFET-SE), no período de 2001 a 2003, deram origem a vários questionamentos que se transformaram em objeto de estudo desta tese. Buscamos no Grupo de Estudos de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM/UFRN) aproximações teóricas que pudessem contribuir para analisarmos elementos que emergiram dessa prática pedagógica. Para isso, tomamos como referência a pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvendo estudos de documentos e entrevistas, considerando três aspectos: o cenário das reformas; os momentos iniciais de construção dos Projetos Integradores, em que buscamos os fundamentos da Pedagogia de projetos e, os princípios interdisciplinaridade e contextualização como estruturadores do currículo. Na pesquisa identificamos que no desenvolvimento da estratégia metodológica dos Projetos Integradores, houve dificuldades, conflitos e consensos possíveis. Nesse movimento de coexistência entre o tradicional e o novo , de distância entre o pensado e o realizado, emergiram elementos para uma nova prática pedagógica : trabalho participativo; momentos formativos; autonomia relativa dos docentes quanto ao trabalho pedagógico e, a abertura de possibilidades para tomada de consciência pelos docentes de aceitar o diferente, de experimentar-se. São estas possibilidades que fazem com que os homens, não sendo depositários de conteúdos, com estes dialoguem, transformem e possam, dessa forma, produzir a sua existência. Neste caso, a existência do ser professor, que se constrói no tempo de possibilidades
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