Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lima, Dayane Kelly Queiroz"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Aulas de língua portuguesa em turmas do 4º e 5º anos no ensino remoto: desafios e práticas na perspectiva de docentes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-22) Lima, Dayane Kelly Queiroz; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; Freitas, Raquel Monteiro da Silva; Oliveira, Antônio Flávio Ferreira de
    A pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) fez com que as instituições de ensino fechassem seus serviços e trabalhos presenciais. Dentre elas, estavam as escolas da rede pública de ensino, que, com o fechamento, precisaram aderir ao ensino remoto emergencial. Imersa nessa realidade, a presente pesquisa investiga as concepções que professoras de uma escola pública da cidade de Caicó-RN apresentam quanto às práticas de ensino de língua portuguesa, bem como os desafios enfrentados no ensino remoto. Mais precisamente, delimitamos o estudo com docentes que atuam nas turmas do 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental. Metodologicamente, a pesquisa é uma abordagem qualitativa, que se pauta numa perspectiva que pode ser considerada como descritivo-interpretativa. Quanto às técnicas, foi utilizado um questionário com questões abertas e de múltipla escolha. Os resultados da pesquisa permitem certa imersão na realidade educacional de escolas da rede pública de ensino da cidade de Caicó-RN, visando compreender como as docentes enfrentaram as dificuldades do ensino remoto e que métodos e materiais utilizaram no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de língua portuguesa nas turmas do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A análise constatou que as práticas utilizadas pelas docentes foram: leitura, escrita de textos, oralidade e gramática. E as principais dificuldades mencionadas pelas professoras foram: a falta de recursos e a compreensão das crianças na pronúncia. Quanto aos recursos didáticos, as mesmas utilizaram o livro didático, vídeos, leitura compartilhada e produção textual.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM