Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lima, Alex da Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta pedagógica capaz de proporcionar novas formas de ensino
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Lima, Alex da Silva; Souza, Adriana Aparecida de
    O presente trabalho é fruto de um relato de experiência que tem como tema as dificuldades da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), bem como, uso das tics como ferramenta pedagógica capaz de proporcionar novas formas de ensino. O trabalho apresenta uma reflexão sobre a experiência proporcionada pelo estágio docente na Educação Infantil, na turma do Jardim II da Escola Municipal Cantinho Feliz (nome fictício), situada na cidade de Lajes Pintadas-RN. A experiência construída no contato com a comunidade escolar, durante o estágio supervisionado, também ajudou a compreender o fazer pedagógico escolar e conhecer a realidade do público infantil. Constatou-se que a docente entrevistada apresenta dificuldades entre as quais a falta de garantia para a continuidade das atividades pedagógicas e a falta de conhecimentos sobre as TICs e sobre como acessar a internet para as crianças. Além de tudo isso, as práticas pedagógicas utilizadas na turma eram pouco atrativas para as crianças. O objetivo geral deste estudo foi analisar as contribuições das TICs como novas estratégias de aprendizagem. Diante desse cenário, fez-se necessária uma intervenção para que tinha como direcionamento a utilização das TICs, de uma forma mais acessível às crianças do Jardim II, como a TV e breves momentos com os smartphones dos pais, o que tornou as aulas mais dinâmicas e atraentes. A pesquisa que fundamentou o estudo foi de natureza bibliográfica e documental, pois se realizou uma revisão da literatura em autores que abordam o tema e em documentos que norteiam o ensino, como o Projeto Político Pedagógico da instituição (PPP). Os resultados apontaram a necessidade de mudança na forma de aplicar as atividades, neste momento em que se impõe a realização de um ensino remoto emergencial que contribua com o desenvolvimento integral dessas crianças que necessitam ter seus direitos de aprendizagens respeitados e garantidos, como preconizam as diretrizes para a Educação Infantil.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM