Navegando por Autor "Lima, Edney Araújo"
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TCC Ética comunitária na inter-relação entre o livro infantil e a matemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Silva, Luzia Liniane do Nascimento; Noronha, Claudianny Amorim; Lima, Edney Araújo; http://lattes.cnpq.br/3108078743988314; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Noronha, Claudianny Amorim; Lima, Edney Araújo; Freitas, Alessandra Cardoso de; Santos, Maria Jucimeire dosAs histórias infantis têm sido aliadas na abordagem de conceitos matemáticos com crianças, possibilitando uma abordagem contextualizada que favorece a compreensão da linguagem matemática, comumente, restrita ao ensino de símbolos e regras. Para além do conhecimento matemático, este trabalho busca colaborar para a formação subjetiva do aluno por meio do desenvolvimento da ética comunitária nas aulas de matemática. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo e de revisão bibliográfica que visa analisar o livro paradidático, intitulado “Fugindo das garras do gato”, da autora Choi Yun-Jeong, quanto às potencialidades matemáticas e interpretar a sua narrativa à luz da Teoria da Objetivação (TO) a fim de que a analogia colabore com um processo educativo, na área da matemática, assentado sob a ética comunitária. Os resultados deste estudo demonstraram que o livro pode ser utilizado para trabalhar os seguintes conteúdos: correspondência, comparação, classificação, sequenciação, história dos números, probabilidade e estatística. No que se refere à interpretação do livro sob a ética comunitária, a análise da narrativa apresentou aspectos correlatos a uma possibilidade de sala de aula, onde o labor conjunto é pautado na responsabilidade, compromisso e cuidado com o outro. Assim, este artigo contribui com as discussões acerca da concepção adotada pela TO, na qual saber e ser devem caminhar juntos nas aulas de matemática, além de apresentar orientações para a prática docente interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental.TCC Generalização de padrões de sequências recursivas: práticas e reflexões de uma pedagoga em formação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Rocha, Maria Hany dos Santos; Noronha, Claudianny Amorim; 0000-0002-4238-065X; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; 0009-0008-1019-1337; http://lattes.cnpq.br/6772007323791945; Gomes, Luanna Priscila da Silva; 0000-0002-7157-6870; http://lattes.cnpq.br/8876754933365521; Lima, Edney Araújo; 0009-0000-3267-8439; http://lattes.cnpq.br/3108078743988314O presente texto apresenta um relato de experiência que objetiva realizar uma análise de uma professora pedagoga em formação inicial, buscando identificar saberes mobilizados em uma prática de ensino-aprendizagem de padrões de sequências recursivas. A mencionada prática compreendeu o planejamento e desenvolvimento de uma tarefa de ensino e aprendizagem sobre generalização de padrões com sequências recursivas para introdução do pensamento algébrico, tendo como referencial teórico a Teoria da Objetivação (TO), que ofereceu a base sobre o processo de ensino-aprendizagem e os aspectos que envolvem o desenvolvimento do pensamento algébrico, e que tem como idealizador e principal pesquisador, Luís Radford. Além disso, a abordagem do pensamento algébrico também está pautada em aliar as experiências anteriores da autora como professora de robótica educacional para crianças da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental em constante utilização de materiais de identificação de padrões, e a matemática em sua unidade temática álgebra. A tarefa planejada foi aplicada em uma turma multisseriada de 1º e 2º anos do ensino fundamental, com crianças de 6 a 8 anos, denominada de “Grupo Cores” da Escola Estadual Hegésippo Reis, localizada em Natal, capital do Rio Grande do Norte; e teve como objetivo analisar as contribuições formativas, a partir de uma tarefa de generalização de padrões para a introdução do pensamento algébrico nos primeiros anos do Ensino Fundamental, bem como refletir sobre a relação teoria e prática, partindo de um problema envolvendo sequência recursiva. Os resultados reverberaram um ensino participativo, colaborativo, em que alunos e professores trabalharam juntos em prol de um objetivo comum, a resolução da tarefa. Além da notoriedade do encontro entre teoria e prática, para introdução do pensamento algébrico nas crianças que foram alvo da pesquisa.Dissertação Os saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir de Jaguaruana/CE e o contexto educacional: entrelaçando uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática com a teoria da objetivação(2019-06-19) Lima, Edney Araújo; Bandeira, Francisco de Assis; Morey, Bernadete Barbosa; Sousa, Giselle Costa de; Oliveira, Rosalba Lopes deA presente pesquisa teve como objetivo geral investigar as contribuições dos saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir do município de Jaguaruana/CE que favoreçam a elaboração de uma proposta de ação pedagógica para o ensino de Matemática na Educação Básica, destacando os relatos orais dos artífices em sintonia com os objetos do conhecimento, habilidades e Unidades Temáticas de Matemática do Ensino Fundamental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É uma pesquisa de ordem qualitativa, com abordagem etnográfica, centrada na concepção de Etnomatemática de D‟Ambrosio (2011) e na condução metodológica didática dos princípios da Teoria sociocultural de aprendizagem da Objetivação de Radford (2006). Perante os dados coletados na pesquisa de campo realizada com o grupo cultural dos tecelões de Jaguaruana/CE, edificou-se o Produto Educacional os saberes etnomatemáticos dos tecelões: tecendo redes de ensino e aprendizagem da Matemática com a Teoria da Objetivação, que foi aplicado e validado pelos professores de Matemática do Ensino Fundamental da rede municipal em uma formação continuada. O deferimento da proposta de ação pedagógica surge mediante o percentual de 93% dos professores que avaliaram o trabalho acima do parâmetro bom, com tendência para a excelência, bem assim, considerando o Produto Educacional aplicado como aprovado. Destarte, é perceptível a riqueza de saberes matemáticos advindos desse labor, como procedimentos de equivalência, proporcionalidade, interdependência, variação e aproximação, ademais a relevância da escola respeitar os elementos do contexto cultural dos alunos, pois, tal reconhecimento proporciona a edificação de uma relação de confiabilidade e valorização dos seus conhecimentos.Produto Educacional Os saberes etnomatemáticos dos tecelões: tecendo redes de ensino e aprendizagem na Matemática com a Teoria da Objetivação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019) Lima, Edney Araújo; https://orcid.org/0009-0000-3267-8439Produto educacional fruto da dissertação intitulada Os saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir de Jaguaruana/CE e o contexto educacional: entrelaçando uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática com a teoria da objetivação.TCC Sequências e padrões de figuras geométricas: o pensamento algébrico no 1º ano do Ensino Fundamental.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Nascimento, Patricia Freitas do; Gomes, Luanna Priscila da Silva; Gomes, Luanna Priscila da Silva; Lima, Edney Araújo; Gonçalves, Paulo Gonçalo FariasO artigo surgiu de uma experiência de estágio obrigatório supervisionado na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na turma do 1º ano dos Anos Iniciais, e possui como objetivo refletir sobre o pensamento algébrico a partir do trabalho com sequências e padrões de figuras geométricas presentes em poemas e ilustrações produzidos por uma turma do 1º ano, em 2022, do Ensino Fundamental do NEI-CAp/UFRN. A metodologia utilizada para levantar as discussões e trazer reflexões sobre a temática é a pesquisa bibliográfica e documental, recorrendo a documentos oficiais e ao livro “Entre Múmias e faraós, poemas e problemas: descobertas do 1º ano matutino” (Souza; Gomes, 2022). Os resultados encontrados indicam a importância de introduzir o ensino da álgebra desde cedo nas escolas para o desenvolvimento do pensamento algébrico, iniciando através da identificação de padrões e repetições em uma sequência de elementos, trazendo assim como contribuição para a área da educação, as potencialidades de um trabalho pedagógico matemático e interdisciplinar realizado para refletir em torno de “como desenvolver uma atividade pedagógica que visa contribuir com a introdução do pensamento algébrico nos Anos Iniciais?”.