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    Dissertação
    Constituição identitária de sujeitos aprendizes de Libras no CAS Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-09) Lima, Emiliana Oliveira de; Faria, Marilia Varella Bezerra de; https://orcid.org/0000-0002-5832-891X; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; http://lattes.cnpq.br/3619659534790340; Alves, Maria da Penha Casado; https://orcid.org/0000-0003-1762-5210; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; Benini, Raquel Elizabeth Saes Quiles
    Esta pesquisa investiga como ocorre o processo de constituição identitária de sujeitos aprendizes de Libras no Centro Estadual de Capacitação de Educadores e de Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS Natal. A interação dialógica é inerente ao ímpeto humano de se relacionar socialmente, acontecendo por meio de diferentes linguagens, sejam orais ou visuais. Nessas relações de alteridade, somos, inevitavelmente, refratados pelos discursos que nos circundam, o que reverbera nossas constituições identitárias. Sendo assim, situamo-nos no grande terreno (in)disciplinar da Linguística Aplicada (FABRÍCIO, 2017; MOITA LOPES, 2006, 2013; PENNYCOOK, 2006; KLEIMAN, 2013), cujos pressupostos dialogam a partir do sujeito em sua singularidade, com o objetivo de criar inteligibilidade sobre problemas sociais em que a língua tem papel central. Para robustecer as discussões desta investigação, recorremos aos estudos do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2011, 2015, 2016, 2017a, 2018; VOLÓCHINOV, 2018, 2019), para nos amparar quanto à questão de linguagem enquanto prática social; para fundamentar as discussões acerca das identidades, nos baseamos nos Estudos Culturais (HALL, 2014, 2020; CANCLINI, 2016, 2019; WOODWARD, 2014); e para as fundamentações relacionadas à Libras e às constituições identitárias dos seus aprendizes surdos e ouvintes, nos ancoramos nos Estudos Surdos (ALBRES, 2016; LODI, 2004, 2006, 2021; GESSER, 2009a, 2009b; PERLIN e MIRANDA, 2003; PERLIN e REIS, 2012; QUADROS, 2017, 2019; ROSA, 2012; SÁ, 2010; SKLIAR, 1998). A construção dos dados constituiu-se na perspectiva da LA embasada na abordagem qualitativointerpretativista, realizada por meio da aplicação de questionário e de entrevista com onze sujeitos surdos e ouvintes do referido Centro. A partir das análises, reconhecemos que, por meio de seus discursos, os sujeitos revelam identidades plurais, desde interessadas pelo outro e pela língua, envolvidas nas causas surdas, a orgulhosas dos seus posicionamentos identitários de aprendizes de Libras enquanto pessoa surda, mãe de surdo e professora de surdos. Assim, concluímos que todas elas atravessam a ressignificação da surdez, que se dá por intermédio de diversificadas experiências dialógicas.
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