Navegando por Autor "Lima, Daniel Bruno Lobo de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A educação em dois ciclos como estratégia da diversificação institucional na UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-19) Lima, Daniel Bruno Lobo de; Barbalho, Maria Goretti cabral; Guedes, Gilmar Barbosa; Oliveira, Larissa Maria Costa FernandesNa atualidade, a expansão do ensino superior é tema de várias discussões, em especial no âmbito das políticas educacionais. Dentro desse contexto, novas estratégias são pensadas visando proporcionar condições para que ela aconteça de forma satisfatória. É nesse cenário que a diversificação institucional surge como uma dessas estratégias, buscando adequar as Instituições as novas demandas oriundas da expansão. Esse trabalho objetiva fazer uma análise da educação em dois ciclos na UFRN, que se configura por intermédio dos cursos de Bacharelado em Ciências e Tecnologia e bacharelado em Tecnologia da Informação. Para tanto, foram utilizadas análises documentais e bibliográficas, assim como coleta em bancos de dados de entidades que promovem estudos na área do ensino superior, e de instituições e unidades pesquisadas. O estudo demonstra que a diversificação institucional é um processo que vem promovendo várias mudanças na configuração dos sistemas de educação superior. Na UFRN, os cursos desenvolvidos em dois ciclos possibilitaram uma considerável expansão no que diz respeito a vagas, matrículas e ingressos, além de oferecer ao aluno oportunidade de fazer, de forma mais segura, a escolha do curso que seguirá