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Navegando por Autor "Leite, Ilana Deyse Rocha"

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    Dissertação
    Construção e validação de instrumento histórico de enfermagem para Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-08) Leite, Ilana Deyse Rocha; Pinto, Juliana Teixeira Jales Menescal; https://orcid.org/0000-0001-7714-6938; http://lattes.cnpq.br/7001176243211270; https://orcid.org/0000-0003-0301-3838; http://lattes.cnpq.br/4186733104231434; Melo, Erik Cristóvão Araújo de; Macedo, Maria Lucia Azevedo Ferreira de
    Uma das ferramentas utilizadas pelo enfermeiro no seu processo de trabalho é o Histórico de Enfermagem, primeira etapa do Processo de Enfermagem, conhecida como a fase de investigação, que consiste na coleta de dados para identificação de problemas reais ou potenciais das pessoas que necessitam de cuidados. Para a coleta de dados o enfermeiro necessita de um instrumento que lhe sirva de guia e que reproduza as necessidades da pessoa a ser cuidada. Objetivou-se nesse estudo construir e validar um instrumento de Histórico de Enfermagem para Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica de um Hospital Universitário. Tratase de um estudo metodológico, com abordagem quantitativa que utilizou como referencial teórico a Teoria das Necessidades Humana Básicas de Wanda Horta e como referencial metodológico Pasquali (2010) que enfatiza a importância do processo de validação do instrumento. O estudo foi desenvolvido a partir de três polos ou etapas: o primeiro constituiuse do polo Teórico, com uma revisão de escopo a fim de selecionar os resultados para compor os itens de construção do instrumento para Histórico de Enfermagem, guiado pelo referencial da Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta e elaboração do construto; o segundo, formado pelos procedimentos empíricos, fundamentou-se no julgamento do conteúdo e aparência do construto por 15 juízes experts na área da Enfermagem, utilizando uma escala tipo Likert e avaliação semântica do itens e domínios através da técnica do Brainstorming; o terceiro consiste dos procedimentos estatísticos, com a análise estatística e validação da versão final do instrumento por meio do índice de validade de conteúdo (IVC) e coeficiente de concordância de Kappa (k). Como resultado, obteve-se no primeiro polo seis estudos que compunham a amostra final da revisão de escopo e pelos quais organizou-se a primeira versão do instrumento com sete domínios e 78 itens. No segundo polo, os Juízes e experts validaram o conteúdo e a aparência utilizando uma rodada da técnica Delphi, onde dois itens obtiveram um índice de concordância abaixo do ponto de corte (< 0,64). O instrumento não sofreu alterações após a avaliação semântica dos itens e domínios pela técnica Brainstorming uma vez que os participantes demonstraram compreensão de todos os itens, com concordância acima do ponto de corte (> 0,70) em todos os itens. Ao término da avaliação, o instrumento final contém sete domínios e 79 itens validados e compreensíveis para ser utilizado em UTI Pediátrica. Acredita-se que o instrumento Histórico de Enfermagem tem a contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados de Enfermagem prestados aos pacientes internados em UTI Pediátrica, além de otimizar o tempo despendido pelo profissional no cuidado de Enfermagem e favorecer a comunicação entre os membros da equipe.
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