Navegando por Autor "Lima, Fábio Alves de"
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TCC O conselho escolar e suas atribuições na administração da escola pública(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Lima, Fábio Alves de; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/4656904861410705; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Dantas, Cláudio Bezerra; Araújo, Maíra Medeiros deEste trabalho apresenta um estudo sobre as atribuições do Conselho Escolar na gestão das unidades de ensino. O objetivo da pesquisa é compreender como atua o Conselho Escolar na gestão da escola. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, direcionada a aspectos que remetem a responsabilidades do Conselho Escolar, sua composição, o perfil de seus membros e como o órgão se relaciona com a equipe administrativa em uma determinada unidade de ensino. Para viabilizar os resultados da pesquisa, foram realizadas entrevistas com os membros titulares do Conselho Escolar de uma escola pública de Ensino Médio. Os dados obtidos foram tratados por meio da técnica de análise de conteúdo. Em síntese, os resultados sugerem que, na unidade de ensino pesquisada, os integrantes titulares do Conselho Escolar demonstraram compreender a importância do trabalho que precisam desempenhar. Na visão dos sujeitos, o órgão é soberano em suas decisões, não sofrendo interferência da equipe diretiva em suas ações, fator que confere ao colegiado liberdade e autonomia para atuar. Todavia, no contexto prático, documentos como Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico são ignorados por alguns conselheiros e membros da comunidade escolar, não há formação prévia para aqueles que ingressam no órgão, a participação dos pais é praticamente nula e a essência da gestão colegiada por meio de uma integração ampla precisa ser aprimorada. De maneira concreta, não ficou claro se cada conselheiro tem conhecimento do conjunto de atribuições e competências delegadas ao Conselho Escolar. Nesse sentido, será preciso educar a comunidade escolar para que ela compreenda a importância dos órgãos colegiados, o que compete a cada um deles e qual o papel que cada membro deve desempenhar, fatores que ainda não são percebidos na realidade da unidade educacional pesquisada.Dissertação Gestão escolar democrática, participação e autonomia: realidade ou utopia?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-28) Lima, Fábio Alves de; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/9209334172096854; ; http://lattes.cnpq.br/4656904861410705; Tinôco, Dinah dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/8281386555414820; Lima, Marcos Antonio Martins; ; http://lattes.cnpq.br/4480882123614278O presente trabalho analisou a relação entre participação e autonomia da escola, observando a atuação do Diretor e do Conselho Escolar e se a escola goza de autonomia pedagógica, administrativa e financeira. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, realizada em 47 escolas estaduais do Rio Grande do Norte, e composta por 292 sujeitos, divididos em 3 grupos (Direção, Coordenação e Conselho Escolar). O instrumento de coleta foi um questionário e o tratamento dos dados foi realizado por meio de estatística descrita e inferencial, utilizando-se o teste Qui-quadrado. Os resultados demonstram que o ambiente escolar é composto em sua grande maioria por mulheres com nível de escolaridade predominante em especialização. Mesmo todas as escolas possuindo Conselho Escolar e Conselho Fiscal, nenhuma delas possui Associação de Pais e Mestres e apenas uma possui Grêmio Estudantil, sendo que o processo de escolha da Direção se dá, em 83% delas, por via eletiva. Os indicadores sugerem que a relação entre família, escola e sociedade permanece distante, mas Diretores, Coordenadores e representantes dos Conselhos Escolares desempenham suas funções de forma coerente. Quanto à autonomia, sua presença se dá de forma limitada e mesmo havendo relação com a participação, o sistema educacional permanece rígido e centralizador.