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Navegando por Autor "Lima, Catiane Lopes de"

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    TCC
    A gestão de pessoas como vantagem competitiva: um estudo de caso no Hotel Ponta do Madeiro Pipa/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Lima, Catiane Lopes de; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Porto, Carlos Humberto; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
    O turismo é uma das industrias que mais tem gerado emprego e renda, segundo dados da OMT, as atividades características do turismo são responsáveis pela geração de 6% a 8% do total de empregos no mundo. Ainda de acordo com a OMT, o mercado de viagens internacionais representa 30% das exportações mundiais de serviços e equivale a 6% do valor total dessas exportações. Essas magnitudes lheconferem o quarto lugar no ranking das atividades geradoras de receitas cambiais, atrás apenas das indústrias de combustíveis, de produtos químicos e automobilística. Nesta perspectiva, o presente estudo tem como objetivo de analisar que a Gestão de Pessoas, adotada por um dos hotéis representativos da rede hoteleira do município de Tibau do Sul, nas proximidades da Praia de Pipa, um dos destinos indutores do turismo no Rio Grande do Norte, contribui para alcançar a qualidade na prestação dos serviços e, consequentemente, atingir uma vantagem competitiva perante os demais hoteleiros da região. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório, caracterizando-se como um estudo decaso. A coleta de dados foi realizada no próprio hotel, na pessoa do gerente geralatravés de uma entrevista. Para avaliação dos resultados, utilizou-se o método de análise de conteúdo, tendo como referencial teórico a gestão de pessoas na hotelaria, que fornecem suporte à análise dos dados. Como resultado, a pesquisa revelou que a gestão estratégica de pessoas, praticada pelo empreendimento em análise, apresenta-se consistente e bem estruturada, o que possibilita despertar e desenvolver no seu colaborador um sentido de compromisso com a qualidade na prestação de serviços hoteleiros, permitindo colocá-la numa condição de vantagem competitiva diante dos concorrentes. Os resultados do estudo vêm ao encontro do que foi discutido no referencial teórico relativo à gestão de pessoas no setor hoteleiro, como forma de contribuir para o aumento da competitividade naorganização.
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    TCC
    Animação turística: um estudo da oferta em meios de hospedagem da via costeira na cidade do Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Dantas, Louise Liana; Lima, Catiane Lopes de; Ribeiro, Sônia Regina de Macêdo; Dutra, José Eneas Montenegro
    O presente trabalho tem como principal objetivo analisar a oferta de animação turística em meios de hospedagem de médio e grande porte na Via Costeira da cidade de Natal/RN, um dos destinos indutores do turismo no Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa onde foi realizado um estudo descritivo, uma vez que a presente pesquisa buscou apresentar a oferta da animação turística em meios de hospedagem. A coleta de dados foi realizada, em sua maioria, nos próprios hotéis e através de correio eletrônico, mediante a disponibilidade dos estabelecimentos. Para avaliação dos resultados, utilizou-se o método de análise de conteúdo, tendo como referencial teórico a animação turística na hotelaria, que fornecem suporte para a análise dos dados. Como resultado foi percebido que a maioria dos meios de hospedagem já percebem a animação turística como diferencial competitivo, visto que estão em uma área de bastante empreendimentos hoteleiros, que buscam diferenciar-se entre si atrair e fidelizar cada vez mais clientes, além de proporcionar conforto, satisfação e encantamento visando sempre atender as necessidades de cada tipo de hóspede.
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    TCC
    Atrativos e potencialidades para o desenvolvimento turístico do município de Arez-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Inácio, Pollyana Ingled do Nascimento; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Lima, Catiane Lopes de; Silva, Michel Jairo Vieira da
    A presente pesquisa destina-se a identificar as potencialidades e os recursos a serem explorados no município de Arez-RN, almejando o desenvolvimento e implementação do turismo na região. Para isto, realizou-se uma análise descritiva, com abordagem quali-quantitativa, acerca dos aspectos turísticos, onde os dados avaliados de forma qualitativa resultaram da entrevista realizada com os gestores responsáveis pela atividade turística local. Os dados tratados de forma quantitativa são provenientes da opinião dos residentes coletados através da aplicação de questionários. Os resultados demonstram que o município possui um vasto acervo de recursos a serem explorados para que a atividade seja desenvolvida, proporcionando um aumento da sua economia. Desta forma, é imprescindível a realização de estudos envolvendo a localidade, compreendendo que a pesquisa pode contribuir na percepção do potencial do município, visto que, o mesmo se encontra em seu processo inicial onde as atividades voltadas para este segmento devem ser desenvolvidas por meio de ações advindas das esferas publicas e privadas.
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    TCC
    Caminhos para a inclusão: Um olhar para acessibilidade nos espaços de eventos da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-21) Costa, Klébia Karina Lima da; Lima, Catiane Lopes de; Alves, Josemery Araújo; http://lattes.cnpq.br/8242612872391867; http://lattes.cnpq.br/9804120087119769; http://lattes.cnpq.br/1363684041991560; Cavalcante, Erica Dayane Chaves; http://lattes.cnpq.br/2902600033356292; Soares, Eric Mateus Dias; http://lattes.cnpq.br/7228847321681517
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar informações sobre a acessibilidade dos locais para eventos na esfera da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, aptos a receber pessoas com necessidades específicas funcionando como um guia para organizadores de eventos. A efetivação deu-se por meio de visitas in loco aos principais espaços destinados a eventos dentro do Campus Central em Natal, além das pesquisas em páginas da internet. Utilizou-se a pesquisa descritiva e aplicada com abordagem qualitativa. A partir dos achados teóricos, elaborou-se um formulário de pesquisa para captação de dados primários, aplicados com os responsáveis pelos setores de eventos, após um mapeamento foram realizadas visitas aos espaços. Os eventos acadêmicos são o foco, em virtude de se tratar de um local de compartilhamento de conhecimento e de suma importância na construção de lideranças e formadores de opinião da sociedade. O tema sustentabilidade também foi comentado, tendo em vista sua importância em todos os âmbitos atualmente, inclusive nos eventos sociais. Nos resultados, observa-se que, na maioria dos espaços, existe uma necessidade de reformas em sua estrutura física, para atender o público com necessidades específicas e que a ação mais desenvolvida no que diz respeito à sustentabilidade é a distribuição das lixeiras identificadas para coleta seletiva.
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    TCC
    Carnatal como elemento cultural: da popularização a privatização
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Felix, Amanda de Lima; Lanzarini, Ricardo; Lima, Catiane Lopes de; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
    Esta pesquisa analisa a transição do Carnatal, de um evento popular para um modelo privatizado, investigando seus impactos sociais, econômicos e culturais, bem como a evolução da percepção dos foliões referente ao evento. O objetivo é entender como essas mudanças influenciam as dinâmicas da comunidade local e examinar a relação entre eventos e turismo, observando como essas áreas se interligam. A metodologia utilizada é um estudo de caso de caráter descritivo exploratório, com uma abordagem qualitativa por meio da aplicação de entrevista, pesquisa com vídeos e imagens, observação direta, pesquisa online/redes sociais e pesquisa documental. Como principais resultados, têm-se a consolidação do Carnatal como uma atividade cultural de relevância turística em Natal/RN, com impacto direto em aspectos econômicos, culturais e no fortalecimento do turismo local. Apesar de enfrentar alguns desafios organizacionais, a gestão apresenta, ao longo dos anos, uma capacidade de adaptação e gerenciamento de crises. Desse modo, o Carnatal destaca-se como um evento que está enraizado na cultura local e que desperta um sentimento de pertencimento na comunidade.
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    TCC
    Close up em Fortaleza-CE: estudo sobre imagem/imaginário turístico por meio de produção cinematográfica (Século XXI)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Pereira, Pedro Lucas Filgueira; Silva, Michel Jairo Vieira da; http://lattes.cnpq.br/9014294331694342; https://lattes.cnpq.br/2661272509380443; Bridi, Guilherme; https://orcid.org/0000-0003-1848-9476; http://lattes.cnpq.br/1626859396401842; Lima, Catiane Lopes de; https://orcid.org/0000-0003-1257-4346; http://lattes.cnpq.br/9804120087119769
    O turismo é uma atividade que se beneficia de diversos meios para ser estimulada e divulgada, sendo as produções cinematográficas um exemplo significativo desses meios. Tais produções utilizam cenários reais ou fictícios para compor seus enredos. Nessa interface entre turismo e cinema, as imagens de destinos reais projetadas nas telas podem promover e incrementar a atividade turística nas localidades, além de gerar imaginários turísticos por parte dos espectadores. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo interpretar a produção do imaginário turístico de Fortaleza-CE a partir de filmes nacionais encenados na capital no século XXI. Esta pesquisa possui caráter qualitativo exploratório-descritivo, analisando dez filmes que possuem o destino Fortaleza como cenário: Assalto ao Banco Central, Brasil Animado, Rânia, Praia do Futuro, Inferninho, O Clube dos Canibais, Greta, Bate Coração, Cabeça de Nêgo e Fortaleza Hotel. A análise fílmica utilizou a Análise de Conteúdo (Bardin, 1977) e se baseou na adaptação do quadro Atributos de Imagem dos Destinos Turísticos (Santana, 2009), além de pesquisas bibliográficas e documentais sobre a temática. Como resultado, identificamos Fortaleza como uma cidade moderna, com atrativos turísticos (naturais e culturais) consolidados, reforçados nas obras, como as praias centrais, o calçadão beira-mar e seus entornos. Também foram evidenciados problemas socioespaciais presentes na cidade, sendo estereótipos que podem construir um imaginário negativo do destino turístico.
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    TCC
    Consultoria na gestão de destinos turísticos: o caso de empresas nordestinas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Ferreira, Vitória Carolina; Silva, Michel Jairo Vieira; http://lattes.cnpq.br/9014294331694342; http://lattes.cnpq.br/9603150180646537; Bridi, Guilherme; http://lattes.cnpq.br/1626859396401842; Lima, Catiane Lopes de; http://lattes.cnpq.br/9804120087119769
    A consultoria turística é fundamental para o aprimoramento de um destino, projetos, e/ou produtos turísticos, permitindo a identificação de problemas, a implementação de práticas diversificadas e a elaboração de estratégias que fomentem o desenvolvimento do turismo em determinado território. Desse modo, este estudo descritivo-exploratório investiga a trajetória de cinco empresas de consultoria turística do/no Nordeste do Brasil, com o objetivo geral de apresentar a realidade/condição do mercado de empresas de consultoria nordestinas voltadas para a gestão de destinos turísticos, a partir de seus históricos, métodos, desafios e oportunidades. A pesquisa ainda adota uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores das empresas selecionadas de forma não probabilística por conveniência. Os resultados indicam que essas empresas surgiram no século XXI, especialmente nos últimos 10 anos, em meio à expansão do turismo na região, destacando tanto as particularidades quanto as semelhanças em suas funções e metodologias. Além disso, as empresas expressaram uma gama de reflexões, visões, realidades, necessidades, descontentamentos, preocupações e contribuições para com este estudo/área. Conclui-se que a consultoria apresenta-se como uma ferramenta indispensável para a gestão de destinos turísticos, embora enfrente desafios significativos, como a falta de visão dos gestores, volatilidade de mercado e despreparo de profissionais da área. A pesquisa atingiu seus objetivos e sugere a realização de estudos futuros, considerando as limitações desta investigação.
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    TCC
    “Da tela à mesa” a influência dos vídeos curtos veiculados nas redes sociais na promoção do patrimônio gastronômico e turismo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Ferreira, Luana Cristina Alves; Oliveira, Almir Félix Batista de; Lima, Catiane Lopes de; Cavalcante, Erica Dayane Chaves
    A presente pesquisa aborda como as redes sociais de consumo rápido possibilitam a amplificação de narrativas visuais sobre a gastronomia regional. O estudo investiga como influenciadores digitais promovem e destacam locais poucos conhecidos promovendo um engajamento de públicos diversificados. Focado na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, o estudo investiga a construção, que funciona como vitrine e potencializa a visibilidade de restaurantes, bares e outros espaços culinários. O papel das plataformas digitais, como Instagram e TikTok, traz um papel fundamental, ela se torna uma das principais ferramentas para experiencias gastronômicas, conectando turistas e estabelecimentos locais de uma maneira divertida e dinâmica. O objetivo geral é analisar a influência dessas redes na promoção do turismo gastronômico e na valorização cultural em Natal/RN. Além disso, busca-se compreender de que forma o conteúdo digital impacta a decisão dos turistas. A metodologia adotada combina uma análise qualitativa de dados coletados por meio de entrevistas com locais gastronômicos e influenciadores digitais. São observados exemplos de locais que se beneficiam diretamente dessas estratégias, comprovando o papel das redes sociais como agentes de transformação no turismo gastronômico. Os resultados indicam que o uso estratégico das redes sociais tem impacto significativo na visibilidade e atracão dos turistas para os estabelecimentos gastronômicos. Observou-se que esses locais gastronômicos, quando investem em marketing digital e parcerias com influenciadores conseguem ampliar seu público e fortalecer sua identidade cultural. O estudo evidenciou que as redes sociais não apenas promovem esses espaços, mas também contribuem para preservação e valorização das tradições gastronômicas locais, estimulando o desenvolvimento social, econômico da região. Assim, reafirmamos a importância dessas plataformas para a promoção do nosso patrimônio gastronômico.
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    TCC
    A desmistificação dos estereótipos do turismo na esfera acadêmica: um estudo a partir da percepção dos alunos da universidade federal do Rio Grande do Norte(UFRN)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) Santos, Geovana Flávia dos; Brito, Jessica Vivianne da Cunha Silva de; Lima, Catiane Lopes de; Araújo, Fernanda Santos Gentil; Alves, Josemery Araujo
    O presente estudo aborda os estereótipos na esfera acadêmica e tem como principal objetivo analisar os estereótipos criados sobre o curso superior de Turismo, a partir da percepção dos alunos de graduação em Turismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, apontando como esses estereótipos influenciam sua formação. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com uma abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de um questionário on-line pelo Google forms, com perguntas abertas, totalizando 37 respondentes. Para a análise de dados utilizou-se de um processo de codificação, que culminou em cinco códigos principais, que resumem os estereótipos relacionados ao curso: associação com viagens; associação com hotelaria; associação com guia de turismo; percepção de desvalorização do mercado de trabalho na área; e percepção de que o curso não é relevante. Os principais resultados obtidos durante a pesquisa evidenciam que, na maioria das vezes, os alunos sentem a influência dos estereótipos durante sua formação acadêmica, e que esses exercem um impacto negativo, gerando desânimo tanto em relação ao curso quanto à continuidade na área.
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    TCC
    Destination wedding como alternativa de turismo de eventos: características e condições da atividade no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-11) Roberto, Sarah Ferreira; Machado, Érica Priscilla Carvalho de Lima; https://orcid.org/0000-0002-1874-6199; http://lattes.cnpq.br/2881712185611957; http://lattes.cnpq.br/5467303760752391; Lima, Catiane Lopes de; http://lattes.cnpq.br/9804120087119769; Araújo, Regina Ferreira de; https://orcid.org/0000-0002-4728-8094; http://lattes.cnpq.br/6130957993197755
    Os mercados de eventos e turismo manifestam, cada vez mais, uma variedade de tendências, buscando atender às diversas demandas de seu público e, dentro dessas tendências, encontra-se o destination wedding, modalidade onde a cerimônia de casamento é realizada fora do local de residência do casal. O objetivo deste estudo é analisar as características e condições do desenvolvimento da atividade de destination wedding como alternativa de turismo e eventos no Rio Grande do Norte. Para atingir os objetivos pretendidos, a pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritiva. A coleta de dados foi realizada através de pesquisa documental e entrevista semi-estruturada com quatro cerimoniais locais que trabalham com o segmento na região. Os resultados mostram que o Rio Grande do Norte possui potencial para se posicionar como um destino de casamentos, entretanto carece de mais investimentos e estratégias de promoção referentes ao segmento.
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    TCC
    Destinos turísticos verdes: uma análise das práticas sustentáveis adotadas em São Miguel do Gostoso - RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Rodrigues, Mayra Barbosa; Lima, Catiane Lopes de; Araújo, Regina Ferreira de; Soares, Eric Mateus Dias
    Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas sustentáveis adotadas no destino turístico de São Miguel do Gostoso-RN e identificar as ações que levaram à obtenção da certificação verde concedida pela Green Destinations, uma organização que incentiva lugares e empresas a adotarem boas práticas de preservação em prol do turismo. A pesquisa foi exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando levantamento teórico sobre temas como sustentabilidade no turismo e certificação de destinos verdes, baseados nos critérios de reconhecimento internacional, como: gestão de destinos, natureza e paisagem, meio ambiente e clima, cultura e tradição, bem-estar da comunidade, e negócios e hospitalidade. Os resultados destacaram avanços significativos, como parcerias estratégicas, capacitação da comunidade local e a promoção de práticas ambientais. Embora existam restrições, como o conhecimento limitado da comunidade sobre a certificação, o estudo reforça a importância da integração entre sustentabilidade, cultura e bem-estar social no planejamento turístico, além de fornecer subsídios para gestores, empresários e comunidades locais.
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    TCC
    Empoderamento feminino: a participação e experiência da mulher no ecoturismo e no turismo de aventura no RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-01-28) Batista, Francyane Gleice do Nascimento; Dantas, Andréa Virgínia Sousa; Dantas, Andréa Virgínia Sousa; Lima, Catiane Lopes de; Silva, Michel Jairo Vieira da
    A atividade turística combinada com empoderamento têm oferecido experiências libertadoras para as mulheres, mesmo que muitas delas precisem enfrentar desafios para vivenciá-las. Dessa forma, o estudo objetiva analisar de que forma o Ecoturismo e o Turismo de Aventura proporcionam experiências de empoderamento para mulheres que praticam dessas atividades, no estado do Rio Grande do Norte.A pesquisa caracteriza-se como exploratória-descritiva com uma abordagem qualitativa\quantitativa, a coleta de dados se deu a partir de entrevistas realizadas com praticantes de atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura que são oferecidas pela Agência Z (nome fictício). Além disso, as entrevistas tiveram como embasamento uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Alguns resultados da pesquisa identificaram que as mulheres que participam de atividade de aventura se sentem empoderadas em todos os aspectos sendo eles sociais, econômicos, psicológicos e políticos.
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    TCC
    Eventos como vetor de promoção do turismo local: um olhar sobre a Mostra de Cinema de Gostoso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Ferreira, Gabriele Iolanda Campelo Magalhães; Machado, Érica Priscilla Carvalho de Lima; http://lattes.cnpq.br/2881712185611957; Lima, Catiane Lopes de; Oliveira, Almir Félix Batista de
    O presente artigo tem como objetivo principal entender como o turismo de eventos atua como vetor de promoção turística no município de São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, por meio da Mostra de Cinema. Os objetivos específicos abarcam a identificação e análise do perfil do público, assim como os impactos sociais e ambientais, e também os impactos econômicos. Quanto à metodologia, a pesquisa tem abordagem mista e conta com a análise de dados já existentes. Os principais resultados apontam que a maioria dos visitantes da cidade naquele período são motivados pela Mostra, sendo, em sua maioria, do Rio Grande do Norte. Já os impactos sociais podem ser observados principalmente naqueles que participaram dos cursos ofertados antes do evento. Também foram identificados os impactos econômicos através do aumento da demanda dos equipamentos turísticos. São Miguel do Gostoso evidencia-se como grande potencial turístico com o evento, necessitando, no entanto, de maior divulgação nacional para atrair novos turistas de outras áreas do país.
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    TCC
    Eventos esportivos como lazer e atrativo turístico: um estudo da modalidade "Altinha" na Praia de Pipa em Tibau do Sul/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Vendramelli, Giovana Jahnel; Dantas, Andréa Virgínia; http://lattes.cnpq.br/4555976978556449; 0009-0004-9730-9860; Lima, Catiane Lopes de; http://lattes.cnpq.br/9804120087119769; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359
    A praia de Pipa é cenário de diversos eventos esportivos, o presente estudo apresenta os eventos de altinha Pipalta realizados a partir de 2021 pelo grupo Alta na Pipa e as relações criadas a partir das realizações dos eventos. Tanto com os equipamentos turísticos como com a comunidade. O objetivo geral consistiu em analisar a relevância dos campeonatos de altinha realizados na praia de Pipa, Tibau do Sul/RN, como um atrativo turístico com potencial para a localidade. A pesquisa de caráter exploratório-descritivo teve uma abordagem quali-quantitativa com um emprego de múltiplos instrumentos de coleta de dados, tais como: pesquisa bibliográfica, pesquisa in loco e participante na praia de Pipa, entrevista semiestruturada com o organizador do evento e questionários online direcionados ao público dos campeonatos Pipalta. Os resultados obtidos com esta pesquisa indicam um potencial do evento como atrativo turístico e interação social local, e as características dos turistas que realizam este tipo de viagem a fim de melhor adequar os eventos futuros ao público frequentador. A partir desta pesquisa, é possível ampliar os estudos a respeito deste esporte na perspectiva do turismo.
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    TCC
    O famtour como estratégia de marketing nas agências de viagens e turismo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Santos, Thaila Maria dos; Brito, Jessica Vivianne da Cunha Silva de; Lima, Catiane Lopes de; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; Araujo, Regina Ferreira de
    O famtour também conhecido como famtrip são viagens de familiarização onde os agentes de viagens têm a oportunidade de adquirir conhecimento sobre os produtos e serviços de empreendimentos e destinos, permitindo que o profissional consiga oferecer aos seus clientes opções com mais propriedade e segurança. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é compreender como a participação do agente de viagens em um famtour contribui com a promoção dos produtos e serviços turísticos das agências de viagens. O presente estudo é uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, a coleta de dados se deu por meio de entrevistas qualitativas semiestruturadas com agentes de viagens que participaram de famtours e a análise foi realizada por meio de análise de conteúdo. O estudo permitiu observar a importância do famtour para o mercado das agências de viagens e para o turismo como um todo, proporcionando aos profissionais a oportunidade de promover e divulgar de forma eficiente os produtos que comercializam nas agências de viagens. Além disso, também se identificou que os famtours permitem aos profissionais atender aos desejos de seus clientes de forma eficaz, evidenciando a relevância das agências no mercado e as diferenciando das Online Travel Agencies (OTAs) agências de viagens online.
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    Dissertação
    Gestão de pessoas e alinhamento estratégico: Um estudo em meios de hospedagem de alto padrão no Rio Grande do Norte
    (2015-06-23) Lima, Catiane Lopes de; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; ; ; Medeiros, Carlos Alberto Freire; ; Almeida, Juliana Vieira de;
    A presente pesquisa consiste em analisar o alinhamento entre as políticas e práticas de Gestão de Pessoas e a estratégia organizacional, adotadas pelos meios de hospedagem classificados como muito confortáveis no estado do Rio Grande do Norte. Os hotéis selecionados estão na categoria muito confortável entre os demais empreendimentos com mesmo porte segundo o Guia Quatro Rodas, e por oferecem, além de uma ótima estrutura física, um atendimento de excelência aos hóspedes. Adotou-se a abordagem qualitativa, com estudo de múltiplos casos e de caráter descritivo, por realizar uma análise das relações entre as variáveis (políticas e práticas de gestão de pessoas adotadas pelos meios de hospedagem) para posteriormente determinar os efeitos dessas variáveis sobre os hotéis e seu alinhamento com a estratégia organizacional. A coleta de dados foi realizada in loco nos próprios empreendimentos, através de um roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado junto aos responsáveis pela gestão de pessoas e a um funcionário de nível operacional em cada equipamento de hospedagem. Para avaliação dos resultados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Como resultado, a pesquisa revelou que a gestão de pessoas, praticada pelos empreendimentos analisados, apresentam-se, em alguns casos, fragilizados no que concerne ao alinhamento com suas estratégias organizacionais, alguns por não terem um planejamento efetivo e organizado que determine suas estratégias, o que consequentemente afeta diretamente na atuação das pessoas, e na criação de políticas e práticas que facilitem o processo de trabalho.
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    TCC
    Hospitalidade virtual nos meios de hospedagem da Via Costeira (Natal/RN)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-29) Façanha, Luan Firmino; Silva, Gislainy Laíse da; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Lima, Catiane Lopes de
    A utilização da internet no cotidiano das pessoas provoca modificações na maneira com que se relacionam e como se comunicam, e é vista como importante ferramenta para a realização de busca de informações, entre elas na área do turismo. Desse modo este artigo tem o intuito de se mostrar a presença da hospitalidade virtual nos meios de hospedagem de Natal/RN, e a relação entre eles, e a conceituação de um sistema de hospitalidade virtual. No ambiente virtual, a atividade turística nos meios de hospedagem está de uma forma que distinguir das demais, através de uma comunicação que precede antes mesmo a reserva de uma unidade habitacional. A metodologia aplicada foi baseada no processo de estudo que é fundamentado na prática da pesquisa exploratória descritiva e em uma pesquisa qualitativa, foi utilizado ainda o método da observação participante e cliente oculto. A análise dos dados foi realizada usando a técnica de Análise de Conteúdo. Examinou-se que muitos dos hotéis ainda não têm um ambiente virtual de excelência em serviço de forma que pudesse atuar como estratégia concorrente.
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    TCC
    Inclusão em eventos: uma análise sobre a perspectiva dos autistas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-26) Oliveira, Jefferson Bruno Souza de; Lima, Catiane Lopes de; Alves, Josemery Araújo; https://orcid.org/0000-0001-9852-1442; http://lattes.cnpq.br/8242612872391867; http://lattes.cnpq.br/9804120087119769; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; Bridi, Guilherme; http://lattes.cnpq.br/1626859396401842
    Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção das pessoas autistas acerca das ações realizadas pelas empresas promotoras de eventos na cidade de Natal-RN para o acolhimento desse público. Buscou-se, portanto, compreender como tais ações são vistas por esse público específico e, a partir disso, identificar práticas que promovem ou dificultam a inclusão e a participação efetiva dos autistas nos eventos. Além disso, espera-se que a pesquisa contribua para melhoria e qualificação das estratégias adotadas pelas empresas organizadoras de eventos, no que tange a proporcionar melhorias às necessidades e às expectativas desse público. Para responder ao objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa exploratória-descritiva em colaboração com pessoas autistas que costumam frequentar eventos na capital potiguar. A pesquisa focou nas experiências do público neurodiverso, utilizando uma abordagem qualitativa para coleta e análise dos dados. Como principais achados, observou-se que as pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA) percebem que as ações praticadas pelas empresas precisam de melhorias para atendê-los nos eventos que que são promovidos, tais como: a necessidade de comunicação mais clara e acessível, adaptação de ambientes físicos, implementação de tecnologias assistivas e qualificação dos profissionais.
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    TCC
    A influência da gastronomia nas memórias afetivas e identitárias do povo seridoense
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Azevedo, Kaline Soares de; Lima, Catiane Lopes de; Oliveira, Almir Felix de; Santana, Carla Stefânia Cabral Medeiros; Silva, Jessyca Rodrigues Henrique da
    Este trabalho apresenta um estudo sobre a gastronomia na Região Seridó-RN e teve como objetivo investigar de que maneira as memórias afetivas e identitárias do povo seridoense influenciam a gastronomia, o sentimento de pertencimento e a cultura local. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza descritiva-exploratória, utilizou entrevistas narrativas como instrumento de coleta de dados, aplicadas a empreendedores do setor gastronômico das cidades de Caicó e Jardim do Seridó, que incorporam tradições familiares em suas receitas e produtos. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que as memórias afetivas gastronômicas são fundamentais para a continuidade das tradições culinárias e contribuem significativamente para a formação da rica gastronomia do Seridó. Apesar dos desafios e transformações ao longo do tempo, a gastronomia da região preserva sua autenticidade, mantendo sua essência com poucas modificações. A pesquisa também destaca o papel cultural da gastronomia seridoense, que reflete as peculiaridades e a história de seu povo por meio de seus pratos e ingredientes.
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    TCC
    A influência da literatura nas motivações de viagens no Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-30) Coutinho, Ruth Laura Fagundes de Melo; Lima, Catiane Lopes de; Silva, Jessyca Rodrigues Henrique da; http://lattes.cnpq.br/0830454940231346; http://lattes.cnpq.br/9804120087119769; Silva, Michel Jairo Vieira da; http://lattes.cnpq.br/9014294331694342; Oliveira, Almir Felix Batista de; https://orcid.org/0000-0002-8570-9179; http://lattes.cnpq.br/6348825553522569
    Este trabalho apresenta um estudo sobre o turismo literário e tem como objetivo analisar a influência da literatura nas motivações de viagem dos turistas, buscou caracterizar o perfil socioeconômico dos turistas literários que têm intenção de visitar ou já visitou um destino literário, identificar os principais fatores de motivação por parte desses turistas, além de verificar os destinos mais desejados no âmbito nacional e internacional. Realizou-se um estudo exploratório-descritivo com uma abordagem mista. O instrumento de coleta de dados foi um questionário online, que incluiu perguntas abertas e fechadas, destinado a pessoas em todo o Brasil. A análise dos dados foi feita por meio de técnicas de análise de conteúdo e análise estatística descritiva. Os principais resultados mostraram que a maioria dos respondentes buscam conhecer os locais descritos nas obras literárias, sentir-se conectados com esses locais. Além disso, os destinos literários mais desejados incluem locais na Europa, como Florença, na Itália, Santorini, na Grécia e Londres, localizada na Inglaterra, e no Brasil, nas regiões nordeste e sudeste. Observou-se ainda que, a literatura exerce grande influência nas escolhas de viagem dos turistas literários, proporcionando um vínculo afetivo do leitor com os destinos presentes em suas leituras.
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