Navegando por Autor "Leite, Cristina Batista"
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TCC SENSES: estudo preliminar de um centro de apoio para crianças com transtorno do espectro autista (TEA)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-18) Leite, Cristina Batista; Medeiros, Luciana de; 0000-0003-1464-4096; http://lattes.cnpq.br/2492167066600535; http://lattes.cnpq.br/3571810133740483; Veloso, Maísa Fernandes Dutra; 0000-0002-3224-2245; http://lattes.cnpq.br/4974901249133556; Caldas, Mariana Pires Gurgel; http://lattes.cnpq.br/4277269190136595As diferenças fazem parte da natureza humana em diversos aspectos, sejam elas físicas, mentais, comportamentais, neurológicas e até mesmo emocionais. Cada pessoa tem suas peculiaridades, não existe nenhum ser humano igual ao outro. O Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou autismo, é uma, dentre as diversas características, que pode diferenciar algumas pessoas de outras. O autismo é caracterizado como um transtorno neurodesenvolvimental que pode provocar prejuízos sociais, comportamentais e de comunicação. As intervenções terapêuticas no tratamento do TEA têm o objetivo de melhorar e desenvolver a independência dos autistas. A depender do grau do autismo, diferentes níveis de tratamento são recomendados e devem se adequar a individualidade da pessoa. A integração das diversas especialidades é fundamental para o melhor tratamento do TEA e potencializa a evolução das crianças. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho constitui-se em desenvolver um estudo preliminar arquitetônico de um centro especializado em apoio e desenvolvimento para crianças com Transtorno do Espectro Autista na cidade de Natal/RN. Visando cumprir todas as metas que envolvem a elaboração de um projeto, foram realizadas abordagens metodológicas teóricas e práticas, incluindo desde revisão bibliográfica, conversas com profissionais de diversas especialidades e estudos de referência projetual, até as etapas de concepção projetual. Como resultado, tem-se um projeto de um centro de apoio acolhedor, funcional, acessível e inspirador para as crianças com TEA e seus familiares. Criou-se uma edificação que busca a simplicidade do sistema construtivo e na setorização dos espaços internos, bem como um zoneamento prático e com setores bem definidos. Preocupou-se em pensar em um projeto que trouxesse familiaridade aos usuários, criando uma sequência lógica na disposição dos ambientes. Por isso, cores leves, paisagismo rico, formas simples e harmonia foram essenciais em um espaço que busca possibilitar a todos uma experiência única, promovendo conforto, bem-estar, segurança e tranquilidade.