Navegando por Autor "Lemos, Rebecca"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Caminhos para a inserção do pensamento computacional desplugado nos currículos da educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Lemos, Rebecca; Sampaio, Marisa Narcizo; Madeira, Charles Andryê Galvão; http://lattes.cnpq.br/6513575623499803; Sampaio, Marisa Narcizo; Madeira, Charles Andryê Galvão; Paiva, Maria Cristina Leandro deO pensamento computacional é uma habilidade essencial no contexto educacional contemporâneo, especialmente pela sua relevância no desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico desde a primeira infância. Este trabalho investiga a inserção do pensamento computacional desplugado nos currículos da Educação Infantil, analisando sua aplicação a partir de abordagens lúdicas e inclusivas. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, abordando definições, pilares e práticas pedagógicas relacionadas ao tema. Além disso, foram analisados seis artigos que oferecem subsídios teórico-metodológicos para o desenvolvimento de atividades interativas que respeitem as especificidades do desenvolvimento infantil e as limitações estruturais das escolas públicas. O estudo conclui que a integração do pensamento computacional desplugado no currículo é viável e promissora, proporcionando às crianças aprendizagens significativas e contribuindo para sua formação integral.