Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lima, Brenda Tamires de Medeiros"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Atuação farmacêutica em práticas de educação em saúde envolvendo plantas medicinais na atenção primária de Currais Novos-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Lima, Brenda Tamires de Medeiros; Batista, Almária Mariz; Chaves, Viviany Moura; Silva, Alaine Maria dos Santos
    O uso de plantas medicinais no contexto da atenção primária à saúde é uma realidade. Desta forma, é necessário discutir o tema de forma mais complexa e profunda com os usuários, a fim de desmistificar algumas questões inerentes a este contexto. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de desenvolvimento de atividade de educação em saúde sobre o tema plantas medicinais, sob condução de uma residente farmacêutica, no âmbito da atenção primária à saúde do município de Currais Novos-RN. Trata-se de um relato de experiência descritivo e crítico-reflexivo do processo de planejamento e execução de uma atividade de educação em saúde sobre plantas medicinais em uma unidade básica de saúde da zona leste do referido município, desenvolvido durante o ano de 2024, a partir de levantamento bibliográfico e observação direta dos processos de trabalho e da rotina dos serviços. Feito isto, foi planejada e executada a oficina “Conversando sobre O Uso Racional de Plantas Medicinais”. O momento foi dividido em quatro etapas para melhor abordagem dos conteúdos, enfatizando os aspectos introdutórios sobre uso de plantas medicinais (conceito, origem do uso, produção de medicamentos sintéticos a partir de plantas, nomenclatura científica e popular), identificação de espécies vegetais, diferença entre tipos de chás e segurança e efetividade de uso de plantas medicinais. Estes foram abordados a partir das metodologias de ensino-aprendizagem roda de conversa e gamificação, com utilização de quebra-cabeça temático e dinâmica de verdadeiro e falso. Ao final da oficina, constatou-se que os objetivos pedagógicos foram atingidos, no caso, abordagem de conteúdos e metodologias ativas a partir da indicação de revisão integrativa e necessidades dos usuários. Isto foi particularmente potencializado pelo estímulo à mobilização de conhecimentos prévios dos usuários e pela atuação farmacêutica, de forma a fomentar o diálogo entre saberes acadêmico e popular. Portanto, experiências como esta fortalecem o papel da atenção primária como espaço de promoção de saúde integral, valorização do saber popular e execução de ações educativas continuadas para empoderamento dos usuários no cuidado à sua saúde.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM