Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Leocádio, Liliane Maria da Câmara"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Pedagogia hospitalar: contribuições e desafios das práticas pedagógicas desenvolvidas no Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-05) Leocádio, Liliane Maria da Câmara; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Mendes, Sarah de Lima; Ribeiro, Cynara Teixeira
    A Pedagogia hospitalar é uma das modalidades do processo educativo inclusivo que visa favorecer a aprendizagem da criança. Considerando a importância de explanar sobre essa modalidade a fim de expandir o conhecimento acerca de seu conceito, esta pesquisa teve por finalidade identificar qual a atuação pedagógica desenvolvida na instituição Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte (GACC-RN) que contribui para o processo de ensino-aprendizagem das crianças em tratamento. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa a partir da visita à instituição, bem como a realização de uma entrevista com a coordenadora pedagógica que atua no GACC-RN para que dessa forma pudesse haver um levantamento sobre a contribuição e os desafios da atuação pedagógica nesse contexto. Foram utilizados como fontes documentos que discorrem sobre o Direito à educação, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBE), e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). E como aporte teórico autores como: Libâneo (2010;2006) e Esteves (2016) que discorrem sobre a importância de uma educação inclusiva. Dessa forma, foi possível identificar qual a visão do pedagogo acerca da importância de desenvolver o trabalho pedagógico na Classe Hospitalar e discutir sobre os desafios que existem nesse contexto. Através da criação dos documentos oficiais houve uma expansão da atuação pedagógica nas Classes Hospitalares, objetivando que o aluno sinta-se acolhido e mantenha relação com o ato educativo. Contudo, a pesquisa demonstrou a necessidade de haver um maior debate sobre o tema, para que esse se torne mais conhecido pela sociedade.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM