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Navegando por Autor "Lima, Dinorah de França"

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    TCC
    A Importância dos programas de atividade física para pessoas idosas na atenção primária à saúde: uma revisão integrativa.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-14) Souza, Ana Paula Camilo de; Silva, Ísis de Siqueira; Lima, Dinorah de França; Mendes, Tatiana de Medeiros Carvalho
    O envelhecimento populacional no Brasil representa um dos principais desafios da saúde pública. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, mais de 31 milhões de pessoas tinham 60 anos ou mais, representando 14,7% da população brasileira. As projeções indicam que esse percentual deve ultrapassar 25% até 2060. Nesse contexto, promover o envelhecimento ativo e saudável tornou-se prioridade estratégica, sendo a prática de atividade física uma das principais ferramentas para fortalecer a autonomia, prevenir agravos e melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas. A Atenção Primária à Saúde (APS) assume papel central nesse processo, ao oferecer programas estruturados e ações interprofissionais que estimulam hábitos saudáveis no cotidiano dos territórios. Este estudo teve como objetivo mapear a influência das ações de promoção da atividade física no envelhecimento saudável, na qualidade de vida e na autonomia das pessoas idosas acompanhadas pela APS. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, A busca por estudos foi realizada entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, com atualização em junho de 2025, com o objetivo de identificar possíveis publicações recentes que pudessem ser incluídas na revisão integrativa. As bases de dados utilizadas foram o portal da Biblioteca Virtual em Saúde BVS, MEDLINE/PubMed, SciELO e Google Acadêmico. A estratégia de busca envolveu a combinação de descritores controlados em português e inglês relacionados à “Pessoa Idosa”, “Atividade Física” e “Atenção Primária à Saúde”. Inicialmente, foram identificados 115 artigos. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão e eliminação de duplicatas, 10 estudos foram selecionados para análise final. Os dados foram organizados por meio da Análise de Conteúdo Temática. Os resultados demonstraram que 90% dos estudos utilizaram metodologias quantitativas, com predominância de delineamento transversal e descritivo. Enquanto, apenas (10%) foi de caráter qualitativo. De forma geral, constatou-se que a prática regular de atividades físicas promove ganhos na funcionalidade física, na saúde mental, emocional, na cognição e na qualidade de vida das pessoas idosas. Observou-se também que os programas ofertados nas UBS fortalecem o vínculo comunitário e favorecem o protagonismo dos usuários, especialmente quando realizados por equipes das eMulti. Contudo, os estudos também destacaram desafios, como a falta de infraestrutura adequada, a baixa adesão dos usuários, a escassez de profissionais capacitados e a ausência de sistematização dessas ações no cotidiano da APS. Conclui-se que os programas de atividade física no âmbito da APS constituem uma estratégia potente para a promoção do envelhecimento saudável, desde que estejam articulados às diretrizes das políticas públicas e sejam conduzidos de forma acolhedora, contínua e sensível às realidades locais. Para tanto, são necessários investimentos estruturais, formação permanente das equipes, ações intersetoriais e estímulo ao protagonismo comunitário, garantindo o acesso equitativo e ampliando a efetividade do cuidado às pessoas idosas
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    TCC
    Condições de trabalho da gerência dos distritos sanitários do município de Natal/RN e os reflexos na sua saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-03) Lima, Dinorah de França; Castro, Janete Lima; Castro, Janete Lima de; Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Lima, Jônia Cybele Santos
    A presente pesquisa tem como objetivo analisar as condições de trabalho na percepção da gerência dos Distritos Sanitários do município de Natal/RN. Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, onde os dados foram coletados a partir de entrevistas, norteadas por um roteiro com perguntas abertas nos Distritos Sanitários de Natal/RN. Além da entrevista, foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas para caracterizar o perfil dos gerentes. A análise dos dados foi realizada segundo a técnica de análise de conteúdo, na modalidade temática, proposto por Minayo, 2013. Os dados quantitativos foram organizados com o auxílio do programa Excel versão 2010. Os resultados ressaltaram as condições inadequadas de trabalho que tem relação com a estrutura física das sedes distritais, como também a presença de fatores estressores no trabalho provocando adoecimento do trabalhador. A realização dessa pesquisa é importante por proporcionar uma compreensão acerca das condições de trabalho dos Distritos Sanitários do município de Natal, a partir da percepção dos gerentes em que neles atuam.
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    TCC
    Contribuições das vivências na atenção primária à saúde para a formação do sanitarista: uma revisão narrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Silva, Francisco Gabriel Ferreira da; Silva, Ísis de Siqueira; http://lattes.cnpq.br/9149823220484501; Lima, Dinorah de França; Brito, Ewerton William Gomes
    A atuação do Sanitarista tem como objetivo a melhoria dos serviços de saúde, contribuir com os profissionais e usuários, tanto no planejamento e gestão quanto na formulação de políticas públicas de saúde. Ainda enquanto formação o estudante perpassa por experiências que o aproxima da realidade profissional. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo identificar as contribuições das vivências na Atenção Primária à Saúde para a formação do graduando em saúde coletiva. O presente estudo foi desenvolvido por meio de dois métodos de pesquisa, uma revisão narrativa da literatura sobre o tema, que seguiu os seguintes passos: definição da pergunta de pesquisa; identificação das fontes de informação relevantes; leitura e seleção das evidências; organização, análise e interpretação dos resultados. A pesquisa foi realizada em bases de dados, como a Scielo, Google Acadêmico, repositório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) seguindo os descritos: Formação and “Saúde Coletiva” and Estágio and “Atenção Primária à Saúde”; “Estágio na Atenção Primária à Saúde” and “Saúde Coletiva”; e Formação and “Saúde Coletiva”. Complementar a esse estudo, a vivência do estágio curricular em Saúde Coletiva, baseado na inserção do discente no serviço, permitindo conhecer a realidade e as práticas de saúde no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Conforme a análise dos resultados, foram identificados sete arquivos, publicados entre os anos de 2013 e 2023, entre eles os seguintes métodos foram utilizados, 3 (42.86%) documentos utilizaram o método de relato de experiência, 2 (28.57%) são estudos teóricos, 1 (14.29%) estudo de caso, e 1 (14.29%) revisão integrativa da literatura. Assim, o ensino-serviço através do estágio e a sintetização do conhecimento disponível sobre o tema em questão, a partir de uma análise crítica da literatura, configuram-se como uma estratégia essencial para a integração da teoria com a prática profissional do sanitarista. A oportunidade de vivenciar o cotidiano da unidade, demonstraram a complexidade do processo de trabalho em equipe na Atenção Primária. Nesse sentido, promove um aprendizado mútuo, contribuindo para o aprimoramento das habilidades práticas do discente, impacto na comunidade e nos serviços em que ocorrem as vivências, tendo em vista a realidade social e a dinâmica do território em que o campo de estágio está inserido. Somando-se aos conteúdos que a literatura já traduz sobre e a repercussão da atividade prática enquanto formação, possibilitando a divulgação da prática profissional
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    Dissertação
    Cuidados populares em saúde: uso das ervas e de rezas em Santa Cruz/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-29) Lima, Dinorah de França; Silva, Merces de Fátima dos Santos; Bastos, Raquel Litterio de; 13093052858; http://lattes.cnpq.br/2505245644909676; http://lattes.cnpq.br/7117592846213006; http://lattes.cnpq.br/1339156528553507; Guedes, Dimitri Taurino; http://lattes.cnpq.br/7575524707167845; Araújo, Bárbara Luna de
    O uso da natureza articulado à sociodiversidade dos povos e comunidades, com suas visões de mundo, saberes e práticas culturais singulares, fornecem as bases terapêuticas para variáveis sistemas culturais de cuidado e de cura nas sociedades. Por isso, que as terapêuticas populares com seus saberes e práticas, estão intrinsecamente relacionados aos territórios em saúde e como parte integrante da reprodução sociocultural e econômica das suas comunidades. É refletindo sobre este palco social, que o presente estudo visou identificar as práticas de cuidados populares em saúde com uso de ervas medicinal numa área remota do Nordeste brasileiro. Para tanto, realizamos entrevistas semiestruturadas com terapeutas populares de cuidado em saúde, em Santa Cruz-RN. Da análise temática das narrativas produzidas por nossos interlocutores, emergiram as seguintes categorias analíticas: 1) “Ervas e Práticas de rezas”: a transmissão do cuidar; 2) “Saúde como produção de sentido de vida” e 3) “Encontros e desencontros dos sistemas culturais de saúde: O SUS e o popular”. As terapeutas populares, com suas práticas de cultivo de ervas e rezas, constituem um patrimônio cultural em saúde, conforme encontramos em diálogo com a literatura científica, sendo suas práticas e saberes promotores e protetores de saúde e de espaços saudáveis de vida.
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    TCC
    Formação do sanitarista e a inserção prática no SUS: uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Graduação em Saúde Coletiva no Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Silva, Stéfanie Aparecida Oliveira da; Silva, Ísis de Siqueira; http://lattes.cnpq.br/7371292202164466; http://lattes.cnpq.br/8854485180071740; Lima, Dinorah de França; http://lattes.cnpq.br/1339156528553507; Xavier, Pedro Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2088975311359852
    O presente estudo tem como objetivo mapear a inserção prática dos estudantes dos cursos de graduação em Saúde Coletiva nos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs). Trata-se de uma pesquisa documental, de caráter descritivo, que analisou 22 PPCs de instituições públicas de ensino superior no Brasil. Os dados foram coletados por meio de fontes públicas e sistematizados em planilha, com posterior análise temática. Os resultados mostraram que, a maioria dos cursos atende a carga horária mínima de 3.200 horas estabelecida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Saúde Coletiva (DCNsCGSC), e 81,8% cumprem a exigência mínima de 500 horas para o Estágio Curricular Supervisionado (ECS). A inserção prática ocorre principalmente por meio dos ECS, das atividades práticas e do estágio não obrigatório. Os principais componentes curriculares práticos são, em sua maioria obrigatórios (91,2%) e ocorrem de forma distribuída ao longo da graduação, embora ainda existam cursos que concentram as práticas apenas nos períodos finais. Os cenários de práticas incluem atenção básica, média e alta complexidade, vigilância em saúde, gestão em saúde, espaços educacionais e espaços comunitários, como quilombos, aldeias e indígenas. As atividades desenvolvidas abrangem desde diagnósticos situacionais e ações de promoção à saúde até o monitoramento de políticas públicas. Além disso, o estudo revela um alinhamento progessivo as DCNsCGSC e evidencia avanços na formação integrada, embora persistam desafios como a padronização das nomenclaturas, a inserção profissional dos egressos e a escassez de preceptores da própria área. O estudo indica a necessidade de futuras pesquisas que devem incorporar a percepção de coordenadores, preceptores, gestores e alunos, buscando aprimorar a qualidade e a efetividade da articulação ensino-serviço. Conclui-se que a articulação ensino-serviço tem potencial para fortalecer a formação do Sanitarista e contribuir com o fortalecimento da atenção à saúde no SUS, mas ainda demanda esforços para consolidação institucional e reconhecimento profissional.
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    TCC
    Gastos públicos, administração e controle dos recursos: questões pertinentes à gestão do SUS
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-24) Souza, Arilson da Silva; Tritany, Érika Fernandes; https://orcid.org/0000-0002-7099-4800; http://lattes.cnpq.br/5138281380215568; http://lattes.cnpq.br/6878277991194451; Souza Filho, Breno Augusto Bormann de; https://orcid.org/0000-0002-1700-8688; http://lattes.cnpq.br/8240782060489040; Lima, Dinorah de França; http://lattes.cnpq.br/1339156528553507
    Este artigo se constitui a partir de um recorte da experiência de vivência do Estágio Obrigatório na disciplina de Saúde Coletiva II, do curso de graduação em Saúde Coletiva. A vivência do estágio na Coordenação de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (CAS-SESAP-RN) proporcionou a atuação em um projeto para reconhecimento e análise do perfil de gastos e as despesas em quatro perspectivas principais: visita técnica/reunião, transporte de pacientes, transporte de material e capacitação da coordenadoria, favorecendo a elaboração de planos de ação para contingência dos gastos no âmbito da SESAP-RN. A partir desta experiência, buscou-se compreender, com mais profundidade, sobre a gestão dos recursos financeiros em organizações públicas. Assim, foi realizada uma revisão narrativa da literatura com vistas a conhecer o estado da arte da literatura sobre o tema. Foram pesquisadas as bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo e Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) utilizando-se os descritores “Gastos Públicos com Saúde”; “Despesas Públicas”; “Políticas, Planejamento e Administração em Saúde”; “Gestão e Administração em Saúde”; e “Recursos Humanos em Saúde”. Os artigos foram selecionados com base na pertinência temática, a critério dos pesquisadores. Foi realizada leitura e análise do conteúdo dos artigos selecionados, elegendo os tópicos de interesse para a discussão aqui apresentada. Os tópicos selecionados para discussão foram: investimento público, planejamento, gestão financeira, controle interno e externo. Perante o exposto, espera-se que a pesquisa realizada contribua para o entendimento das questões pertinentes à gestão do SUS, ressaltando a importância dos Gastos Públicos voltados para a administração e controle dos recursos, reforçando a relevância de novas pesquisas nesta área, visando ampliar o conhecimento e promover avanços que reflitam neste processo nas nas Secretarias de Estado da Saúde Pública.
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    TCC
    Inserção do Bacharel em Saúde Coletiva no processo de planejamento e execução orçamentária municipal em saúde: um relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-18) Chagas, Matheus Felipe da Silva; Tritany, Érika Fernandes; https://orcid.org/0000-0002-7099-4800; http://lattes.cnpq.br/5138281380215568; https://lattes.cnpq.br/9969106358345422; Souza Filho, Breno Augusto Bormann de; http://lattes.cnpq.br/8240782060489040; Lima, Dinorah de França; http://lattes.cnpq.br/1339156528553507
    Este estudo tem como objetivo descrever a experiência de um estudante de Saúde Coletiva no setor executivo orçamentário da gestão municipal de Natal-RN, destacando as etapas do ciclo orçamentário e a execução das despesas na Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, discute a importância do conhecimento sobre gestão orçamentária do SUS e o papel do Bacharel em Saúde Coletiva nesse contexto para fortalecer a gestão pública municipal em saúde. A metodologia é de caráter descritiva e baseada em relato de experiência, realizada entre 2023 e 2025, na Secretaria Municipal de Saúde de Natal. Durante o estágio, o estudante elaborou e analisou documentos como empenhos, declarações e anulações, sempre alinhados às leis orçamentárias, como a Lei Orçamentária Anual e o Plano Plurianual. Os resultados mostraram que o ciclo orçamentário envolve elaboração, discussão, execução e controle. A experiência prática revelou que a execução das despesas depende de fatores como a correta elaboração da dotação orçamentária, emissão de documentos fiscais e conformidade legal. Participar de reuniões e elaborar documentos ajudou o estudante a entender a dinâmica do setor, evidenciando a importância do conhecimento técnico e legislativo do Bacharel em Saúde Coletiva para uma gestão. A discussão reforça que o domínio do ciclo orçamentário e das normativas é fundamental para uma gestão eficaz dos recursos em saúde. A formação multidisciplinar do profissional favorece ações integradas, promovendo maior eficiência e transparência na gestão pública. Destaca-se também a necessidade de ampliar a presença de profissionais dessa formação na administração pública. Por fim, a experiência prática mostrou que a compreensão sobre o ciclo orçamentário e as leis relacionadas é essencial para garantir a correta alocação de recursos. A atuação do Bacharel em Saúde Coletiva no setor orçamentário é estratégica, contribuindo para uma gestão mais integrada, transparente e eficiente.
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