Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lima, Edney Araújo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Ética comunitária na inter-relação entre o livro infantil e a matemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Silva, Luzia Liniane do Nascimento; Noronha, Claudianny Amorim; Lima, Edney Araújo; http://lattes.cnpq.br/3108078743988314; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Noronha, Claudianny Amorim; Lima, Edney Araújo; Freitas, Alessandra Cardoso de; Santos, Maria Jucimeire dos
    As histórias infantis têm sido aliadas na abordagem de conceitos matemáticos com crianças, possibilitando uma abordagem contextualizada que favorece a compreensão da linguagem matemática, comumente, restrita ao ensino de símbolos e regras. Para além do conhecimento matemático, este trabalho busca colaborar para a formação subjetiva do aluno por meio do desenvolvimento da ética comunitária nas aulas de matemática. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo e de revisão bibliográfica que visa analisar o livro paradidático, intitulado “Fugindo das garras do gato”, da autora Choi Yun-Jeong, quanto às potencialidades matemáticas e interpretar a sua narrativa à luz da Teoria da Objetivação (TO) a fim de que a analogia colabore com um processo educativo, na área da matemática, assentado sob a ética comunitária. Os resultados deste estudo demonstraram que o livro pode ser utilizado para trabalhar os seguintes conteúdos: correspondência, comparação, classificação, sequenciação, história dos números, probabilidade e estatística. No que se refere à interpretação do livro sob a ética comunitária, a análise da narrativa apresentou aspectos correlatos a uma possibilidade de sala de aula, onde o labor conjunto é pautado na responsabilidade, compromisso e cuidado com o outro. Assim, este artigo contribui com as discussões acerca da concepção adotada pela TO, na qual saber e ser devem caminhar juntos nas aulas de matemática, além de apresentar orientações para a prática docente interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Generalização de padrões de sequências recursivas: práticas e reflexões de uma pedagoga em formação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Rocha, Maria Hany dos Santos; Noronha, Claudianny Amorim; 0000-0002-4238-065X; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; 0009-0008-1019-1337; http://lattes.cnpq.br/6772007323791945; Gomes, Luanna Priscila da Silva; 0000-0002-7157-6870; http://lattes.cnpq.br/8876754933365521; Lima, Edney Araújo; 0009-0000-3267-8439; http://lattes.cnpq.br/3108078743988314
    O presente texto apresenta um relato de experiência que objetiva realizar uma análise de uma professora pedagoga em formação inicial, buscando identificar saberes mobilizados em uma prática de ensino-aprendizagem de padrões de sequências recursivas. A mencionada prática compreendeu o planejamento e desenvolvimento de uma tarefa de ensino e aprendizagem sobre generalização de padrões com sequências recursivas para introdução do pensamento algébrico, tendo como referencial teórico a Teoria da Objetivação (TO), que ofereceu a base sobre o processo de ensino-aprendizagem e os aspectos que envolvem o desenvolvimento do pensamento algébrico, e que tem como idealizador e principal pesquisador, Luís Radford. Além disso, a abordagem do pensamento algébrico também está pautada em aliar as experiências anteriores da autora como professora de robótica educacional para crianças da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental em constante utilização de materiais de identificação de padrões, e a matemática em sua unidade temática álgebra. A tarefa planejada foi aplicada em uma turma multisseriada de 1º e 2º anos do ensino fundamental, com crianças de 6 a 8 anos, denominada de “Grupo Cores” da Escola Estadual Hegésippo Reis, localizada em Natal, capital do Rio Grande do Norte; e teve como objetivo analisar as contribuições formativas, a partir de uma tarefa de generalização de padrões para a introdução do pensamento algébrico nos primeiros anos do Ensino Fundamental, bem como refletir sobre a relação teoria e prática, partindo de um problema envolvendo sequência recursiva. Os resultados reverberaram um ensino participativo, colaborativo, em que alunos e professores trabalharam juntos em prol de um objetivo comum, a resolução da tarefa. Além da notoriedade do encontro entre teoria e prática, para introdução do pensamento algébrico nas crianças que foram alvo da pesquisa.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Os saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir de Jaguaruana/CE e o contexto educacional: entrelaçando uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática com a teoria da objetivação
    (2019-06-19) Lima, Edney Araújo; Bandeira, Francisco de Assis; Morey, Bernadete Barbosa; Sousa, Giselle Costa de; Oliveira, Rosalba Lopes de
    A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar as contribuições dos saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir do município de Jaguaruana/CE que favoreçam a elaboração de uma proposta de ação pedagógica para o ensino de Matemática na Educação Básica, destacando os relatos orais dos artífices em sintonia com os objetos do conhecimento, habilidades e Unidades Temáticas de Matemática do Ensino Fundamental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É uma pesquisa de ordem qualitativa, com abordagem etnográfica, centrada na concepção de Etnomatemática de D‟Ambrosio (2011) e na condução metodológica didática dos princípios da Teoria sociocultural de aprendizagem da Objetivação de Radford (2006). Perante os dados coletados na pesquisa de campo realizada com o grupo cultural dos tecelões de Jaguaruana/CE, edificou-se o Produto Educacional os saberes etnomatemáticos dos tecelões: tecendo redes de ensino e aprendizagem da Matemática com a Teoria da Objetivação, que foi aplicado e validado pelos professores de Matemática do Ensino Fundamental da rede municipal em uma formação continuada. O deferimento da proposta de ação pedagógica surge mediante o percentual de 93% dos professores que avaliaram o trabalho acima do parâmetro bom, com tendência para a excelência, bem assim, considerando o Produto Educacional aplicado como aprovado. Destarte, é perceptível a riqueza de saberes matemáticos advindos desse labor, como procedimentos de equivalência, proporcionalidade, interdependência, variação e aproximação, ademais a relevância da escola respeitar os elementos do contexto cultural dos alunos, pois, tal reconhecimento proporciona a edificação de uma relação de confiabilidade e valorização dos seus conhecimentos.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Produto Educacional
    Os saberes etnomatemáticos dos tecelões: tecendo redes de ensino e aprendizagem na Matemática com a Teoria da Objetivação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019) Lima, Edney Araújo; https://orcid.org/0009-0000-3267-8439
    Produto educacional fruto da dissertação intitulada Os saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir de Jaguaruana/CE e o contexto educacional: entrelaçando uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática com a teoria da objetivação.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Sequências e padrões de figuras geométricas: o pensamento algébrico no 1º ano do Ensino Fundamental.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Nascimento, Patricia Freitas do; Gomes, Luanna Priscila da Silva; Gomes, Luanna Priscila da Silva; Lima, Edney Araújo; Gonçalves, Paulo Gonçalo Farias
    O artigo surgiu de uma experiência de estágio obrigatório supervisionado na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na turma do 1º ano dos Anos Iniciais, e possui como objetivo refletir sobre o pensamento algébrico a partir do trabalho com sequências e padrões de figuras geométricas presentes em poemas e ilustrações produzidos por uma turma do 1º ano, em 2022, do Ensino Fundamental do NEI-CAp/UFRN. A metodologia utilizada para levantar as discussões e trazer reflexões sobre a temática é a pesquisa bibliográfica e documental, recorrendo a documentos oficiais e ao livro “Entre Múmias e faraós, poemas e problemas: descobertas do 1º ano matutino” (Souza; Gomes, 2022). Os resultados encontrados indicam a importância de introduzir o ensino da álgebra desde cedo nas escolas para o desenvolvimento do pensamento algébrico, iniciando através da identificação de padrões e repetições em uma sequência de elementos, trazendo assim como contribuição para a área da educação, as potencialidades de um trabalho pedagógico matemático e interdisciplinar realizado para refletir em torno de “como desenvolver uma atividade pedagógica que visa contribuir com a introdução do pensamento algébrico nos Anos Iniciais?”.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM