Navegando por Autor "Lima, Alex da Silva"
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TCC A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta pedagógica capaz de proporcionar novas formas de ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Lima, Alex da Silva; Souza, Adriana Aparecida deO presente trabalho é fruto de um relato de experiência que tem como tema as dificuldades da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), bem como, uso das tics como ferramenta pedagógica capaz de proporcionar novas formas de ensino. O trabalho apresenta uma reflexão sobre a experiência proporcionada pelo estágio docente na Educação Infantil, na turma do Jardim II da Escola Municipal Cantinho Feliz (nome fictício), situada na cidade de Lajes Pintadas-RN. A experiência construída no contato com a comunidade escolar, durante o estágio supervisionado, também ajudou a compreender o fazer pedagógico escolar e conhecer a realidade do público infantil. Constatou-se que a docente entrevistada apresenta dificuldades entre as quais a falta de garantia para a continuidade das atividades pedagógicas e a falta de conhecimentos sobre as TICs e sobre como acessar a internet para as crianças. Além de tudo isso, as práticas pedagógicas utilizadas na turma eram pouco atrativas para as crianças. O objetivo geral deste estudo foi analisar as contribuições das TICs como novas estratégias de aprendizagem. Diante desse cenário, fez-se necessária uma intervenção para que tinha como direcionamento a utilização das TICs, de uma forma mais acessível às crianças do Jardim II, como a TV e breves momentos com os smartphones dos pais, o que tornou as aulas mais dinâmicas e atraentes. A pesquisa que fundamentou o estudo foi de natureza bibliográfica e documental, pois se realizou uma revisão da literatura em autores que abordam o tema e em documentos que norteiam o ensino, como o Projeto Político Pedagógico da instituição (PPP). Os resultados apontaram a necessidade de mudança na forma de aplicar as atividades, neste momento em que se impõe a realização de um ensino remoto emergencial que contribua com o desenvolvimento integral dessas crianças que necessitam ter seus direitos de aprendizagens respeitados e garantidos, como preconizam as diretrizes para a Educação Infantil.