Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Laux, Beatriz Simonetti"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Transfluências cartográficas: experimentações cênicas na formação docente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-30) Laux, Beatriz Simonetti; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; http://lattes.cnpq.br/2944551026128326; Haderchpek, Robson Carlos; https://orcid.org/0000-0002-4905-6449; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; Silva, Saimonton Tinoco da
    Quais as potencialidades das artes na formação de professores/as? movida por essa questão, essa pesquisa de mestrado se propôs a cartografar experimentações cênicas na formação inicial docente, com estudantes de diferentes licenciaturas (física, teatro, matemática, artes visuais, educação física) de uma turma mista de didática ofertada na universidade federal do rio grande do norte. para tanto, no acompanhamento das aulas desse componente curricular, foram realizadas oito experimentações cênicas propostas em oficinas junto à turma, explorando movimentos do corpo que geralmente, na universidade, não fazem parte do aprender a ser professor/a. na companhia de estudos que abrem as portas para a pesquisa das interfaces entre artes e educação — freire (1992), hooks (2013), rufino (2019), loponte (2005, 2014, 2017), ciotti (2013), hoff (2011), coutinho (2018, 2022, 2024), entre outros —, a pesquisa não esteve preocupada em “solucionar um problema” no campo da formação docente, mas se ocupou de experimentar, junto a licenciandos/ as, possibilidades de caminhos formativos enviesados por aquilo que o coletivo de estudos poéticas do aprender (cnpq-ufrn) chama de “movimentos poéticos” da docência (coutinho, 2024). na esteira disso, as práticas com a turma de didática foram sendo inicialmente propostas, nessa pesquisa, para provocar o trabalho com três movimentos poéticos específicos: de escuta, de criação/improvisação e de brincadeira. no decorrer do trabalho, foi possível perceber a emergência de outros três movimentos que se atravessaram entre os limites das práticas: de presença, de tempo e de afetos. tais movimentos poéticos foram desenhando o mapa móvel das potencialidades de experimentações cênicas na formação inicial de professores/as. como se trata de movimentos, importa afirmar que, em sua orientação metodológica, os processos que compuseram o mapa móvel dessa pesquisa estiveram imersos em linhas que se conectam, se cruzam e/ou se desdobram e que se dotam de diferentes sentidos a cada novo olhar que se volta sobre ele.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM