Navegando por Autor "Lemos, Surama Sulamita Rodrigues de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Breve relato sobre a formação de uma atriz-professora: cartas para a minha avó, minha flor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-29) Silva, Andreza Paulino da; Oliveira, Adriano Moraes de; Lacerda, Luciana Melo de; Lemos, Surama Sulamita Rodrigues deO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a presença de minha avó, Dona Creuza, uma benzedeira que me inspira, na minha trajetória de formação não apenas como atriz-professora, mas como uma pessoa que tem raízes no interior. O trabalho em si é um memorial e organizado em duas partes. A primeira reúne um conjunto de cartas que são endereçadas à minha avó e a segunda parte é uma breve reflexão sobre a presença dela na minha formação.TCC Memorial de um trajeto formativo em teatro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-02) Santos, Edna Cristina Pedro dos; Oliveira, Adriano Moraes de; Oliveira, Adriano Moraes de; Lemos, Surama Sulamita Rodrigues de; Melo, Eduardo Augusto Martins deO presente memorial tem por objetivo apresentar o trajeto formativo que desenvolvi no Curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Reavivar minhas memórias em relação às aprendizagens que desenvolvi na graduação em teatro e ter consciência de meu percurso discente. O que se buscou com essa pesquisa, foi evidenciar que os trajetos formativos são únicos, e que mesmo estando amparados em uma só organização curricular, os caminhos de aprendizagens são diversos quanto são as pessoas.Dissertação Upcycling como perspectiva criativa no traje de cena do Cruor Arte Contemporânea(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-07-28) Lemos, Surama Sulamita Rodrigues de; Salles, Nara Graça; ; ; Porpino, Karenine de Oliveira; ; Viana, Fausto Roberto Poço;Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre o processo de criação dos figurinos das produções cênicas da coligação Cruor Arte Contemporânea. Para tanto, dialoga com o conceito de Upcycling cunhado por Alison Gwilt, passando também por Anne Anicet, cuja técnica vem sendo adotada como uma perspectiva criativa no que se refere, sobretudo, à moda e que é aplicada à construção de trajes de cena. Traz como principais referências estéticas o diálogo entre a vida e a obra da artista plástica mexicana Frida Kahlo, do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, do múltiplo artista francês Antonin Artaud e do artista brasileiro Arthur Bispo do Rosário, investigando como essas referências dialogam com a moda e com a criação de figurinos. Por se tratar de um estudo que envolve a própria prática da autora enquanto artista-figurinista, a pesquisa-ação é adotada como aporte metodológico, a partir do autor David Tripp, enfatizando a interação entre o sujeito e seu objeto de pesquisa. O presente trabalho inicia com uma introdução sobre a trajetória de aproximação com seu objeto de estudo, que é o figurino atrelado ao diálogo com a moda, sob a perspectiva de Fayga Ostrower, Fausto Viana, Adriana Leite e Lisette Guerra, além de Stanislavski e Lipovetsky. Em seguida, é apresentado o objeto da pesquisa que se desenvolve na coligação intitulada Cruor Arte Contemporânea, mostrando-se o caminho metodológico percorrido. Por último, são apresentadas questões voltadas ao âmbito do processo de criação dos figurinos junto ao Laboratório de Criação, Execução e Manutenção de Trajes para a Cena e a abordagem do conceito de Upcycling, que se configura como principal ação criativa e metodológica, trazendo a abordagem da sustentabilidade a partir do reaproveitamento e embasando a prática da construção dos trajes das instaurações cênicas, sobretudo a mais recente: “(Lou)Cure-se”, que tem seu processo de criação documentado no último capítulo.