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Navegando por Autor "Lemos, Matheus Bezerra de"

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    TCC
    Educação em saúde em febre reumática: transição do modelo de ensino presencial para o modelo de educação à distância em saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-30) Lemos, Matheus Bezerra de; Leite, Gisele Correia Pacheco; http://lattes.cnpq.br/2005619279045163; 0000-0002-4376-4591; http://lattes.cnpq.br/7569461128861763; Rabelo, Humberto; http://lattes.cnpq.br/4563502602959752; Oliveira, Patricia Whebber Souza de; http://lattes.cnpq.br/1136821214776632
    A Febre Reumática (FR) é a principal causa de cardiopatia adquirida na infância. Os profissionais de saúde precisam estar aptos e hábeis para reconhecer rapidamente os sinais da patologia, principalmente os profissionais da Atenção Primária à Saúde, considerada a porta de entrada para o diagnóstico e profilaxia da doença. No entanto, percebe-se ainda déficit importante no reconhecimento, diagnóstico da doença, seguimento e tratamento pelos profissionais de saúde. Diante disso, faz-se necessário o desenvolvimento de capacitações para o diagnóstico precoce e tratamento da FR, contribuindo para a diminuição da progressão da doença e principalmente da evolução para as suas complicações. Durante a pandemia, em função da necessidade de isolamento social, tornou-se essencial a adaptação dos modelos de educação em saúde. Assim, considerou-se fundamental criar uma capacitação em saúde sobre FR no formato remoto, aos moldes da educação à distância, e avaliar a sua eficácia por meio de um projeto piloto. Para tanto, elaborou-se um protocolo-guia, aplicado a 36 estudantes de Medicina e Enfermagem, através de uma simulação prática realizada em quatro etapas. Este trabalho descreveu a transição do modelo presencial para o ensino remoto de educação em saúde em FR. Evidenciou que a capacitação virtual contribuiu para o aumento de acerto nas temáticas abordadas sobre a FR, do ponto de vista teórico. O modo remoto permitiu escalar as capacitações para nível regional e nacional, contribuindo com a propagação do conhecimento e com a possibilidade de aumento de diagnóstico da doença, tratamento e prognóstico da mesma. Concluiu-se que a educação em saúde é essencial para o desenvolvimento e atualização do conhecimento acerca da FR; que o modelo de ensino remoto é uma excelente alternativa para o momento de crise mundial em que o isolamento social se fez necessário; e que o uso de recursos tecnológicos contribui para que o conhecimento seja acessível para um maior número de pessoas, de maneira clara e universal.
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