Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Leite, Marco Filipe Xavier"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A formação inicial do professor de educação física e sua implicação na construção pedagógica frente a inclusão de alunos com deficiência intelectual
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Leite, Marco Filipe Xavier; Dias, Maria Aparecida; Santos, Antônio de Pádua dos; Oliveira, Fabyana Soares de
    Tratando-se de uma temática delicada e de grande relevância, não só para minha pessoa, mas também para a educação física como um todo, analisei e discuti o entendimento e as práticas pedagógicas de um grupo de cinco (05) professores de educação física da rede pública do estado, sobre o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual em suas turmas dos anos finais do ensino fundamental, assim como discuti também sobre suas formações iniciais, entendendo o quanto as mesmas possibilitaram saberes pedagógicos suficientes para desenvolver o processo de inclusão desse público em especifico. Tendo em vista que minhas experiências com esses sujeitos em específicos não foram produtivas, vi a necessidade de me aprofundar no tema para melhor conhecer as possibilidades de se trabalhar com esse público. Apliquei um questionário contendo oito (08) questões, e através deste, pude compreender melhor a realidade desses professores. O presente estudo mostrou-nos a necessidade de propormos algumas reflexões acerca da formação inicial do professor de educação física, no tocante inclusivo de pessoas com deficiência intelectual, e também servirá como contribuição para pesquisadores, professores e acadêmicos que busquem ampliar seus conhecimentos sobre o processo de ensino-aprendizagem desses alunos. Segundo os professores participantes a necessidade de se adequar as mudanças sociais faz com que as propostas curriculares dos cursos de formação em educação física busquem novas estratégias pedagógicas para construir um professor mais reflexivo e preparado para atuar no processo de inclusão após a conclusão do curso. Os desafios são muitos, os relatos nos mostram o tamanho das dificuldades enfrentadas, porém, os professores se mostraram perseverantes ante as adversidades encontradas, ainda é preciso vencer alguns preconceitos e barreiras, mas caminhamos na direção certa.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM