Navegando por Autor "Lúcio, Kadyjina Daiane Batista"
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Tese Eficácia da simulação clínica aliada ao mapa conceitual na habilidade do raciocínio diagnóstico de discentes de enfermagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-21) Lúcio, Kadyjina Daiane Batista; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-7255-960X; http://lattes.cnpq.br/4545130167501174; http://lattes.cnpq.br/9950072832568453; Dantas, Daniele Vieira; https://orcid.org/0000-0003-0307-2424; http://lattes.cnpq.br/0404704679319143; Tinoco, Jessica Dantas de Sá; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira; Fernandes, Maria Isabel da Conceição Dias; https://orcid.org/0000-0003-0569-5027; http://lattes.cnpq.br/1485293688968753; Costa, Raphael Raniere de OliveiraA capacidade de pensar criticamente é necessária ao discente de enfermagem no processo de tomada de decisões com vistas a fortalecer o processo de inferência. Assim, o uso de metodologias ativas dispõe de uma capacidade disruptiva com a pedagogia tradicional, por meio de práticas inovadoras, que estimulam o discente, despertam interesse e curiosidade. Diante desse contexto, objetiva-se: avaliar a eficácia da simulação clínica aliada ao mapa conceitual na habilidade do raciocínio diagnóstico de discentes de enfermagem. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas, sendo as duas primeiras subsidiadas por um estudo metodológico e a terceira por um ensaio clínico controlado e randomizado. A primeira contempla a construção de dois casos clínicos para os instrumentos pré-teste e pós-teste, dois cenários de simulação clínica sobre raciocínio diagnóstico em enfermagem e a elaboração da avaliação de nivelamento dos discentes. A segunda etapa correspondeu a análise de conteúdo dos casos clínicos, cenários de simulação e avaliação de nivelamento dos estudantes por juízes. A avaliação dos cenários contou com 45 juízes em raciocínio diagnóstico e/ou simulação clínica, que analisaram cada item por meio de uma escala likert. Para avaliação do grau de acurácia diagnóstica, foi utilizada a Escala de acurácia de diagnóstico de enfermagem. Os casos clínicos e as questões de nivelamento tiveram seu conteúdo avaliado por 8 juízes em um grupo focal. A terceira etapa contemplou a aplicação da simulação clínica aliada à mapas conceituais para melhoria na habilidade do raciocínio diagnóstico para discentes de graduação em Enfermagem. Os alunos foram randomizados nos grupos intervenção e controle. O grupo intervenção foi submetido ao uso da tecnologia educacional e o grupo controle à aula expositiva. Os dados foram analisados por estatística descritiva e inferencial. Para os cenários de simulação, foi considerada proporção de 85% de aceitação pelos juízes. Para a Escala de acurácia de diagnóstico de enfermagem, foi calculado o coeficiente S. O desempenho dos alunos foi analisado por meio da estatística inferencial nos instrumentos pré-teste, pós-teste e inventário de raciocínio diagnóstico, adotando o nível de significância de 5%. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética responsável, sob o número 3.084.032. Foi registrado na base de dados de Registro de Ensaios Clínicos Brasileiros, recebendo o número: RBR-7qjpn6. Os resultados mostram que os cenários foram julgados com proporção aceitável pelos juízes, os diagnósticos propostos apresentaram alto grau de acurácia. Os casos clínicos utilizados no pré-teste e pós-teste possuíram média do índice de validade de conteúdo de 93,7%. Na última etapa, o grupo intervenção destacou-se na inferência do rótulo diagnóstico e apresentou diferença estatística significativa, quando comparados os momentos pré-teste e pós-teste (p= 0,001). O mesmo aconteceu nos acertos referentes aos fatores relacionados (p=0,004) e as características definidoras (p=0,004). Valores superiores também foram encontrados no Inventário de Raciocínio Diagnóstico, na flexibilidade do pensamento e na estrutura do conhecimento na memória. Assim, conclui-se que a simulação clínica aliada ao mapa conceitual foi eficaz para a melhoria do raciocínio diagnóstico de discentes em enfermagem. Outrossim, o estudo proporciona visibilidade para duas metodologias ativas de ensino, a simulação clínica e o mapa conceitual, que representa um avanço do protagonismo dos estudantes como sujeitos ativos no processo ensino-aprendizagem.Dissertação Proposição diagnóstica para o atraso no crescimento em adolescentes escolares: análise de conteúdo e validação clínica(2017-12-18) Lúcio, Kadyjina Daiane Batista; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-7255-960X; http://lattes.cnpq.br/4545130167501174; http://lattes.cnpq.br/9950072832568453; Vieira, Caroline Evelin Nascimento Kluczynik; http://lattes.cnpq.br/9110613032951067; Santos, Paula Fernanda Brandão Batista dos; http://lattes.cnpq.br/0414246002092813; Guedes, Nirla Gomes; http://lattes.cnpq.br/3155866747356509O termo crescimento é muitas vezes compreendido, conceitualmente, como sinônimo de desenvolvimento. Apesar de correlatos, esses são fenômenos distintos. O crescimento é um acontecimento biológico complexo, determinado geneticamente e modulado por fatores extrínsecos. No período da adolescência, o ser humano vivência uma série de alterações, dentre elas seu segundo surto de crescimento. Diante da necessidade de clarificar esse termo e analisar os fatores influenciadores e as características do atraso no crescimento durante a adolescência, o presente estudo tem como objetivo analisar o conteúdo e as medidas de acurácia da proposição diagnóstica de enfermagem Atraso no crescimento em adolescentes escolares. Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em duas etapas, a saber: análise de conteúdo e validação clínica. Na primeira etapa, foram analisados os componentes e definições da proposição diagnóstica, por meio do grupo focal, com nove enfermeiras. Ocorreram três encontros, nos meses de janeiro a fevereiro de 2017. A segunda etapa avaliou, na prática clínica, as características definidoras mais acuradas para a proposição diagnóstica. Participaram 385 adolescentes de oito escolas estaduais, localizadas no município de Natal-RN. Para análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva e inferencial. Na análise descritiva, utilizou-se as medidas de tendência central e de dispersão. Na inferencial, a mensuração das medidas de acurácia ocorreu por meio da análise de classe latente, sendo obtidos valores de especificidade e sensibilidade. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o número 1.713.820. Os achados referentes à primeira etapa resultaram em oito fatores relacionados a proposição atraso no crescimento e sete características definidoras. Como definição para a proposição diagnóstica, adotou-se: Crescimento abaixo do esperado para indivíduos, de mesmo sexo, na faixa etária de 10 aos 19 anos. A prevalência do diagnóstico proposto foi de 1,3% na clientela investigada. As características definidoras com maior sensibilidade foram Velocidade de crescimento abaixo do esperado e Baixa estatura por idade. Os específicos foram: Baixo peso por idade, Velocidade de crescimento abaixo do esperado, Estatura final inferior ao alvo genético e maturação sexual retardada. Conclui-se que a proposição diagnóstica atraso no crescimento foi analisada pelos especialistas e validada na clínica. Acredita-se que essa validação contribuiu para o avanço do conhecimento da enfermagem ao fornecer um conjunto de características que auxiliam o enfermeiro na detecção do atraso no crescimento em adolescentes escolares. Outrossim, permite ao profissional a aproximação das terminologias específicas da profissão, a partir de elementos acurados para a sua prática clínica.Tese Validação do diagnóstico de enfermagem sobrepeso em universitários(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-01) Carino, Ana Carolina Costa; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/5285554472031559; Fernandes, Maria Isabel da Conceição Dias; https://orcid.org/0000-0003-0569-5027; http://lattes.cnpq.br/1485293688968753; Kluczynik, Caroline Evelin Nascimento; Lúcio, Kadyjina Daiane Batista; Lopes, Marcos Venícios de OliveiraO intenso ganho de peso após ingresso na universidade é frequente nos estudantes da graduação. Neste contexto, enfatiza-se a importância do empoderamento do profissional enfermeiro no desenvolvimento de estratégias de promoção da saúde, baseado na inferência de diagnósticos acurados e precisos. Assim, o objetivo do presente estudo é validar o diagnóstico de enfermagem Sobrepeso em adolescentes e adultos jovens universitários. Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em duas etapas, a saber: análise de conteúdo; e, validação clínica, por meio de um estudo de acurácia diagnóstica. O estudo foi desenvolvido segundo o referencial de Lopes e Silva. Salienta- se que a etapa da validação teórico-causal, a partir da construção de uma teoria de médio alcance foi realizada em estudo anterior. O projeto foi aprovado pelo Comitê de ética em pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob parecer número 4.953.282 e CAAE 48202221.6.0000.5537. Quanto a análise dos dados da etapa de análise de conteúdo, seguiu-se o modelo da sabedoria coletiva, com a participação de 48 juízes. Utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo, por meio da aplicação do teste estatístico Wilcoxon, com p-valor > 0,05, para determinar a proporção de juízes que concordam com os itens apresentados. Para a validação clínica, foram entrevistados 108 graduandos em Enfermagem. Seguiu-se o modelo de análise de classe latente para estabelecimento das medidas de acurácia, a saber: sensibilidade e especificidade. A análise da associação das variáveis sociodemográficas, clínicas e comportamentais com o diagnóstico de enfermagem Sobrepeso ocorreu mediante análise do Teste de Qui-quadrado de Pearson e Teste de Exato de Fisher. Considerou-se estatisticamente significativo p-valor ≤ 0,05. Quanto aos resultados, na primeira etapa do estudo, todos os itens foram considerados válidos estatisticamente, sendo proposta uma nova estrutura do diagnóstico de enfermagem “Sobrepeso”, contendo 06 características definidoras, 06 fatores relacionados, 06 população de risco; 03 condições associadas. Na segunda etapa do presente estudo, a prevalência do diagnóstico de enfermagem na clientela foi de 38,12%. Foram identificadas como características definidoras sensíveis: “Consumo excessivo de calorias” e “Insatisfação com a imagem corporal”. Por outro lado, as características definidoras específicas foram: “Autopercepção de saúde negativa”, “Comportamento alimentar inadequado” e “Saúde emocional prejudicada”. Destacou-se o “Histórico pessoal de excesso de peso” como fator de maior impacto para a ocorrência do diagnóstico na clientela estudada. Conclui-se que o diagnóstico Sobrepeso é verificável em adolescentes e adultos jovens universitários e apresenta duas características sensíveis e três específicas. Assim, espera-se contribuir para o aumento do nível de evidência do referido diagnóstico na taxonomia da NANDA-I, bem como para o maior conhecimento acerca da acurácia das características definidoras do diagnóstico Sobrepeso em adolescentes e adultos jovens universitários.