Navegando por Autor "Johnson, Cecília Nascimento"
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Livro Guia multiprofissional de atenção à saúde da pessoa gestante(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023) Rolim, Ana Carine Arruda; Silva, Maciel Lopes da; Lima, Deysianne Meire da Silva; Marinho, Beatriz Marques Cavalcanti; Johnson, Cecília Nascimento; Santos, Enoana Darc Barbosa Xavier; Maia, Jaely Beatriz da Silva; Silva, Josepson Maurício da; Deininger, Letícia Lima Kaspar; Dantas, Luís Paulo Valentim; Lima, Maria Natalícia de; Alves, Maria Ruhama Ferreira; Silva, Mylânia Thays dos SantosO Guia é um material que visa facilitar o desenvolvimento das ações na atenção básica à saúde, seja por parte dos profissionais que compõem a equipe de referência, ou para garantir o apoio ao cuidado ampliado. Os capítulos discorrem sobre as questões que se apresentam no cotidiano do cuidado e, portanto, podem ser usados em várias oportunidades, desde consultas individuais, até como apoio em ações coletivas, de promoção da saúde e empoderamento comunitário.TCC Pelejas da perspectiva da educação popular nas experiências de educação em saúde no cotidiano da residência multiprofissional em atenção básica da EMCM/UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Johnson, Cecília Nascimento; Soares, Camila Mesquita; http://lattes.cnpq.br/0668430849013042; http://lattes.cnpq.br/9922298908907873; Bastos, Raquel Litterio de; http://lattes.cnpq.br/2505245644909676; Silveira, Juliana Maria de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/5843276709156634Trata-se de um Relato de Experiência, realizado por meio de observação participante, tendo como ferramenta central o Diário de Campo. Tem como objetivo realizar um diálogo aproximativo e crítico entre a perspectiva da Educação Popular e as experiências/ações/atividades de Educação em Saúde realizadas ou articuladas por residentes em Unidades Básicas de Saúde e seus territórios, da cidade de Currais Novos – RN, no recorte temporal de março de 2022 a novembro de 2023, nas quais estão inseridos por meio da Residência Multiprofissional em Saúde da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com ênfase na Atenção Básica. Sistematiza e analisa as experiências registradas no Diário de Campo com base em um roteiro-guia. E dialoga a prática registrada-sistematizada-refletida com a pedagogia de Paulo Freire. Desse modo, podemos refletir que ações em Educação em Saúde são realizadas quase que em tempo integral nos serviços da Atenção Básica do SUS. É interessante que reflitamos acerca de que formas estas atividades, ações e experiências de Educação em Saúde podem ocorrer: se de forma autoritária, hierarquizante entre sujeitos envolvidos e culpabilizadora dos comportamentos; ou se de forma a valorizar o popular, não meramente informativa, buscando “fazer sentido” para a população usuária, atender suas necessidades de saúde, considerando histórias e condições das pessoas, os costumes dos territórios, as diferentes formas de organização das populações, dentre outros.TCC A secundarização do núcleo de fundamentos do trabalho profissional na produção de conhecimento: uma análise em nível de graduação de Serviço Social na UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-19) Johnson, Cecília Nascimento; Nicolau, Maria Célia Correia; Nicolau, Maria Célia Correia; Silva, Eliana Andrade da; Inácio, Miriam de OliveiraEste trabalho de conclusão de curso versa sobre a secundarização do Núcleo de Fundamentos do Trabalho Profissional na produção de conhecimento na graduação, em sua particularidade do curso de Serviço Social da UFRN, lócus da pesquisa documental. Objetiva investigar e analisar os determinantes histórico-sociais das escolhas e motivações dos objetos de pesquisa das graduandas e graduandos de Serviço Social da UFRN sistematizados teoricamente nos Trabalhos de Conclusão de Curso. Assim, busca identificar e analisar o porquê dessas motivações não abordarem as discussões sobre o exercício profissional e a formação profissional, ou seja, as temáticas que contemplam o Núcleo de Fundamentos do Trabalho Profissional. Partimos do pressuposto que as complexas relações sociais e transformações societárias que vêm ocorrendo no contexto da sociabilidade capitalista brasileira rebatem nas velhas e novas dinâmicas histórico-sociais, influenciando e complexificando o mundo do trabalho, os processos de trabalho, as políticas sociais, incluindo a política de educação e, por seu turno a formação profissional em nível superior do assistente social. De natureza documental e bibliográfica, o presente trabalho segue uma perspectiva crítica de análise do seu objeto, tendo como base os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social, articulados aos demais fundamentos que se debruçam a conhecer a sociedade, para mediação da análise dos determinantes que incidem na escolha dos objetos de pesquisas dos e das discentes do curso de Serviço Social da UFRN. Numa perspectiva crítica, optamos pela construção ontológica do conhecimento, ao tempo que fez-se necessário trazer à tona, a importância da dimensão investigativa e sua relação com a dimensão interventiva, tanto para a construção de sistematizações teóricas e da pesquisa como um todo, quanto para atuação cotidiana profissional. As informações sistematizadas e analisadas possibilitaram a identificação da existência de uma secundarização do debate da formação e exercício profissional em grande parte das escolhas dos graduandos e graduandas de Serviço Social da UFRN, havendo uma priorização de temas relacionados aos outros dois núcleos - Núcleos de Fundamentos Teórico-Metodológicos da Vida Social e Núcleo de Fundamentos da Formação Sócio-Histórica da Sociedade Brasileira - sem estabelecer relação dos seus objetos de pesquisa com o debate da profissão em suas dimensões da formação e do exercício profissional, que têm como referência os fundamentos teóricos e críticos produzidos pelos nossos intelectuais e pesquisadores para compreensão do Serviço Social na sociedade. Esse fenômeno coloca para a categoria a imprescindibilidade da atitude investigativa em torno do próprio Serviço Social: é necessário pesquisar, debater e discutir mais sobre o exercício e a formação profissional. Defende-se que os núcleos de fundamentação evidenciam a lógica transversal entre os três níveis, isto é, singular-particular-universal, e requer dos graduandos e graduandas, em seu processo formativo, o entendimento da existência de uma relação intrínseca entre todos, eliminando potenciais fragmentações do processo de conhecimento e as dissociações entre eles.