Navegando por Autor "Lima, Jônia Cybele Santos"
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Artigo Ações de educação em saúde e o planejamento familiar: um relato de experiência(Revista Ciência Plural, 2018) Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Bezerra, Isaac Newton Machado; Monteiro, Vinicius Costa Maia; Nascimento, Jânio Luiz do; Vieira, Natalia Raiane Silva; Silva, Rafaela Priscila Carvalho da; Alcântara, Bárbara Danielle Calixto de; Gonzaga, Magnólia Carvalho Aquino; Lima, Jônia Cybele Santos; https://orcid.org/0000-0003-1587-2664Introdução: Atualmente o planejamento familiar é desenvolvido principalmente pela Atenção Primária nas Unidades Básicas de Saúde a partir das Equipes de Estratégia Saúde da Família, que trás em seu modelo assistencial o trabalho em equipe, vínculo entre profissionais e comunidade, e participação comunitária. Objetivo: Relatar a experiência diante da interação ensino-serviço para a formação de futuros profissionais de saúde, a partir da construção de espaços de Educação Popular em Saúde, abordando a temática do planejamento familiar. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo, tipo relato de experiência, com construção e execução, a partir de momentos de Educação Popular em Saúde, no município de Baraúna, Rio Grande do Norte, entre janeiro e fevereiro de 2018. Resultados: Essa ação resultou na construção de uma peça de Teatro Fórum e de um Quiz realizados nas Unidades de Saúde, com a participação de profissionais e usuários das comunidades, construindo movimentações, com descontração e roda de conversa. Conclusão: A Educação Popular em Saúde mostrou-se como uma ferramenta essencial para o estabelecimento de vínculos entre profissionais e usuários e um potencializador das movimentações de conhecimentos e escutas, construindo espaços coletivos de troca de saberes e experiênciasTCC Acolhimento na Atenção Básica: opiniões e vivências de trabalhadores do SUS(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-09) Lima, Maria Clara Pinheiro de; Castro, Janete Lima de; Castro, Janete Lima de; Soares, Ângela Maria de Medeiros; Lima, Jônia Cybele SantosA Atenção Básica busca promover o cuidado individual e coletivo com ações que envolvem a integralidade, longitudinalidade e acesso. É desenvolvida por uma equipe multiprofissional e tem na Estratégia de Saúde da Família sua tática principal para a mudança do modelo focado na cura de doenças para outro, focado na promoção e prevenção. A Política Nacional de Humanização tem como objetivo fortalecer a Atenção Básica e possui como uma de suas diretrizes o acolhimento, para, desse modo, buscar atender toda pessoa que busca o serviço de saúde, garantindo acesso e qualificando a relação do trabalhador e usuário. O Acesso Avançado é um modelo de organização do agendamento que pode integrar o acolhimento e que busca diminuir o tempo de espera no atendimento, ausência nas consultas, atendendo 50% dos usuários no mesmo dia e agendando os outros 50%. Em decorrência do estágio curricular e obrigatório da graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), identificou-se que a Unidade de Saúde da Família Novo Horizonte, em Natal/RN, utiliza a prática do Acesso Avançado e foram levantados alguns questionamentos sobre a implantação desse modelo. A partir deles foi traçado o objetivo geral da pesquisa que busca analisar as opiniões e vivências dos trabalhadores a respeito da implantação do acolhimento com Acesso Avançado na USF Novo Horizonte. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e qualitativa, na qual foi utilizado o método de entrevista, no período de julho a setembro de 2019, contando com a participação de 16 trabalhadores, efetuando-se a análise de dados e a análise de conteúdo na modalidade temática. Os resultados indicaram que o acolhimento com Acesso Avançado modificou positivamente o serviço da Unidade, pois promoveu a diminuição das filas e do absenteísmo dos usuários, melhorou a escuta/diálogo dos trabalhadores com o usuário e a qualidade do trabalho. A USF Novo Horizonte atualmente é referência na utilização do acolhimento com acesso avançado, pois conseguiu modificar práticas desumanas de atendimento para uma realidade de organização do processo de trabalho e de resolutividade das demandas dos usuários.TCC Atuação do Conselho Nacional de Saúde frente à pandemia de COVID-19: uma análise documental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-17) Acipreste, Mayara Teixeira Laurentino; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; 0000-0003-0647-5093; http://lattes.cnpq.br/2815060787835835; http://lattes.cnpq.br/6761029044315754; Castro, Janete Lima de; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; Lima, Jônia Cybele Santos; http://lattes.cnpq.br/2487483914488475Introdução: A legislação do Sistema Único de Saúde confere aos Conselhos de Saúde, enquanto órgãos colegiados deliberativos, a competência para fiscalizar as ações de saúde e deliberar sobre as temáticas de interesse da gestão em saúde e do controle social. Objetivo: Analisar a atuação do Conselho Nacional de Saúde no enfrentamento à pandemia de COVID-19. Metodologia: Trata-se de uma análise documental, de natureza descritiva e com abordagem qualitativa, realizada entre outubro e novembro de 2021. Os atos normativos foram recuperados do site do Conselho Nacional de Saúde e analisados à luz do referencial teórico-metodológico da Análise de Conteúdo. Resultados: Entre 86 atos normativos expedidos pelo Conselho Nacional de Saúde, 20 foram incluídos no estudo por apresentarem relação direta com as medidas de enfrentamento à emergência de saúde pública de importância internacional provocada pelo vírus SARS-COV-2. A partir do teor e das aproximações temáticas dos documentos selecionados, eles foram organizados em três categorias: Atenção à Saúde; Gestão Orçamentária e Financeira; e Saúde e Segurança nos Serviços de Saúde. Conclusão: Apesar da não observância da edição de resoluções, instrumento com maior poder de vinculação ao ato do gestor da saúde, restringindo-se a emissão de recomendações, o Conselho Nacional de Saúde desenvolveu seu papel institucional e político, necessário na atual conjuntura, principalmente num cenário que ao longo dos últimos anos vem mitigando a legitimidade dos espaços de controle e participação social no Brasil.Artigo Atuação do conselho nacional de saúde frente à pandemia de covid-19: uma análise documental(Revista Ciência Plural, 2022) Castro, Janete Lima de; Acipreste, Mayara Teixeira Laurentino; Lima, Jônia Cybele Santos; Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012A legislação do Sistema Único de Saúde confere aos Conselhos de Saúde, enquanto órgãos colegiados deliberativos, a competência para fiscalizar as ações de saúde e deliberar sobre as temáticas de interesse da gestão em saúde e do controle social.Objetivo:Analisar a atuação do Conselho Nacional de Saúde no enfrentamento à pandemia de COVID-19.Metodologia:Trata-se de uma análise documental, de natureza descritiva e com abordagem qualitativa, realizada entre outubro e novembro de 2021. Os atos normativos foram recuperados do sitedo Conselho Nacional de Saúde e analisados à luz do referencial teórico-metodológico da Análise de Conteúdo.Resultados:Entre 86 atos normativos expedidos pelo Conselho Nacional de Saúde, 20 foram incluídos no estudo por apresentarem relação direta com as medidas de enfrentamento à emergência de saúde pública de importância internacional provocada pelo vírus SARS-COV-2. A partir do teor e das aproximações temáticas dos documentos selecionados, eles foram organizados em três categorias: Atenção à Saúde; Gestão Orçamentária e Financeira; e Saúde e Segurança nos Serviços de Saúde. Conclusões: Apesar da não observância da edição de resoluções, instrumento com maior poder de vinculação ao ato do gestor da saúde, restringindo-se a emissão de recomendações, o Conselho Nacional de Saúde desenvolveu seu papel institucional e político, necessário na atual conjuntura, principalmente num cenário que ao longo dos últimos anos vem mitigando a legitimidade dos espaços de controle e participação social no BrasilTCC Autoeficácia das habilidades de comunicação: avaliação dos profissionais da Estrategia Saúde da Família(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-06) Bezerra, Isaac Newton Machado; Piuvezam, Grasiela; Ádala Nayana de Sousa Mata; Piuvezam, Grasiela; Santos, Gilberto Martins; Lima, Jônia Cybele SantosObjetivo: Realizar uma descrição da autoeficácia dos profissionais inseridos nas Equipes de Saúde da Família (eSF) sobre suas Habilidades de Comunicação (HC), no município de Natal, Rio Grande do Norte/RN. Método: Estudo epidemiológico, exploratório, quantitativo, do tipo transversal com profissionais atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS), com a aplicação do Questionário de Autoeficácia (SE-12). Foi utilizado o valor de p<0,05 como estatisticamente significativo. O escore total foi utilizado para a realização dos testes estatísticos; Teste T independente, ANOVA e Post-Hoc de Bonforroni. Resultados: A amostra foi composta por 170 profissionais vinculados as eSF dos cinco Distritos Sanitários, com distribuição paritária entre nível médio e superior. O sexo feminino foi predominante com (68,1%) de representatividade, entre os cargos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foram maioria (26,19%), 41,64% dos entrevistados trabalham a mais de 7 anos na APS. Os itens que apresentaram menor média foram os relacionados a dar notícias difíceis (7,56) e lidar com pacientes/familiares irritados (7,55). A análise estatística apontou uma melhor avaliação por parte dos profissionais que tiveram algum tipo de treinamento de HC (p<0,027), bem como, aqueles que possuíam cargo de nível superior (p<0,01). Conclusão: A descrição da autoeficácia das HC entre os profissionais que integram as eSF, descritas nesse estudo, permitem identificar a percepção dos profissionais frente a sua relação com o usuário no desenvolvimento das atividades cotidianas. Como, possibilita a identificação das necessidades de melhoria dos serviços de saúde, ao que se refere o cuidado centrado no paciente e o desenvolvimento de HC.TCC Caracterização da distribuição de cursos de graduação em Odontologia e de Cirurgiões-dentistas no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-20) Araújo, Pedro Henrique de; Silva, Edna Maria da; Noro, Luiz Roberto Augusto; Lima, Jônia Cybele SantosA pesquisa objetivou caracterizar o panorama geral da Odontologia brasileira com base na distribuição de cursos de Odontologia (CO) e de Cirurgiões-dentistas (CD) no país, tecendo considerações sobre a reorientação do ensino direcionada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e a proposta de inserção no Sistema Único de Saúde (SUS). Foi desenvolvido estudo transversal descritivo com utilização de dados do Conselho Federal de Odontologia, do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do Sistema e-MEC, do Ministério da Educação (MEC). Os valores populacionais são estimados para 2019 e os demais dados são referentes ao mês de novembro do mesmo ano. O Brasil apresenta 529 CO ativos, sua maior parcela é oferecida por entidades privadas (91,1%) e na região Sudeste (35.3%). Norte (9.1%) e Centro-Oeste (10%) apresentam a menor densidade de CO. O Sudeste exibe maior oferta de vagas em CO, com 28.021 vagas distribuídas em 187 instituições (149,8 vagas/instituição), 38.4% do total de 72.948 vagas autorizadas pelo MEC. O Norte apresenta o menor número de vagas disponível, 6.693 (9.1%). São 328.251 os CD em atividade no Brasil, concentrados principalmente no Sudeste, em oposição ao Norte, que traz os menores números de profissionais. Com relação ao panorama da distribuição dos CD, a relação Habitante/CD foi inferior ao valor de 1.500 (preconizado pela Organização Mundial da Saúde - OMS) nos estados e capitais de todas as regiões do Brasil, com média geral de 640 Hab./CD. O eixo Sul-Sudeste se apresenta como a faixa mais saturada de profissionais no país. Em contrapartida, o eixo Norte-Nordeste apresenta a menor taxa de saturação, ocorrendo valores aceitáveis para o índice da OMS no conjunto das cidades interioranas de 11 estados pertencentes às regiões Norte e Nordeste. O campo de atuação do Cirurgião-dentista brasileiro está saturado, com número maior de profissionais do que o recomendado pela OMS. Devem ser definidas políticas que reorientem a inserção da força de trabalho e estratégias que assegurem a qualidade do ensino. Há a necessidade de discutir soluções que possam ajudar a melhorar a atual situação da Odontologia e a garantia de seu futuro enquanto profissão, que passa pela sua articulação com o SUS e pela reorientação do ensino através das DCN.TCC Condições de trabalho como fonte de adoecimento: como percebem os trabalhadores?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-03) Nascimento, Emanuelle Yasmim Silva do; Castro, Janete Lima de; Castro, Janete Lima de; Lima, Jônia Cybele Santos; Oliveira, Nathalia Hanany Silva dePrecarious working conditions can negatively affect the life of the health worker, creating dissatisfaction, lack of motivation, developing psychological illnesses, and causing work-related accidents. The sense of devaluation that directly affects their dignity, identity, social position and health is growing. These conditions may be one of the causes of work avoidance and absenteeism. The present study aims to analyze the relationship between working conditions and the feeling of devaluation among health workers. It is a documentary research, with a qualitative approach, having as participants of the research, health professionals of the middle and upper level of the Center-West region of Brazil, who were students of the Specialization and Improvement courses of Labor Management and Education in Health (CGTES), in the distance modality. The data analyzed were collected from the reading of the didactic activities with the theme "Health of the Worker and Conditions of Work in Health", posted on the virtual platform of said course. In the study, the Descending Hierarchical Classification (CHD) method was used through IRAMUTEQ 0.7 software. The analysis of the corpus demonstrated a use of 90.96% and generated a dendrogram formed by six distinct semantic classes, the classes were categorized and received the following denominations: 1 - Feeling of devaluation of the worker; 2- Factors that cause the feeling of devaluation; 3- Consequences of precarious working conditions; 4- Deprivation of professional autonomy; 5- Emotional consequences of working conditions; 6- Deficit of human resources. Was possible to analyze and understand the relation of working conditions to the feeling of devaluation, making them responsible for the departures of health professionals at work.TCC Condições de trabalho da gerência dos distritos sanitários do município de Natal/RN e os reflexos na sua saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-03) Lima, Dinorah de França; Castro, Janete Lima; Castro, Janete Lima de; Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Lima, Jônia Cybele SantosA presente pesquisa tem como objetivo analisar as condições de trabalho na percepção da gerência dos Distritos Sanitários do município de Natal/RN. Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, onde os dados foram coletados a partir de entrevistas, norteadas por um roteiro com perguntas abertas nos Distritos Sanitários de Natal/RN. Além da entrevista, foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas para caracterizar o perfil dos gerentes. A análise dos dados foi realizada segundo a técnica de análise de conteúdo, na modalidade temática, proposto por Minayo, 2013. Os dados quantitativos foram organizados com o auxílio do programa Excel versão 2010. Os resultados ressaltaram as condições inadequadas de trabalho que tem relação com a estrutura física das sedes distritais, como também a presença de fatores estressores no trabalho provocando adoecimento do trabalhador. A realização dessa pesquisa é importante por proporcionar uma compreensão acerca das condições de trabalho dos Distritos Sanitários do município de Natal, a partir da percepção dos gerentes em que neles atuam.TCC Diagnóstico avaliativo da necessidade de educação permanente com profissionais de saúde do SUS(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-11) Feliciano, Gean Ericlis da Silva; Soares, Angela Maria de Medeiros; Soares, Angela Maria de Medeiros; Lima, Jônia Cybele Santos; Silveira, Natercia Janine Dantas daIntrodução: A estratégia de formação dos profissionais de saúde não é uma tarefa fácil, é necessário o envolvimento de pessoas engajadas na formulação de técnicas e métodos para implantar e implementar um formato de Educação Permanente (EP) e continuada que garanta na prática, melhorias no processo de trabalho. Objetivo: Avaliar os dados encontrados no levantamento realizado pelo Setor de Educação Permanente e Articulação Ensino Serviço da Secretaria Municipal de Saúde do Natal no ano de 2019. Método: A pesquisa trata-se de um estudo do tipo pesquisa-ação com abordagem analítica, no qual se desenvolveu um questionário para subsidiar o levantamento das necessidades de EP e continuada da SMS do Natal-RN. O instrumento foi direcionado a 4.834 profissionais que atuam nos cinco distritos sanitários de Natal. Resultados: Dos 4.834 profissionais que receberam o questionário, apenas 189 participaram totalizando 3,90% da amostra inicial. O sexo feminino foi predominante com (78,8%) de representatividade, quanto a idade dos participantes a maior parte está na faixa etária entre 26 a 45 anos, somando 60,9% do total da amostra, com relação a escolaridade 29,1% tem a especialização como maior grau de escolaridade, nos cargos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foram maioria com 25,9%, 54,5% dos entrevistados trabalham a mais de 10 anos, 84,7% tem apenas um vínculo empregatício, 82,5% trabalha 40 horas semanais e 72,5 atuam na Atenção Básica (AB). O eixo temático eleito como necessidade pelos participantes foi o da "Vigilância, Práticas Assistenciais e Cuidados em Saúde" com 67,7% de escolha. Dentro de cada eixo (administração geral e seus processos, vigilância, praticas assistenciais e cuidados em saúde e práticas integrativas e complementares) os grupos temáticos mais selecionados foram: Gestão de Pessoas (66,7%); Urgências e Emergências (31,3%), Acupuntura e Fitoterapia com 29,7% cada. Conclusão: A avaliação e descrição dos dados encontrados no levantamento permitiu a transformação dos dados em informação, no qual poderá auxiliar no planejamento das ações de EP e continuada feito pela equipe do SEPAES na SMS do Natal-RN.TCC A formação em saúde coletiva sob o olhar docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-11) Nelo, Cecília Mayara Albino; Lima, Jônia Cybele Santos; Lima, Jônia Cybele Santos; Soares, Ângela Maria de Medeiros; Silveira, Natércia Janine Dantas daIntrodução: O campo da Saúde Coletiva surgiu no Brasil na década de 1970, vinculado ao movimento sanitário, emergindo uma formação superior em saúde considerando os princípios do SUS. A formação deve proporcionar competências específicas, sobretudo, corroborar intervenções que visem as necessidades da população e a realidade sanitária vivenciada. O ensino deve ser voltado às relações sociais, não deve ser visto apenas como transmissão de conteúdo. Objetivos: verificar a importância da formação em Saúde Coletiva na perspectiva do olhar docente, identificar as principais abordagens pedagógicas e averiguar a importância do estágio curricular nos cenários de práticas do SUS para a formação em Saúde Coletiva. Método: o estudo foi realizado com docentes efetivos e substitutos do curso de Saúde Coletiva da UFRN com aplicação de questionário semiestruturado, antecipadamente submetido ao CEP/HUOL. Os dados foram trabalhados com base na Análise de Conteúdo de Bardin, traçando categorias advindas dos enunciados contidos nos questionários, e as subcategorias, estabelecidas das respostas dos participantes. Resultados: A feminização da docência na área da saúde coletiva é uma realidade. Os docentes conheciam o Projeto Pedagógico do curso e sua importância. A maioria dos envolvidos possuem experiência profissional além docência. Constatou-se uma dicotomia entre a metodologia tradicional e a metodologia ativa utilizada pelos docentes em sala. Além disso, destacaram a qualificação docente, ótima estrutura curricular e eficiente interação ensino-serviço, porém a divergência de metodologias adotadas e o curso noturno são fragilidades existentes. Contudo, afirmam que o estágio supervisionado proporciona aos discentes excelentes vivências nos amplos cenários de práticas, além de ser uma janela para o mercado de trabalho. Conclusões: a experiência profissional antecedente à docência condiciona o docente a demonstrar na prática nos conteúdos trabalhados em aula, embora o ensino-aprendizagem em saúde ainda careça superar o modelo tradicional. A ação docente relacionada a formação profissional de universitários precisa ser uma demanda corresponsabilizada por todos.Tese A formação profissional voltada ao Sistema Único de Saúde e as percepções sobre conteúdos de saúde coletiva(2019-11-18) Lima, Jônia Cybele Santos; Noro, Luiz Roberto Augusto; Carcereri, Daniela Lemos; Guerra, Eliana Costa; Castro, Janete Lima de; Pessoa, Talitha Rodrigues Ribeiro FernandesGrande parte dos cursos da área da saúde, orientados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, tem buscado privilegiar o Sistema Único de Saúde (SUS) como cenário preferencial para a formação. Essa perspectiva tem sido enfatizada nos projetos pedagógicos e na incorporação de professores com formação em saúde coletiva buscando aproximação a essa lógica. Os objetivos do presente estudo foram analisar a formação proporcionada pelos cursos de graduação da área da saúde voltada ao SUS e as percepções sobre conteúdos de saúde coletiva a partir da visão de docentes e alunos. Do ponto de vista metodológico, o estudo foi composto por três fases. Fase I, estudo de avaliabilidade para validação de matriz de critérios com abordagem relativa aos elementos fundamentais para formar profissionais de saúde para atuação no SUS. A matriz caracterizou-se como ferramenta para integração do conhecimento, partindo da premissa de que ao se apoderar das competências essenciais à formação no SUS, problematizado por todos os atores envolvidos. A fase II, caracterizada como estudo de caso com abordagem transversal, desenvolvida a partir da aplicação da matriz de critérios validada aos alunos concluintes de cursos da área da saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A análise ocorreu por meio do programa IBM SPSS 20.0. Entre os achados, observou-se expressivo número de estudantes que relatam desejar trabalhar no SUS, o que se revela como ponto positivo ao se considerar as constantes disputas entre o setor público e privado para captação de profissionais. Com a participação de 119 docentes de cursos de Odontologia de Instituições de Educação Superior brasileiras, realizou-se a fase III. Estes responderam à matriz de critérios validada, enviada por meio do aplicativo WhatsApp®. Pela análise fatorial exploratória, definiram-se cinco fatores responsáveis pela formação para o SUS: Atenção Básica (AB); Responsabilidade Social e Trabalho em Equipe; Gestão em Saúde; Sistemas de Informação; e Educação Permanente/Humanização. Os principais avanços indicados pelos professores dos cursos de Odontologia dizem respeito ao planejamento das atividades e desenvolvimento das ações na AB; aos cenários de aprendizado que perpassam por conhecimentos diversos, os quais abrangem os conteúdos do trabalho em equipe; ao conhecimento dos princípios e diretrizes do SUS; ao sistema de informação da AB que traga o domínio e o conhecimento pautados na valorização da análise de saúde; à percepção dos grupos sociais, conhecimento da linguagem e da realidade da comunidade; ao processo de territorialização da área de atuação da equipe, considerando as características sociais, econômicas, demográficas e epidemiológicas do território, que se volte para a aplicabilidade dos dispositivos da Política Nacional de Humanização. Todavia, existem desafios que exigem um amplo aprofundamento na perspectiva de enfrentar barreiras ainda impostas pela tradicional formação na área da saúde. Assim, uma formação mais reflexiva e problematizadora se faz pertinente com a valorização dos conteúdos da saúde coletiva, reforçando o diálogo entre a saúde e a educação, para que a conquista prevista na Constituição brasileira voltada à saúde seja fortalecida de forma permanente.TCC A importância da interação ensino-serviço para a formação na graduação em Saúde Coletiva a partir do olhar discente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-11) Costa, Jaciane Kyvia Medeiros da; Lima, Jônia Cybele Santos; Silveira, Natércia Janine Dantas da; Soares, Angela Maria de MedeirosIntrodução: A integração ensino-serviço é o trabalho coletivo que pactua, articula e integra os docentes e discentes dos cursos de formação na área da saúde junto com as equipes de trabalho dos serviços, proporcionando melhorar a qualidade de atenção à saúde, com base em uma formação de excelência, voltada à satisfação das equipes de trabalho do serviço. Logo, trata-se de um canal bastante vasto que desperta nos discentes um olhar crítico-reflexivo relacionado às demandas sociais dos usuários, com a vivência e a interação entre os profissionais e usuários no processo saúde-doença. Objetivo: Analisar a importância da Interação Ensino-Serviço para a Graduação em Saúde Coletiva, a partir do olhar discente e verificar a percepção do aluno quanto à importância do estágio para formação profissional em Saúde Coletiva. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. A amostra do estudo foi constituída pelos discentes concluintes de 2019.2 e 2021.1 da graduação em Saúde Coletiva da UFRN. Após a coleta, as entrevistas foram analisadas através da técnica de Bardin. Resultados: O perfil dos entrevistados dessa pesquisa, em sua maioria, são de adultos jovens, composto por 64,29% de mulheres. Observou-se que 61,90% dos entrevistados reconhece que a interação ensino-serviço contribui totalmente na sua formação, bem como as vivências no serviço, possibilitando um primeiro contato com os serviços de saúde, proporcionando a integração com a realidade existente, por intermédio da troca de saberes entres os envolvidos e uma melhor vivencia com os serviços. Conclusões: Percebe-se que os discentes do curso de Saúde Coletiva compreende que à interação ensino-serviço é de extrema importância para a sua formação acadêmica, pois nesses cenários podem contextualizar a teoria com a prática, conhecendo a realidade dos serviços de saúde, contribuindo com estratégias e possibilitando o aumento da sua experiência, quando do desempenho das suas atividades profissionais.TCC Levantamento das práticas integrativas e complementares em saúde em uma região metropolitana(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-17) Rocha, Williana Santos da; Sampaio, Ana Tânia Lopes; DRA. ANA TÂNIA LOPES SAMPAIO; Negrão, Oswaldo Gomes Corrêa; Lima, Jônia Cybele SantosO Sistema Único de Saúde (SUS), instituído desde 1988, traz consigo o modelo de atenção pautado na atenção integral. Nesse sentido, em 2006 foi oficializado no Sistema de Saúde brasileiro as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). As Práticas abrangem sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos que dispõem de tecnologias eficazes e seguras. Dessa forma, o estudo compreendeu um levantamento do cenário das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na Região Metropolitana de Natal/RN. É um estudo analítico, descritivo, de caráter exploratório, que abrangeu todos os municípios da Região Metropolitana de Natal/RN, os quais são: Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim, São José de Mipibu, Nísia Floresta, Monte Alegre, Vera Cruz, Maxaranguape, Ielmo Marinho, Arês e Goianinha, conforme Lei Complementar n° 559, de 28 de dezembro de 2015 (RIO GRANDE DO NORTE, 2015). A pesquisa iniciou-se pela revisão de artigos a fim de atestar a existência local do serviço. Houve também a análise documental (leis e portarias) com intuito de evidenciar a implantação da política municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Em segundo momento, realizou-se análise do banco de dados do Módulo II Equipe, do II ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ, 2014. Após análise dos documentos oficiais e do acesso as informações do banco de dados do PMAQ, 2º ciclo, 2014, percebeu-se que já existia, de fato, uma considerável atuação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde pelos profissionais da Atenção Básica dessa região.TCC Planejamento e apoio institucional das equipes de Atenção Básica no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019) Lopes, Monique da Silva; Pinheiro, Themis Xavier de Albuquerque; Pinheiro, Themis Xavier de Albuquerque; Lima, Jônia Cybele Santos; Bay Junior, Osvaldo de GoesIniciativas de avaliação por desempenho vem se desenvolvendo, no Brasil, a partir de 2011, com a avaliação instituída no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Desde a criação do programa foram concluídos três (3) ciclos avaliativos: o 1º em 2011/2012; 2º em 2013/2014 e 3º ciclo 2015/2018. O programa está organizado conformando um ciclo contínuo de melhoria da qualidade nas seguintes fases: adesão voluntária e contratualização das equipes da AB; avaliação externa e certificação; e recontratualização, além de um Eixo Transversal de Desenvolvimento compreendendo: autoavaliação, apoio institucional, monitoramento, educação permanente e cooperação horizontal. O estudo aborda componentes do Eixo Transversal e tem como objetivo identificar qual a prática das equipes de atenção básica que participaram do PMAQ-AB durante o ciclo III no Rio Grande do Norte quanto ao planejamento e apoio institucional. Trata-se de estudo seccional com abordagem quantitativa envolvendo todas as equipes de Atenção Básica que participaram do ciclo III do PMAQ, no Rio Grande do Norte, e responderam ao módulo II referente à entrevista com o profissional da equipe sobre o processo de trabalho desenvolvido. As variáveis elencadas para o estudo são referentes à dimensão Planejamento da equipe e Apoio Institucional cujos dados estão publicados no portal do PMAQ na internet e utilizou-se do Software SPSS para análise dos dados por meio de estatística descritiva. Os Resultados apresentaram percentuais consideráveis para as variáveis estudadas, podendo ser evidenciado que o Apoio Institucional e o planejamento da equipe de Atenção Básica no RN estão presentes no processo de trabalho dessas equipes, porém há equipes que ainda não realizam atividades importantes relacionadas ao planejamento conforme preconizado nas políticas que norteiam a Atenção Básica. Em virtude das características do instrumento do PMAQ-AB com questões fechadas e respostas “Sim” e “Não” não foi possível abordar de modo detalhado como as atividades são desempenhadas pelas equipes.Dissertação Projetos políticos pedagógicos dos cursos de Odontologia do RN : formação profissional e a perspectiva da atenção à pessoa idosa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-05-27) Lima, Jônia Cybele Santos; Medeiros Junior, Antoni; ; ; http://lattes.cnpq.br/2487483914488475; Costa, Iris do Céu Clara; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938J9; Silva, Antonia Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788600J7O Brasil vem passando por grande transformação demográfica. Segundo o IBGE, nos próximos 20 anos a população idosa do país poderá ultrapassar os 30 milhões de pessoas. Este contingente traz especificidades com respeito ao processo de saúde/doença. É fundamental que as instituições de ensino superior estejam comprometidas com esta demanda, na perspectiva da formação integrada às necessidades de saúde da sociedade. O objetivo deste estudo é analisar os Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) dos cursos de odontologia do Rio Grande do Norte (RN), de acordo com as diretrizes curriculares nacionais (DCNs) e a formação profissional na perspectiva da atenção à pessoa idosa. Trata-se de um estudo de natureza exploratória, com abordagem qualitativa: com análise documental e entrevista. Os sujeitos do estudo foram um professor colaborador na elaboração do PPPs de cada instituição. O cenário do estudo foram as instituições de formação em odontologia do RN. Inicialmente, a análise dos PPPs foi mediante a utilização do software Alceste 4.9. A interpretação dos conteúdos das entrevistas aos professores foi feita através da análise de conteúdo de Bardin (2010). Os PPPs fundamentam-se nas DCNs, atendem as características, as especificidades regionais e buscam uma formação generalista, porém ainda fortemente direcionada aos aspectos técnico-científicos do exercício profissional. Esforços e aproximações institucionais, envolvendo docentes e discentes dos cursos, estão sendo mobilizadas para uma formação mais articulada com a rede de serviços de saúde. Entretanto, a ênfase aos conteúdos inerentes a atenção a saúde da pessoa idosa, ainda é restrita, quando se compara aquela direcionada aos conteúdos inerentes às crianças e adolescentes, presente nas três estruturas curriculares. É lícito concluir que o caráter histórico, político, científico, cultural e social, presente na sociedade, influenciam na formação profissional em odontologia do RN. A maior participação da sociedade no processo de formação profissional em odontologia se faz necessária. Essa pode ser realizada a partir do envolvimento das universidades com os conselhos de saúde, entidades representativas da classe odontológica e demais segmentos da sociedade civil organizada, no sentido de induzir reflexões e mudanças que gerem práticas educativas integradoras e interdisciplinares, com ênfase na educação permanente dos docentes, servidores, funcionários e discentes. Contendo esse processo a conduta inerente à flexibilização curricular, integração ensino-serviço e a articulação de habilidades e competências profissionais, que são indispensáveis à compreensão do ser humano e de suas complexidadesArtigo A utilização da Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) na formação em saúde: um relato de experiência(Revista Ciência Plural, 2020) Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Bezerra, Isaac Newton Machado; Nascimento, Jânio Luiz do; Vieira, Natália Raiane Silva; Silva, Rafaela Priscila Carvalho da; Monteiro, Vinícius Costa Maia; Silverio, Zacarias Ramalho; Lima, Mariel Wágner Holanda; Alves, Maria da Conceição Lima; Lima, Jônia Cybele Santos; https://orcid.org/0000-0003-1587-2664Introdução:Nos últimos anos tem se evidenciado a necessidade deimplementarnovasmetodologias no ensino, que consigam responder as mudanças tecnológicas, sociais e culturais. Neste cenário, as metodologias ativas vêm se destacando ao colocar o discente no centro do aprendizado, tornando-o parte integral e essencial desse processo. Dentre essas metodologias, está a Aprendizagem Baseada em Problemas. Essa metodologia busca o ensino a partir da solução de problemas, mediante análise em grupo, utilizando-se de conhecimentos previamente adquiridos, facilitandoa apreensãodo conhecimento e valorização do trabalho em equipe.Objetivo:Relatar a experiência de discentes de um curso da área da saúde no desenvolvimento de um caso e sua aplicação no formato de uma Aprendizagem Baseada em Problemas.Método:Estudo descritivo, tipo relato de experiência, onde se elabora o processo de construção desse tipo de aprendizagem e verificação da pertinência da estratégia proposta pordiscentesdeumcurso da saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na disciplina de Teoria Geral das Organizações. Resultados:Durante a criação e execução do caso, osdiscentes utilizaramdiversas técnicas para construir ações de enfrentamento ao caso apresentado, como a técnica de Braisntorming, oDiagrama de Causa-Efeito, construção de critérios utilizando materiais do Ministério da Saúde, consultando profissionais do serviço em busca de estratégias viáveis para esses profissionais como forma de validação. Conclusões:O desenvolvimento de um caso utilizando as metodologias que integram a Aprendizagem Baseada em Problemas propiciou aos envolvidos a experimentação de um processo criativo, rico, centrado no conhecimento. A participação dos profissionais das redes de serviços de saúde foi fundamental em todas as fases, evidenciando sua potencialidade formadora indo desde a academia aos serviços de saúde com aplicabilidade e eficiência