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    A construção da figura do negro nas músicas de Adriana Calcanhotto, Macau e MV Bill
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-16) Silva, Maria das Vitórias; Lima, Agostinho Jorge de; Farias, Elton John da Silva; Rocha, Maria das Dores Medeiros
    O presente artigo tem como objetivo evidenciar como a figura do negro é representada nas músicas de Adriana Calcanhotto, Macau e Mv Bill.Para isso, escolhemos como corpus da nossa pesquisa 3 (três) músicas de cantores brasileiros que utilizam a figura do negro em suas canções.Com este trabalho, tentaremos evidenciar como o negro é retratado pelos músicos.O nosso artigo tentou mostrar como o negro foi representado em algumas canções brasileiras. De acordo com o nosso trabalho,podemos concluir que a imagem do negro sofreu diversas alterações nas letras analisadas.
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    TCC
    A educação musical nas ONGs: a prática do coral infantil na ADOTE-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Silva, Janieri Luiz da; Lima, Agostinho Jorge de; Santa Rosa, Amélia Martins Dias; Mendes, Jean Joubert Freitas
    Este trabalho tem por objetivo fazer um Relato de experiência das aulas de Canto Coral infantil na ADOTE-RN (Associação de Orientação a Deficientes), analisando alguns fatores metodológicos e sociais sobre o ensino de música em ONGs. Na primeira parte será apresentado um breve histórico sobre o processo de surgimento das ONGs no Brasil. Em seguida será apresentado como se constitui um projeto ou programa social e o programa Ateliê de Talentos. Nele será apresentado também todo o processo metodológico e didático das aulas de canto coral realizado na ADOTE-RN peloPrograma Atelier de Talentos, além das atividades desenvolvidas com os alunos e a resposta da turma a cada uma dessas atividades. Além disso, virão anexados a esta monografia alguns planos de aula e todo o projeto Ateliê de Talentos desenvolvido na instituição. Foram oito meses de aulas, de 1 de outubro a 28 julho de 2010 com crianças de idades variadas e algumas com necessidades especiais educacionais pelo projeto Atelier de Talentos, onde o processo de conclusão aconteceu em um espetáculo que veio mostrar todo o trabalho desenvolvido nessas aulas.
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    TCC
    A importância da música popular brasileira na formação do educador musical brasileiro no universo do curso de música licenciatura da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Galvão, Rozana Cristina Fagundes de Lima; Lima, Agostinho Jorge de; Souza, Catarina Shin Lima de; Barros, Álvaro
    O objetivo deste trabalho é apresentar, e eventualmente levar à discussão, algumas lacunas relacionadas aos conhecimentos adquiridos pelos alunos do Curso de Música Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, especificamente no que se refere aos insuficientes conhecimentos adquiridos e relacionados à Música Popular Brasileira (MPB), ao longo do curso, decorrentes de questões diversas, dentre as quais se destacam: a reduzida carga horária de 60 horas distribuídas entre as disciplinas denominadas Música Popular Brasileira I e II, e ainda a não obrigatoriedade de seu cumprimento, tratada que está como disciplina de categoria optativa, resultando em insatisfatório conhecimento dos pretensos educadores musicais brasileiros, os quais deveriam revestir-se de uma base sólida da cultura musical popular do país ao qual pertencem. O campo de observação sobre o tema abordado se traduziu em pesquisas voltadas as leis que regem o ensino de música, especificamente na Lei 11.769/2008, que tornou obrigatório o ensino de música na educação básica brasileira, bem como entrevistas com agentes educacionais musicais (Coordenadores, Professor e formandos), com vistas à melhor compreensão sobre o tema arguido. Ao concluir o trabalho, foi constatado, em razão das entrevistas realizadas, aliadas ao teor apresentado pelos teóricos pesquisados, que a disciplina Música Popular Brasileira, inserida na grade curricular do Curso de Música Licenciatura da UFRN, essencialmente voltado à formação de educadores musicais brasileiros, se encontra solta, desarmonizada do universo em que está inserida, merecendo uma melhor avaliação e atenção quanto ao seu aproveitamento, em complemento a outras disciplinas relacionadas ao ensino de música, com vistas a dar sentido a sua existência dentro do contexto a que se pretende, qual seja, a melhor formação do educador musical brasileiro egresso da UFRN.
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    TCC
    A influência da música evangélica na formação do músico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Santos, Marcius Américo dos; Melo, Betânia Maria Franklin de; Lima, Agostinho Jorge de; Rodrigues, Antonio Guilherme Cardoso
    A monografia presente aborda um estudo acerca da influência da música evangélica na formação do músico. Esta investigação destinou-se a compreender a formação musical nas igrejas evangélicas, na relação dos musicistas com a música ouvida nestes espaços, analisando a influência na participação de alguns para a carreira acadêmica e a crescente busca pelo mercado profissional. Utilizou-se como recurso uma pesquisa bibliográfica, direcionadas na construção do tema em estudo. Os artigos coletados para colaboração no trabalho situavam-se nos domínios da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), meios eletrônicos, livros entre outros, na utilização dos escritos: Formação Musical. Igreja Evangélica. Música Gospel. O estudo suscitou a criação de um panorama, baseado em três pilares temáticos, a saber: Um breve histórico da música evangélica no Brasil; Cultura e Religião; Reflexões do músico na igreja evangélica. Nesta face, se dispõe o trabalho com motivação de ampliar estudos acerca do tema como também, nas áreas que tenham afinidade.
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    TCC
    A transversalidade do Boi de Reis no contexto da educação musical
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011) Maggi, Bianca de Souza; Carvalho, Valéria Lázaro de; Lima, Agostinho Jorge de; Araújo, João Paulo
    O trabalho aqui descrito versa sobre o desenvolvimento de ensino aprendizagem musical, através do Ponto de Cultura Boivivo, aplicado em grupos de boi de reis do Rio Grande do Norte, que têm sua origem na tradição oral. O projeto foi dividido em duas etapas. A primeira etapa consistiu no mapeamento das localidades, utilizando o método da observação participante e entrevistas semi-estruturadas a fim de conhecer a realidade sócio-cultural dos grupos trabalhados e no desenvolvimento de uma metodologia que melhor atendesse aos grupos de boi de reis. A segunda etapa, consistiu na sistematização, divisão das disciplinas a serem oferecidas pelo projeto e execução. Nesse sentido, foi oferecido o ensino de música para duas comunidades, que foram elas: Extremoz com a mestra Dona Cecília e a comunidade de Matas-Ceará-Mirim, com o mestre Luiz Chico. Desenvolvemos as aulas de educação musical, considerando o conhecimento prévio dos brincantes no seu contexto sócio -cultural levando o educando a ampliar sua visão de mundo e que ele pudesse levar esse aprendizado por toda sua vida, como algo relevante de significação e valor. Esses encontros/aulas tiveram a duração de seis meses nos dois grupos de Boi de Reis, totalizando trinta encontros/ aulas em cada grupo. Espero que esse trabalho sirva de fonte de informação para aqueles que desejam desenvolver alguma pesquisa sobre o tema abordado.
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    TCC
    Os “Blocos dos Índios” no carnaval de Piquirí: tradição e prática musical em Canguaretama/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-15) Costa, Marlysson Pablo Mendes da; Oliveira, Vinícius Eufrásio de; http://lattes.cnpq.br/9216193304288662; Lima, Agostinho Jorge de; http://lattes.cnpq.br/3613881824330110; Pires, Nair Aparecida Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/1875747121165449
    O presente trabalho apresenta uma descrição acerca das práticas musicais nos “Blocos dos Índios” de Piquirí, comunidade esta, que pertence ao município de Canguaretama/RN. Os “Índios”, como também é denominada essa manifestação popular de influência indígena, tem origem em meados dos anos 1970 em Piquirí e se perpetuou até a primeira década dos anos 2000, ou seja, atualmente os grupos fazedores dessa brincadeira encontram-se desativados, que reforça a importância deste estudo em compreender e documentar esta expressão popular, visando a preservação e valorização da memória cultural de Canguaretama/RN. Sendo assim, é dentro deste recorte, que através de uma abordagem histórica e (etno)musicológica e por um viés da história oral enquanto fonte e procedimento metodológico de coleta e análise de dados que possibilitou a construção de uma abordagem histórica dos grupos, apontando os aspectos performáticos de maneira geral, de modo a compreender como se relacionam com as práticas musicais em seus respectivos contextos. Sendo assim, compreende-se enquanto questionamentos norteadores desta pesquisa: como ocorriam as práticas musicais e com quais elementos se relacionavam? Quando, onde e por qual motivo eram realizadas? E para responder tais indagações, quatro entrevistas semiestruturadas foram realizadas com os principais envolvidos com a manifestação na comunidade e análise de vídeos de plataformas digitais, somadas ao levantamento teórico sobre os “Caboclinhos” de Pernambuco, das “Tribos Indígenas Carnavalescas” da Paraíba e das “Tribos de Índios” e “Caboclinhos” Norte-rio- grandenses, de modo a contribuir para uma caracterização do “Bloco dos Índios”, a partir dos seguintes da comparação com trabalhos de autores encontrados no levantamento bibliográfico empreendido.
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    Capoeira: da marginalização à reafirmação identitária
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-14) Medeiros, Marilene Pereira da Silva; Lima, Agostinho Jorge de; Bueno, Almir de Carvalho; Rocha, Maria das Dores Medeiros
    A capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira que mistura jogo, dança e luta. Atualmente tem considerável relevância, tanto por seu valor cultural e histórico quanto por seu valor educacional. Diante disso compreende-se que a capoeira é importante na vida de qualquer ser humano porque proporciona a aquisição de conhecimentos, possibilita sua aproximação com essa prática cultural, além de trazer benefícios para o corpo e mente daquele que a pratica. Partindo desse princípio elaborou-se o presente artigo com o objetivo de estudar a capoeira como cultura afro-brasileira, analisando sua história dos tempos da escravidão até os dias atuais dando lugar a sua importância e seus valores para a sociedade como uma de suas representações culturais. Para sua elaboração foram utilizadas pesquisas variadas sobre a origem e o contexto histórico da capoeira, o processo de marginalização, contribuição para a construção de identidade, importância no ambiente escolar, a capoeira como inclusão social e marcas da tradição oral na capoeira. Por fim serão mostrados os resultados obtidos após a execução de um projeto sobre a inserção da capoeira na escola. Dessa forma é possível valorizar e manter viva esta prática cultural e acabar com toda e qualquer forma de discriminação e preconceito em relação à capoeira e demais atividades de origem africana.
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    Dissertação
    Características do choro e do jazz em três obras de Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto
    (2017-12-15) Severo, José Simião; Lira, Ezequias Oliveira; ; ; Lima, Agostinho Jorge de; ; Lima, Luciano Chagas;
    O presente Trabalho discorre sobre as características do choro e do jazz nas obras Lamentos do Morro, Duas Contas e Benny Goodman no Choro, do compositor Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto (1915-1955). O objetivo principal foi buscar características dos aspectos rítmicos, harmônicos, de articulação e interpretativos das obras citadas. Apresenta também uma síntese sobre Garoto e o violão brasileiro bem como ressalta as influências deixadas por ele a partir de sua particularidade interpretativa e composicional no contexto do violão instrumental brasileiro. O aporte teórico baseia-se em entrevistas, estudos das Obras e referenciais teóricos, tais como: Antônio; Pereira (1982), Delneri (2009), Junqueira (2010), Mello (2012), Albanese (2013) e Mello; Gomide; Teixeira (2017). Os resultados confirmam a aproximação da obra de Garoto com o choro e o jazz, destacando-se a influência dos aspectos rítmicos e harmônicos. Conclui-se que as informações apresentadas corroboram o entendimento da obra do compositor bem como para sua interpretação.
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    Dissertação
    Classificação de técnicas estendidas no contrabaixo acústico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-15) Pinheiro, Natalia Cristina; Cesetti, Durval da Nóbrega; ; http://lattes.cnpq.br/6872751996178006; ; http://lattes.cnpq.br/9771327026761390; Lima, Agostinho Jorge de; ; http://lattes.cnpq.br/3613881824330110; Ray, Sônia;
    Este trabalho consiste em identificar e classificar as técnicas estendidas no contrabaixo acústico. O principal objetivo dessa categorização é proporcionar ao contrabaixista uma melhor compreensão e prática dessas técnicas. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica, pois foi observado que, no meio acadêmico, este tema é novo e seu entendimento para alguns músicos ainda é complexo e nebuloso. No intuito de auxiliar nas dificuldades do contrabaixista, as técnicas estendidas foram divididas em duas partes, propondo abordagens diferentes. A primeira traz a experimentação e exploração de técnicas convencionais e não convencionais de outros instrumentos no contrabaixo acústico. A segunda busca identificar e classificar as técnicas estendidas, demostrando trechos de composições do repertório solista do instrumento. Nelas, ainda são referenciados autores e suas contribuições para a prática instrumental dessas técnicas. Nas duas categorias de classificação, foram apresentados procedimentos a serem adotados pelo contrabaixista para a execução das referidas técnicas, assim como sugestões para seu estudo. Dentre os resultados principais, verificou-se que, por meio da proposta de classificação destas técnicas, podem-se incorporar novos recursos ao universo técnico e timbrístico deste instrumento. Por fim, constatou-se a criação de uma composição realizada por meio da interação entre compositor e intérprete, contendo novas técnicas estendidas ou técnicas estendidas não encontradas no repertório contemporâneo solista do instrumento.
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    Dissertação
    A dimensão sociocultural da performance musical: um estudo etnográfico junto à Banda Municipal Jacques Klein de Aracati/CE
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-01-26) Silva, Anderson do Nascimento; Oliveira, Mario André Wanderley; https://orcid.org/0000-0001-8349-0380; http://lattes.cnpq.br/3051960153236945; Lima, Agostinho Jorge de; http://lattes.cnpq.br/3613881824330110; Almeida, José Robson Maia de
    Conhecer o universo das bandas de música é indispensável para um educador musical frente à percepção dos múltiplos contextos de atuação em que este profissional se insere na atualidade. Assim, compreendendo essa necessidade, a presente pesquisa, de caráter qualitativo, objetiva compreender a performance musical da banda Jacques Klein da cidade de Aracati/CE, evidenciando a sua dimensão sociocultural em meio a incorporação de aspectos da tradição e da modernidade em sua atuação sociomusical. Metodologicamente, foi realizado um estudo de caso etnográfico que tornou viável o levantamento de informações importantes a partir de diferentes técnicas de coleta de dados. No processo de construção dos dados, foram utilizadas as seguintes técnicas: observações, entrevistas semiestruturadas e questionários com músicos, maestro e munícipes da cidade. As bases teóricas usadas para análise dos dados giraram em torno dos conceitos de performance e musicar local a partir dos estudos de Bauman (1975), Béhague (1984), Berger e Luckmann (1991), Geertz (1973, 2008), Goffman (1990), Seeger (2004, 2008,2015) e Reily (2021). A partir dos dados construídos e analisados, constatamos que, na atualidade, a banda Jacques Klein é um equipamento cultural mantido pela prefeitura da cidade, que oferece serviço musical às instituições e grupos sociais no município e nos seus distritos; que as performances musicais da banda são construídas a partir de uma rede de relações entre maestros, músicos e os próprios munícipes, conforme os tipos de evento; que as atuações da banda são diversificadas e, por isso, os repertórios passam por modificações contínuas; que o repertório da banda sofreu processos de incorporação histórica e dinâmica tanto no passado como no presente; que o maestro é um agente fundamental nos processos de seleção, manipulação e definição do repertório, mas que sofre influência direta das pessoas que organizam o evento na escolha das músicas e que alguns músicos apresentam formas de pensar e executar determinadas músicas do repertório da banda, a partir das suas musicalidades, que geralmente, não se encontram na partitura. A percepção desses, dentre outros elementos, mostrou-nos que a performance musical da banda possui uma dimensão sociocultural que traz uma contribuição significativa tanto para o desenvolvimento epistemológico do campo de estudos das bandas no Brasil quanto para os educadores musicais em fase de formação.
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    Dissertação
    A dimensão socioeducativa e cultural das bandas de música: um estudo a partir da atuação da banda de música do município de Alto Santo(CE)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-30) Barbosa, Francisco Ernani de Lima; Lima, Agostinho Jorge de; ; http://lattes.cnpq.br/3613881824330110; ; http://lattes.cnpq.br/6616967763010332; Almeida, José Robson Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/5116712500151643; Toledo, Marco Antônio; ; http://lattes.cnpq.br/8365583478004188
    Tendo como premissa a relevância cultural e social das bandas de música, realizou-se uma pesquisa, de caráter qualitativo, buscando compreender como as dimensões culturais e educativas da Banda de Música Dom Pompeu da cidade de Alto Santo (CE), são articuladas e incidem no processo de construção da cidadania cultural. A base metodológica foi o estudo de caso etnográfico, que possibilitou o levantamento de um grande número de informações, através da utilização de diversas técnicas de coleta de dados, permitindo, assim, uma compreensão detalhada do objeto de estudo. Para a construção dos dados foram utilizadas observações e entrevistas semiestruturadas realizadas com os agentes culturais da cidade. Foram tomados como aporte teórico, os conceitos de instituição social, tradição, cidadania cultural, campo social e dimensões educativas e culturais, a partir de Chauí (1995, 2003), Giddens (1991, 2003), Berger e Berger (1977), Bourdieu (1983, 1989, 2007) e Penna (2010). Com base nos dados construídos e analisados, constatei que a banda de música é uma instituição que contribui para a democratização do acesso à música, e sua produção, e, assim, para a cidadania cultural, ao possibilitar que os cidadãos do município não apenas usufruam dos bens culturais/musicais, mas que sejam agentes ativos da sua elaboração, na produção musical local, a partir da atuação da banda. Contatou-se, também, o papel fundamental da maestrina da banda, para que ações educativas, culturais e de cidadania se realizassem na cidade.
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    TCC
    Educação e multiculturalidade: a música popular massiva nas práticas de ensino
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-16) Costa, Máximo José da; Lima, Agostinho Jorge de; Saldanha, Leonardo Vilaça; Severo, João Simião
    No presente trabalho, abordaremos a utilização da música popular massiva através de um viés multicultural. Levantando principalmente a problemática se é benéfica à utilização desta no ensino e aprendizagem dos discentes. Por ela ser uma realidade pragmática que está presente nos cotidianos de nossos alunos, se faz importante este estudo para a observação do que se vem produzindo dentro da indústria cultural de entretimento e quais os impactos sociais que nossos alunos estão recebendo através dessas produções. Da mesma sorte, devemos considerar que a música popular massiva é uma realidade emergente que está presente nas práticas multiculturais. Então, para discutirmos tal problemática, temos que nos munir com teorias e argumentações que se baseiam nas ciências humanas - em especial na musicologia, pedagogia e etnomusicologia - considerando o respeito à diversidade multicultural e o contexto social de cada indivíduo. Sendo sabedores que na contemporaneidade os indivíduos influenciam e são influenciados por seu espaço sociocultural. Através dessas análises, nossa arguição será pautada na pedagogia crítica de Paulo Freire, possibilitando uma reflexão crítica em nossas práticas de ensino frente uma educação musical que se constroem constantemente.
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    Dissertação
    Educação musical e ação cultural na escola
    (2018-08-15) Araújo, Caio Higor Morais; Carvalho, Valéria Lázaro de; ; ; Lima, Agostinho Jorge de; ; Leão, Eliane;
    Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no âmbito da educação básica fundamentada no desenvolvimento de uma ação cultural, com o intuito de propor a ressignificação da instituição escolar, enquanto espaço cultural na sociedade. Nesse sentido, apresento reflexões teóricas sobre os múltiplos significados dessa abordagem, juntamente às colaborações práticas realizadas pelos membros da comunidade escolar (alunos, professores e gestores). Utilizo como referencial bibliográfico estudos sobre a educação musical, na contemporaneidade, como OLIVEIRA (2006, 2015, 2016), SWANWICK (2003, 2013) e QUEIROZ (2004, 2010, 2012, 2013, 2014), dentre outros. Quanto à formação humana, apresento conceitos, valores e discussões relevantes sobre o tema da mudança de paradigmas - no meio científico/acadêmico - e sobre sua repercussão na educação básica. Para isso, recorro à produção intelectual de autores como MORIN (2011), SANTOS (2001, 2003, 2009), CAPRA (1993, 1995). Como metodologia foi utilizada a pesquisa participante, analisando o impacto da ação cultural denominada Música Potiguar na Escola (3° edição) realizada na Escola Municipal Ivonete Maciel de Ensino Fundamental I, na cidade de Natal/RN. Participaram desta pesquisa 2 educadores musicais, 14 professoras pedagogas, 6 professoras de disciplinas específicas, coordenadores e diretores que ajudaram a intermediar o processo. Nesse contexto, utilizei como técnicas de pesquisa, observação participante, entrevistas individuais e grupais, registros audiovisuais, diário de campo, pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados obtidos indicaram que foram trabalhadas 11 músicas diferentes, do músico local homenageado, sem considerar as músicas que foram apenas apreciadas ou utilizadas como música ambiente. Em média, cada turma desenvolveu atividades com, no mínimo, duas músicas. Foram identificados também os principais conteúdos desenvolvidos: apreciação musical e audiovisual; canto; alfabetização através da leitura, interpretação e escrita das letras; estudo da biografia do artista local homenageado; desenho musical; patrimônio material e imaterial da cidade de Natal; ecologia e meio ambiente; dança, teatro e expressão corporal; artesanato; e linguagem de sinais para surdos (LIBRAS). Concluo defendendo uma concepção de escola enquanto espaço cultural ativo na sociedade, onde é possível ressignificar a instituição e a prática docente com novas conexões entre os conteúdos curriculares e a participação da comunidade escolar em ações culturais e projetos pedagógicos transdisciplinares. A ação cultural deve tornar a escola num local propício ao diálogo e ao exercício da produção, criação e circulação das culturas, reduzindo o acesso desigual aos bens simbólicos na sociedade.
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    Dissertação
    Espaço, cultura e sujeitos: observando a relação entre música e contexto num estudo com alunos da educação básica
    (2016-04-19) Dias, Artur Pessoa Porpino; Mendes, Jean Joubert Freitas; ; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; ; http://lattes.cnpq.br/1592312026347186; Lima, Agostinho Jorge de; ; http://lattes.cnpq.br/3613881824330110; Oliveira, Mario André Wanderley; ; http://lattes.cnpq.br/3051960153236945
    Este trabalho busca contribuir com o fortalecimento das correntes educacionais e educativo-musicais contemporâneas que creem no reconhecimento dos educandos como indivíduos sociais, como seres integrantes de cultura(s) e portadores de subjetividades. Nessa perspectiva, defendo que a aproximação à dinâmica do contexto sociocultural dos alunos e a escuta de suas concepções configuram-se como importantes contribuintes para um bom desenvolvimento pedagógico. Assim, por intermédio de uma experiência compartilhada com jovens educandos de uma escola localizada em uma periferia de Natal/RN, busquei identificar concepções dos alunos sobre música e ensino de música e relacioná-las com seu(s) contexto(s). Compreendo contexto a partir da representação de três círculos concêntricos, cada qual simbolizando os temas espaço, cultura e sujeitos, que associam-se e configuram dinamicamente uma atmosfera, uma realidade. Para o cumprimento do objetivo da pesquisa, pensei em estratégias para uma compreensão panorâmica do contexto escolar (segundo os círculos espaço, cultura e sujeitos) e estratégias para o mergulho em experiências culturais de uma amostragem de alunos, buscando enfatizar o diálogo com suas experiências musicais. Assim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental no que se refere à região da cidade e ao bairro ao qual a escola faz parte, bem como observações participantes pelas dependências da escola, entrevistas com a professora de Artes e com a diretora e formação de grupos focais com duas turmas de nono ano. Refletindo acerca das informações coletadas, pude compreender os alunos e situá-los em seu(s) contexto(s), desvelando aspectos como: problemas sociais, perspectivas de vida, escolha religiosa, atividades extra-escolares, conhecimentos musicais, contatos musicais na escola e fora dela, preferências musicais, concepções sobre música e percepções e expectativas de ensino de música na escola. Ao vincular os indivíduos a seus contextos, apresento que nenhum aluno com o qual nos deparamos em sala de aula cresce em um vácuo cultural. Na medida em que os alunos são compreendidos pelo educador como cidadãos, parte de uma classe, grupo, cultura, propostas pedagógicas significativas podem ser pensadas e postas em prática.
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    TCC
    Musicalização com a flauta doce, na comunidade quilombola de capoeiras Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Gomes, Vanessa da Silva; Lima, Agostinho Jorge de
    Não apresenta resumo.
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    TCC
    Musicalização Infantil no ambiente militar: um estudo das práticas de ensino e aprendizagem no projeto de musicalizacão infantil do 16° Batalhão de Infantaria Motorizado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Braga, Sidney da Cruz; Lima, Agostinho Jorge de
    Esse trabalho relata as práticas de ensino na educação infantil dentro de um quartel do exército na cidade de Natal – RN, no ano de 2014, 16° Batalhão de Infantaria Motorizado, onde acontece um projeto de iniciação musical para crianças, relatando as praticas pedagógicas, aplicação dos métodos ativos da atualidade e contexto de ensino. Trabalho este desenvolvido tendo o publico alvo filhos de militares dessa organização como também filhos de amigos e contribuintes dessa instituição militar, voltada às praticas de ensino da música não de caráter individual e sim coletivo com crianças de idade até doze anos, com apresentações em datas comemorativas, na prática da flauta doce como instrumento de inicialização musical e o canto coletivo. Essa prática trouxe algumas reflexões a respeito de desafios encontrados ao decorrer do projeto, e reflexões quanto a didática e necessidade a pesquisa, buscando resultados positivos tendo a canção o ritmo e o ensino da flauta como base do projeto. Tomamos como base para esse trabalho os conceitos e abordagens quanto aos métodos ativos da educação musical.
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    TCC
    O ensino de rabeca no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN): um relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Damasceno, Roberto Wagner de Medeiros; Lima, Agostinho Jorge de; Mendes, Jean Joubert Freitas; Carvalho, Valéria Lazaro de
    Este trabalho relata a prática de ensino e aprendizagem do instrumento rabeca no projeto de extensão do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), situado em Natal na cidade alta, no ano de 2014, onde acontece semanalmente o curso deste instrumento. Apresentando uma possibilidade para o desenvolvimento das aulas e que contemple a musicalização do indivíduo através da rabeca, unido com o ensino de teoria musical. Bem como trazer reflexões sobre as formas de ensino de outros mestres rabequeiros que atuam como professores deste instrumento, feitas através de entrevistas. Apresentando os resultados obtidos no ensino e aprendizado do instrumento, do mesmo modo foram feitas entrevistas com os alunos de rabeca sobre suas reflexões deste ensino. O primeiro capítulo é uma pesquisa de como se deu a chegada da rabeca no Brasil; o segundo capítulo versa sobre a música de rabeca e a sua importância e suas finalidades sociais. No terceiro capítulo os detalhes do projeto de extensão do IFRN são abordados; citados os pesquisadores que realizaram trabalhos de suma importância sobre o assunto rabeca e rabequeiros; demonstrando o que se fala de rabeca no mundo virtual, o ensino de rabeca pelo youtube, blogs e sites que apresentam trabalhos artísticos de rabequeiros ou construtores de rabecas. O quarto capítulo comporta o relato do que penso em relação ao ensino e aprendizagem e algumas reflexões sobre uma entrevista feita com outros rabequeiros que também se aventuram a ensinar este instrumento. Para concluir, o quinto capítulo contempla o pensamento dos alunos em torno da rabeca, sua música e suas experiências. Finalmente, exponho como se dá os detalhes do ensino coletivo de rabeca no projeto de extensão do IFRN, demarcando o detalhamento das aulas vivenciadas para então chegar às considerações finais, onde discorro sobre os resultados musicais e sociais alcançados pelos alunos, e refletindo que contribuições este ensino trouxe e como o mesmo pode ser melhorado.
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    Dissertação
    Performance e transmissão musical no Boi de Reis Calemba Pintadinho
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-11) Damasceno, Roberto Wagner de Medeiros; Lima, Agostinho Jorge de; ; ; Mendes, Jean Joubert Freitas; ; Oliveira, Mário André Wanderley;
    Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir a performance e transmissão musical no Boi de Reis Calemba Pintadinho do Mestre Dedé Veríssimo, situado em São Gonçalo do Amarante no estado do Rio Grande do Norte. Através de coleta e análise de dados, revisão de literatura e observação em campo este trabalho buscou trazer reflexões acerca do processo da aprendizagem musical das crianças as quais, recentemente, foram inseridas no grupo, além da arte dos participantes mais antigos que estão se mantendo, até hoje, através da continuidade da transmissão oral sobre suas experiências. O método utilizado nesta pesquisa foi o estudo de caso e os instrumentos de coletas de dados foram: observações, entrevistas, gravações em áudio e vídeo além da descrição da história de vida dos Mestres Dedé, Damião e Kleber Teixeira. Alguns autores utilizados na fundamentação deste trabalho foram Brandão (1976, 1983), Gurgel (1981), Queiroz (2005) e Lima (2008). Os dados apresentados nesta pesquisa constataram que existe uma forte relação entre performance e transmissão musical que são mantidas no grupo através do aprendizado cotidiano observado além da inclusão de crianças em suas práticas, nos ensaios e apresentações. Também demonstra, através da prática e aprendizado das crianças do grupo, que a continuidade e manutenção das tradições do boi de reis estão se mantendo, mesmo diante da urbanização crescente na comunidade. Outros resultados das análises que se pôde encontrar neste trabalho foram os registros das cantorias e melodias em partituras mais utilizadas pelo grupo em suas apresentações bem como as descrições das apresentações do grupo com o registro das loas, diálogos, grupo instrumental, coreografias, canções e a descrição dos relatos de aprendizagem das crianças, mestres e demais integrantes do Boi de Reis Calemba Pintadinho.
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    Dissertação
    Performance e transmissão musical no Coco de Zambê de mestre Geraldo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-09-06) Cabral, Maíra Soares; Lima, Agostinho Jorge de; ; ; Mendes, Jean Joubert Freitas; ; Oliveira, Mário André Wanderley;
    O Coco de Zambê é uma das especificidades do gênero coco, e, segundo pesquisas já realizadas, ocorre exclusivamente no estado do Rio Grande do Norte. No Coco de Zambê de Mestre Geraldo apenas homens podem dançar ou executar os instrumentos além do fato de ser formado apenas por membros da família do próprio Mestre.Atualmente existem algumas pesquisas realizadas sobre esse tipo específico de coco, as quais podemos citar a de Cyro Lins (2009) realizada no Coco de Zambê de Sibaúma, os trabalhos de Jaildo Gurgel da Costa (2011) e Teodora Araújo (2006), que tratam mais especificamente do grupo aqui pesquisado, mas tratando de aspectos relacionados à dança (ARAUJO, 2006) e outros fazeres musicais da família do Mestre Geraldo (COSTA, 2011).Em nossa pesquisa observamos o contexto em que se faz a música do Coco de Zambê de Mestre Geraldo para que possamos também compreender suas práticas musicais e perceber de que maneira essas práticas e o próprio contexto são afetados pela música em si mesma. Outro aspecto pesquisado foi a transmissão musical dentro do grupo, visando não somente compreender como acontecem os processos de transmissão de aspectos musicais em si, mas mais amplamente de seus valores culturais.Buscou-se desse modo compreender as práticas musicais ocorrentes dentro do grupo a partir das noções de “música na cultura” e “música como cultura” (MERRIAN, 1964), visando entender como a o contexto influencia na estruturação da música por eles produzida, bem como compreender se o próprio contexto não é delineado a partir da música que fazem. Espera-se, então, que essa pesquisa, possa contribuir para a construção de conhecimentos sobre o gênero mais abrangente do coco, e mais especificamente, trazendo informações e análises sobre as práticas musicais do Coco de Zambê de Mestre Geraldo, sobre a manutenção e as mudanças ocorridas nessas práticas tendo a transmissão de conhecimentos como eixo central para esses processos.
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    TCC
    A performance musical do Grupo Herdeiros de Zumbi
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-09) Marinho, Rennê da Silva; Lima, Agostinho Jorge de; Martins, Emerson Carpegianne de Souza; Barbosa, Francisco Ernani de Lima
    Zambê é uma modalidade de coco existente apenas na região praieira do Rio Grande do Norte. Forma de expressão cultural com elementos sonoros e de dança pautados na tradição musical afro-brasileira, o Coco de Zambê existe na comunidade de Cabeceiras e na comunidade quilombola de Sibaúma, ambas na região litorânea de Tibau do Sul. Neste trabalho abordamos as atividades do Zambê Grupo Herdeiros de Zumbi (GHZ), de Sibaúma, buscando compreender como a performance musical desse grupo se insere em outras atividades socioculturais da comunidade. Metodologicamente, realizei uma pesquisa etnográfica de campo, que buscou apreender elementos culturais e do saber e fazer musicais, através de entrevistas, gravações em áudio e vídeo e estudo bibliográfico. A descrição e análise dos saberes e práticas musicais comporta aspectos como a dança, os ritmos, a organologia dos instrumentos, as letras das músicas, e a performance na comunidade. Conclui-se que o Grupo Herdeiros de Zumbi tem traços semelhantes ao Coco de Zambê de Mestre Geraldo, de Cabeceiras, mas diferenças significativas, e que a atuação musical do grupo está intimamente relacionada às necessidades socioculturais da comunidade quilombola, onde se insere.
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