Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Leoppoldino, Kleison José Medeiros"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    As relações afetivas na prática tutorial e sua relação com a aprendizagem no curso a distância de licenciatura plena em química
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-16) Leoppoldino, Kleison José Medeiros; Silva, Ademir Oliveira da; ; http://lattes.cnpq.br/3511004608337461; ; http://lattes.cnpq.br/7344246007332854; Pergher, Sibele Berenice Castella; ; http://lattes.cnpq.br/5249001430287414; Oliveira, João Bosco Lucena de; ; http://lattes.cnpq.br/1360004695124740; Moreira, Keila Cruz; ; http://lattes.cnpq.br/6386073172746976
    No ensino a distância de licenciatura plena em Química da Secretaria de Educação a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN), o professor-tutor de disciplinas experimentais estabelece as relações mais próximas com os alunos, mediando as ações pedagógicas que se desenvolvem, tendo em vista a concretização dos princípios da autonomia e da aprendizagem, contribuindo para a criação de ambientes de aprendizagem colaborativos pautados pela afetividade. O trabalho expõe o resultado de uma pesquisa empírica sobre esta afetividade na prática tutorial em aulas experimentais na modalidade de ensino a distância no Curso de Licenciatura Plena em Química do Polo de Currais Novos/RN, realizado entre os anos de 2009 e 2010. O estudo está fundamentado na metodologia semiquantitativa, cujos dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, com 48 (quarenta e oito) discentes envolvidos no curso a distância e selecionados visando compor um grupo que apresentasse variabilidade, conforme as diretrizes que guiam os processos de amostragem nas pesquisas semiquantitativas. Os resultados, baseados em categorias teóricas e empíricas provenientes da análise dos dados das entrevistas, foram complementados pelas informações obtidas com a observação participativa que serviu também para orientar a coleta de dados do corpus deste trabalho. Com os resultados obtidos, foi possível entender que há clareza sobre o que caracteriza uma relação afetiva entre os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem em aulas experimentais do ensino em Química da Educação a distância (EaD). Além disso, ficou evidente, também, que o processo dialógico no ensino-aprendizagem e na experimentação de Química da educação superior a distância precisa se balizar em atitudes afetivas equilibradas, que valorizem o erro experimental e o respeito às múltiplas possibilidades de construção do conhecimento por movimentos de interação social, seja individuais e/ou coletivos
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM