Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lima, Jacqueline Andrade dos Santos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Práticas de leitura e escrita no 6°ano: as fábulas na sala de aula
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-30) Lima, Jacqueline Andrade dos Santos; Marcolino, Francisco Fábio Vieira; http://lattes.cnpq.br/1149178004899236; http://lattes.cnpq.br/4389720553096931; Sousa, Henrique Eduardo de; http://lattes.cnpq.br/5119880609311149; Marques, Moama Lorena de Lacerda
    A prática da leitura literária em sala de aula, a qual leve em consideração as experiências subjetivas dos leitores, apresenta-se como elemento basilar para a aquisição de significados dessas leituras, bem como suas possíveis ressignificações e reescritas por parte dos alunos. Todavia, práticas nas quais o texto literário é apresentado apenas para servir de mote para a exposição dos conteúdos, negligenciando a subjetividade do sujeito leitor, ainda ocorrem. Dessa forma, metodologias diferenciadas fazem-se necessárias na tentativa da promoção do letramento literário dentro do espaço escolar. Como possibilidade de contribuição para a formação de um aluno leitor e também com proficiência de escrita, elaboramos uma proposta de sequência básica a partir de Cosson (2018), utilizando o gênero literário fábula. Temos como objetivo o exercício de práticas de leitura e reescrita dos textos em turmas de 6° ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. A proposição desse trabalho corrobora com a inserção da subjetividade do aluno nas leituras dos textos e principalmente em sua escrita, associando-a a sua leitura de mundo. Na sequência básica que será o produto final desta pesquisa, o aluno fará a leitura das obras e, a partir delas, será autor de sua própria fábula, tornando-o protagonista no processo de letramento literário. Para fundamentação teórica utilizamos as obras de Cosson (2018, 2019), Oliveira (2011), Candido (1995), Rouxel (2013, 2014), Santos (2003), além de fundamentar o trabalho didático nas competências e habilidades da BNCC. Consideramos, finalmente, que o letramento literário como prática pedagógica pode contribuir com a formação crítica do aluno, estimulando a sua autonomia de escritores capazes de contextualizarem nas obras lidas as suas vivências.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM