Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Leite, Janaína Braga"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Educação Musical Infantil: recorte da realidade em um Centro de Educação Infantil da rede pública de Parnamirim/ RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Leite, Janaína Braga; Souza, Catarina Shin Lima de; http://lattes.cnpq.br/1742178466489564; Gomes, Carolina Chaves; http://lattes.cnpq.br/1716956463155805; Mosca, Maristela de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9283862894499360
    O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a relevância da Música, enquanto área do conhecimento fundamental para a promoção de vivências que favoreçam a construção do sujeito e de experiências com a linguagem musical, no contexto de um Centro Infantil da rede pública de ensino do município de Parnamirim. Para esse fim, contempla o que os textos legais versam a respeito da implementação da Música na Educação Infantil e como ela é pensada e organizada nos principais documentos que regem esse nível de ensino. Ademais, discute, com base em autores que escreveram acerca do modo como a criança se relaciona e aprende música e traz argumentos que comprovam a relevância da Educação Musical no que tange ao desenvolvimento integral do indivíduo. Como procedimentos metodológicos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental e, para a coleta de dados, um questionário com parte da equipe pedagógica (professoras, gestora e coordenadoras) de um Centro Infantil no município de Parnamirim/Rio Grande do Norte. Com o intuito de encerrar as discussões, foi possível analisar e discutir, com base na legislação e documentos oficiais que regem a Educação Infantil e também nos autores, as respostas cedidas pelas participantes. Essa análise aponta para a maneira como a música vem sendo utilizada em sala de aula na Educação Infantil em contraponto com o que se espera da musicalização para crianças na primeira infância. Além disso, a pesquisa trata da necessidade do professor licenciado em Música ocupar espaços destinados ao ensino sistematizado da Música na rede pública de ensino nos Centros Infantis de Parnamirim.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM