Navegando por Autor "Leite, Lígia de Souza"
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TCC A aprendizagem de uma segunda língua na infância: estudo exploratório de uma escola bilíngue(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-23) Cavalcante, Alene Valéria Sátiro; Weissheimer, Janaína; Weissheimer, Janaina; Ribeiro, Cynara Texeira; Leite, Lígia de SouzaO presente trabalho foi elaborado a partir de indagações pessoais quanto ao aprendizado da língua inglesa, Nesse sentido, tal estudo teve como objetivo observar o desenvolvimento dos alunos no processo de aprendizagem de uma segunda língua na infância no contexto escolar, assim como destacar estratégias pedagógicas utilizadas em uma escola bilíngue da cidade de Natal, Rio Grande do Norte, para contribuir na aquisição da proficiência oral na segunda língua. Para tanto, como metodologia de pesquisa qualitativa foi feito um estudo exploratório, que consistiu em observações feitas do cotidiano escolar de crianças do 1º e 4º ano do Ensino Fundamental, analisando seu comportamento no tocante ao desenvolvimento de sua comunicação oral diante do contato com outro idioma. Os resultados mostram que os métodos e as práticas pedagógicas utilizadas pela escola, assim como o contato diário dos alunos com a L2, contribuem para a aprendizagem de uma segunda língua na infância, a qual traz benefícios cognitivos para as crianças, principalmente quando elas passam pelo programa de imersão, onde todas as instruções são dadas na segunda língua e elas gradativamente vão se apropriando da mesma.Dissertação O desenvolvimento da interlíngua na aprendizagem da escrita em inglês em uma escola bilíngue: um estudo exploratório(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-05) Leite, Lígia de Souza; Weissheimer, Janaína; ; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; ; http://lattes.cnpq.br/7207589224958088; Vian Júnior, Orlando; ; http://lattes.cnpq.br/5463585749303495; Rosa, Marcello Marcelino; ; http://lattes.cnpq.br/9931328503423237Este estudo visa a investigar o desenvolvimento da Interlíngua escrita em inglês como Língua Adicional (LA) por alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental I em uma escola bilíngue da cidade de Natal-RN. Para tanto, duas perguntas de pesquisa nortearam este trabalho: (a) quais hipóteses podem ser inferidas sobre o desenvolvimento da escrita dos aprendizes bilíngues de inglês como LA? e, (b) qual o impacto do tipo de input - monomodal e multimodal - no desenvolvimento da Interlíngua na LA por aprendizes bilíngues? Os 38 participantes foram divididos em grupo controle, com 21 alunos expostos ao input monomodal; e em grupo experimental, com 17 alunos expostos ao input multimodal, ambos os grupos sendo submetidos a pré e pós-testes. Realizamos uma pesquisa de métodos mistos (DÖRNYEI, 2007) para envolver a coleta e análise tanto de dados qualitativos quanto quantitativos. O aspecto qualitativo incluiu características essencialmente descritivas que buscaram interpretar as etapas do processo de escrita em LA dos aprendizes. Através dessas interpretações foi possível compreender os processo cognitivos centrais da Interlíngua (SELINKER, 1972) escrita de acordo com os dados gerados pelos aprendizes bilíngues. Os dados quantitativos foram apresentados como os resultados gerados a partir do design experimental. Deste modo, eles estreitaram as relações entre a variável dependente o desenvolvimento da escrita, ou seja, o quanto ela se aproxima da forma-alvo modificada ao longo do processo pela variável independente a qualidade do input (VAN PATTEN, 2002, GASS, 1997, SCHMIDT, 1986, PARADIS, 2009; 2010, ELLIS, 1995) que, sendo monomodal ou multimodal, sua função consistia em possivelmente alterar o curso da aquisição. Os resultados quantitativos apontam para ganhos significativos no grupo em que a multimodalidade esteve presente, sugerindo que os aprendizes deste grupo teriam registrado cognitivamente (SCHIMDT, 1990) mais aspectos do aprendizado que os aprendizes do grupo controleTCC Educação bilíngue português-inglês: uma análise das práticas pedagógicas em turmas de 1º ano e 3º ano do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-07) Fernandes Neto, Magnus Gadêlha; Weissheimer, Janaína; https://orcid.org/0000-0002-6318-4906; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; http://lattes.cnpq.br/6882260778853026; Almeida, Danielle Grace Rego de; http://lattes.cnpq.br/7219653706022187; Leite, Lígia de Souza; https://orcid.org/0000-0002-2013-5717; http://lattes.cnpq.br/7207589224958088Atualmente, percebe-se uma vasta gama de escolas privadas que oferecem em seus currículos alguma forma de Ensino Bilíngue envolvendo a língua inglesa como segunda língua. Considerando esse cenário, este trabalho pretende analisar práticas pedagógicas realizadas em uma escola privada da cidade de Natal/RN, dentro de um contexto de Ensino Bilíngue português-inglês. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, fazendo uso de observações em sala de aula envolvendo uma turma de 1º ano e de 3º ano do Ensino Fundamental I. Além disso, faz-se uso de entrevistas semiestruturadas direcionadas a quatro professores que lecionam nesse período de ensino. Para apoiar os dados, é realizada uma pesquisa bibliográfica, de modo a contextualizar a importância crescente da adoção do Ensino Bilíngue nas escolas e dialogar com os resultados obtidos. Com isso, espera-se que seja possível esclarecer sobre algumas práticas pedagógicas atuais e contribuir para o aprimoramento do ensino bilíngue.