Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Jonas Júnior, Lenilson Miranda"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Ambientes de ensino de "desenho artístico": um estudo sobre a relação pessoa-ambiente em salas de aula da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-10) Jonas Júnior, Lenilson Miranda; Silva, Heitor de Andrade; ; http://lattes.cnpq.br/3609522159356242; ; http://lattes.cnpq.br/3531096149520468; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; ; http://lattes.cnpq.br/3061713076071714; Santana, Ethel Pinheiro; ; http://lattes.cnpq.br/0626564193609027
    Os cursos de Arquitetura, Artes Visuais e Design utilizam o desenho como um importante meio de comunicação. Em especial, o desenho artístico é a principal ferramenta de criação, sendo apresentada como um dos primeiros componentes curriculares que fundamentam os cursos. Esta importância dada não só ao tema quanto à área de representação em si, levou o autor a refletir sobre as necessidades arquitetônicas que se apresentam no ambiente de ensino de desenho artístico. Por tanto, a dissertação teve como objeto de estudo a relação entre os aspectos arquitetônicos ambientais e o ensino e prática de desenho. Com isso, iniciou-se a leitura do referencial teórico por meio de dois eixos temáticos, a relação pessoaambiente no projeto educacional e a avaliação do ambiente construído e sua contribuição metodológica no projeto escolar. Surgindo a partir de então o objetivo geral da pesquisa que é avaliar no âmbito do ambiente construído as salas de aula de desenho artístico de cursos da UFRN, afim de compreender a relação pessoa-ambiente presente durante as aulas. De maneira a atender o objetivo adotou-se a análise do conteúdo como a principal metodologia de análise, utilizou como procedimentos metodológicos para levantamentos de dados os instrumentos da avalição do ambiente construído (em especial APO - levantamentos arquitetônicos, fichas de observação, entrevistas e a análise de Behavior Setting). Acreditase que esta pesquisa tem a contribuir com o campo da avaliação do ambiente construído, mas também trará reflexão a novos projetistas quanto as necessidades ambientais que envolvem o ensino e aprendizagem da prática de desenhar. A partir de estudos de caso realizados nas salas de aulas destinadas (em cada curso) para o ensino de desenho artístico e percebeu-se não só os principais atributos arquitetônicos, mas as principais semelhanças e diferenças entre arquitetura e a prática pedagógica dos cursos, sendo apresentados os resultados a partir de três categorias de conteúdo que são: as relações humano-espaciais, as relações funcionais e ergonômicas e os aspectos construtivos e de conforto ambiental. Concluindo o trabalho com uma reflexão acerca da relação com o contexto e capacidade de adaptação futura que os ambientes precisam ter para seguirem cumprindo a função que receberam.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM