Navegando por Autor "Lima, Aline Cristina da Silva"
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TCC Em tela o método Montessori: uma análise do método no youtube(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-09) Souza, Vanessa Silva de; Medeiros Neta, Olívia Morais de; Medeiros Neta, Olívia Morais de; Cenci, Adriane; Lima, Aline Cristina da SilvaO Método Montessori vem se tornando bastante mencionado e discutido entre os internautas nas redes sociais, em especial no YouTube. Considerando esse aspecto, temos como objetivo, analisar como o Método Montessori de educação é expresso em vídeos no YouTube, pois, nos inquieta a difusão desse método em redes sociais, principalmente como ele é visto e citado no cotidiano das pessoas que dizem utilizá-lo, como forma de educar seus filhos, e as dicas de utilização de tal Método. Diante dessa abordagem surge o seguinte questionamento: Quais as representações do Método Montessori no YouTube? Metodologicamente, esta pesquisa é exploratória e faz uso do YouTube como espaço de investigação. No YouTube realizou-se a seleção e ordenação dos vídeos mais visualizados na plataforma. Na sequência, optou-se pela escolha de dois vídeos, atentando-se à associação do que é apresentado no vídeo com o método, levando em consideração os principais conceitos do Método Montessori utilizados para realização da pesquisa. Utilizou-se o conceito de autonomia, liberdade, redes sociais e respeito ao desenvolvimento natural da criança de acordo com alguns autores estudados e analisados no decorrer do trabalho, como: Almeida (1984), Costa (2001), Rohrs (2010), Schneider (2012), Fialho (2017). A partir dos dados encontrados foi possível identificar que a principal ênfase sobre o Método Montessori está veiculada ao público materno, porém com informações simples acerca da obra de Maria Montessori por essa transmissão via YouTube.TCC O ensino das Ciências Humanas na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN) no contexto da Ditadura Militar (1964- 1985)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-24) Farias, Lillyane Priscila Silva de; Medeiros Neta, Olívia Morais de; Medeiros Neta, Olívia Morais de; Gurgel, Rita Diana de Freitas; Lima, Aline Cristina da SilvaO ensino das Ciências Humanas, desde sua configuração no final do século XIX, foi lecionado de diferentes maneiras ao longo do tempo até chegar à configuração dos dias atuais. O propósito deste trabalho foi identificar como essa área do conhecimento era abordada dentro de uma instituição voltada para a educação profissional, a Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN), sob o contexto do Decreto-Lei nº 869, de 12 de setembro de 1969 e da Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971; tendo como referência à análise as disciplinas de Organização Social Política Brasileira, Educação Moral e Cívica e História. A princípio, se baseou nas seguintes hipóteses: o Ensino das Ciências Humanas na ETFRN estava centrado em datas comemorativas, na organização política do Estado brasileiro e eventos políticos nacionais; o currículo referente ao ensino das Ciências Humanas estava alinhado à proposta de formação de um cidadão “útil” ao contexto; não existia uma preocupação com a formação de um aluno reflexivo, que problematizava a sociedade na qual vivia. A pesquisa foi de cunho bibliográfico e documental, foram realizadas visitas ao Arquivo nesta referida instituição, hoje denominada Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, no período de outubro de 2019 a dezembro de 2020, selecionaram-se diários de classes, estruturas curriculares, dentre outros documentos pedagógicos e administrativos que serviram como fontes de pesquisa das quais foram classificadas e sistematizadas a fim de apresentar como era o currículo e os conteúdos que perpassavam essas disciplinas; dessa maneira constatou-se que elas estavam alinhadas, principalmente, às normativas educacionais vigentes da época, enfatizando assuntos relacionados à valorização da pátria, aos conhecimentos da organização e funcionamento do Estado e à propagação da ideia de uma unidade nacional formada de maneira pacífica, sem conflitos.Tese A imersão das consciências: a doutrina de segurança nacional e a cultura escolar na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (1968-1985)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-27) Lima, Aline Cristina da Silva; Medeiros Neta, Olivia Morais de; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; http://lattes.cnpq.br/0760718713354291; Cavalcanti, Natália Conceição Silva Barros; http://lattes.cnpq.br/2204453352337696; Fialho, Lia Machado Fiuza; http://lattes.cnpq.br/4614894191113114; Moura, Dante Henrique; http://lattes.cnpq.br/1720357515433453; Andrade, Juciene Batista Felix; http://lattes.cnpq.br/9746207094429740; Carvalho, Maria Elizete Guimarães; http://lattes.cnpq.br/6701911861558330; Paiva, Marlucia Menezes de; http://lattes.cnpq.br/2624591870785039A ditadura militar brasileira, iniciada em abril de 1964, passou por um aprofundamento da violência repressiva e o Estado ganhou mais poderes com a promulgação do Ato Institucional Nº 5. Os governos militares iniciaram, a partir de então, um processo de desnacionalização da educação brasileira, marcado por uma série de acordos entre o Ministério da Educação e a Agência Norte-americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), que integravam as ações da Aliança para o Progresso, liderada pelo então presidente dos Estados Unidos da América, Franklin Delano Roosevelt. Esses acordos inspiraram reformas tanto em nível superior quanto em nível básico na educação brasileira. No caso da Educação Profissional, foi promulgada a Lei n.º 5.524/68, que regulamentava o exercício da profissão de Técnico Industrial de nível médio. A denominada Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN) foi criada nesse cenário, suas raízes históricas estão relacionadas à Escola de Aprendizes Artífices, criada em 1909 com o objetivo de formar os filhos dos trabalhadores para o mercado de trabalho. Na ETFRN, para atender às demandas econômicas do Rio Grande do Norte (RN), foram criados cursos como eletrotécnica, mecânica e edificações. Objetivamos analisar a relação entre a história da ETFRN e as Leis de Segurança Nacional de 1967 e 1969, por meio das memórias de professores e estudantes que trazem significações para além das normativas, decretos e leis. Partimos das concepções de história oral, em diálogo com Alessandro Portelli, Ana Maria Mauad e José Carlos Meihy; o conceito de memória com base em Maurice Halbwachs, Michael Pollack e Ecléia Bosi; e cultura política, em consonância com Serge Berstein. As narrativas dos sujeitos serão relacionadas com fontes documentais, como jornais, fotografias, diário de classe e legislações educacionais do período. À guisa de conclusão, ressaltamos que a ETFRN, ao mesmo tempo que atendia às demandas do mercado, educava para obediência e manutenção da ordem da nação, com práticas disciplinadoras e rígidas alinhadas à doutrina de Segurança Nacional, bem como enfatizamos que a relação com a cultura política da ditadura e a cultura de escola da ETFRN colaborou para uma história marcada pela disciplinarização, pela dualidade educacional e para uma modernização conservadora. Porém, ao mesmo tempo em que se pensava a formação dos estudantes para o saber-fazer, ocorriam movimentações estudantis em busca de grêmios livres e mais autonomia da classe consolidada, em 1985, com a criação do Grêmio Djalma Maranhão, a matrícula da primeira estudante do sexo feminino na escola, em 1975, que mudou substancialmente as relações dentro da escola e a criação do ateliê de artes. Ao categorizarmos as entrevistas e relacionarmos com todo nosso aparato documental pontuamos a escola como espaço sensível, capaz de promover a formação dos educandos para além dos interesses do capital, como sinalizaram nossos entrevistados.