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Navegando por Autor "Leite, Ana Carolina Costa Benevides"

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    TCC
    Assistência estudantil e atendimento às necessidades sociais de estudantes de origem popular na UFRN (2015-2016)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Leite, Ana Carolina Costa Benevides; Oliveira, Íris Maria de; Oliveira, Íris Maria de; Rodrigues, Larisse de Oliveira; Carvalho, Lanissa Cristina Fernandes de Medeiros
    Este trabalho discute a Assistência Estudantil na UFRN particularizando a análise do atendimento às necessidades sociais dos estudantes de origem popular. O estudo teve como ponto de partida a seguinte indagação: Como se configura o atendimento às necessidades sociais dos estudantes com renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio e que procuraram à assistência estudantil da UFRN no período 2015-2016? A partir da identificação das ações institucionais de assistência estudantil por um lado, e, por outro, da caracterização das necessidades sociais apresentadas pelos estudantes de origem popular, objetivou analisar o atendimento às suas necessidades sociais pela instituição. Quanto a metodologia, o estudo foi baseado em fontes bibliográficas e documentais, com prioridade para os relatórios quantitativos emitidos pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA. Esses dados foram tratados através da tabulação em planilha do Excel e depois analisados a luz do referencial teórico adotado. Desse percurso resulta uma análise da Política de Assistência Estudantil no contexto da educação superior e suas particularidades na UFRN; do perfil socioeconômico dos estudantes com renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio e que procuraram à assistência estudantil na UFRN no período 2015-2016, assim como uma análise das necessidades sociais apresentadas por estes e da configuração atual do atendimento as mesmas na instituição. Considera-se, então, que a Assistência Estudantil se configura, para além do seu caráter contraditório, como política legítima e imprescindível, a permanência dos estudantes de origem popular na universidade, embora esteja sofrendo os rebatimentos do golpe em vigência na sociedade brasileira que ataca diretamente os mais pobres e a classe trabalhadora.
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    Dissertação
    Assistência estudantil no contexto da Pandemia da Covid-19: uma análise a partir da oferta do auxílio instrumental para os estudantes de origem popular da UFRN (2020-2021)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-23) Leite, Ana Carolina Costa Benevides; Oliveira, Iris Maria de; https://orcid.org/0000-0001-6659-7565; http://lattes.cnpq.br/8333033656600950; http://lattes.cnpq.br/8344031887002952; Hoffmann, Edla; https://orcid.org/0000-0003-3431-9688; http://lattes.cnpq.br/8231237630604757; Silva, Elizangela Cardoso de Araújo; Barros, Ilena Felipe; Rodrigues, Larisse de Oliveira
    O estudo objetivou analisar a implementação e a efetividade do auxílio instrumental na UFRN como parte do desenvolvimento da Assistência Estudantil na instituição no contexto do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e do cenário da pandemia da COVID19. Para tanto, buscou-se traçar o perfil dos estudantes de origem popular atendidos pelo auxílio instrumental; caracterizar as principais necessidades sociais para sua permanência durante a crise sanitária; e, identificar a contribuição do referido auxílio na trajetória acadêmica desses estudantes beneficiários. Assim, a construção dessa pesquisa se deu com base no método materialista histórico-dialético proposto por Marx, baseada na compreensão de que por meio dele é possível desvelar os fenômenos em sua essência, suas contradições e dinamicidade. Utiliza uma abordagem quanti-qualitativa a partir de pesquisa bibliográfica e análise documental e busca a apreensão do objeto nas suas dimensões universais e particulares. O estudo revela que o desmonte da educação pública, sobretudo das universidades federais, aliado a crise sanitária do novo coronavírus agravaram os desafios da educação superior pública de viabilizar minimamente às condições de funcionamento, reverberando na assistência estudantil e consequentemente nos estudantes de origem popular e na satisfação de suas necessidades sociais nesse contexto. Portanto, compreender a universidade no tempo presente e os constantes ataques por ela sofrido, bem como fortalecer a assistência estudantil nesse contexto representa aspecto imprescindível para garantir a permanência dos estudantes de origem popular.
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