Navegando por Autor "Lima, Ana Júlia Alves de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Desafios e estratégias na educação musical de crianças com Autismo: uma revisão de literatura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Lima, Ana Júlia Alves de; Souza, Catarina Shin Lima de; http://lattes.cnpq.br/1742178466489564; http://lattes.cnpq.br/6151671497590661; Mendes, Jean Joubert Freitas; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; Araújo, Liana Monteiro deEste trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão de literatura sobre a Educação Musical de crianças autista através da perspectiva de Educação Musical Inclusiva, levando em consideração os trabalhos escritos entre os anos de 2019 e até Julho de 2024. Para tanto, apresenta dados obtidos através de uma metodologia qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica, utilizando de coleta e análise de trabalhos envolvendo a presente no Google Acadêmico, Revista da Abem e BDTD. Apresenta aspectos históricos e importantes sobre o Transtorno do Espectro Autista, Educação Inclusiva e Educação Musical Inclusiva. E buscou levantar, reunir e analisar estudos que tratam sobre a Educação Musical Inclusiva de crianças com TEA, tendo como foco os desafios apresentados por docentes e as estratégias por eles utilizadas para sua superação. Como resultado obteve 5 trabalhos a serem analisados diante as práticas musicais inclusivas. A partir disso refletindo sobre percepção da individualidade de cada aluno, mantendo um diálogo constante com pedagogos e família, além de materiais que auxiliam na aprendizagem da música de forma que foquem em uma exploração ativa da música, como outras estratégias abordadas por Educadores Musicais.