Navegando por Autor "Lima, João Victor Silva de Barros"
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Dissertação Instrumentos de avaliação de leitura de palavras e pseudopalavras: revisão e aplicabilidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-10) Lima, João Victor Silva de Barros; Azoni, Cintia Alves Salgado; Navas, Ana Luiza Gomes Pinto; http://lattes.cnpq.br/0754347427711718; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://orcid.org/0000-0002-5071-3645; http://lattes.cnpq.br/5385599236907304; Alves, Luciana Mendonça; https://orcid.org/0000-0002-6403-4117; http://lattes.cnpq.br/6377992247953380; Mousinho, RenataObjetivo: Analisar as variáveis psicolinguísticas de estímulos a partir de um banco de palavras e pseudopalavras e contribuir para a validação e o desenvolvimento de instrumentos de triagem e avaliação de leitura. Método: Para o Estudo 1, uma revisão de escopo foi realizada seguindo as diretrizes PRISMA-ScR, com a utilização da estratégia "PCC" (População, Conceito e Contexto). A busca por estudos relevantes ocorreu em seis bases de dados internacionais. Estudos que empregaram instrumentos de avaliação da leitura oral em escolares de 6 a 14 anos e 11 meses foram incluídos. Para o Estudo 2, participaram 262 crianças do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I, avaliadas individualmente com o aplicativo Fluency IDB Portuguese, que apresenta estímulos controlados por complexidade silábica. Resultados: No Estudo 1, a análise de 16 estudos revelou 11 instrumentos de avaliação, com variações na complexidade silábica, regularidade e frequência das palavras e pseudopalavras utilizadas, mas evidenciou uma baixa descrição da validação desses instrumentos. No Estudo 2, os resultados indicaram que o desempenho na leitura foi influenciado pelo ano escolar, pelo tipo de estímulo e pela complexidade silábica, demonstrando que palavras com estrutura mais simples foram lidas com maior facilidade. Conclusão: No Estudo 1, a falta de informações sobre a validação dos instrumentos pode comprometer a precisão das avaliações da leitura. No Estudo 2, os achados reforçam a influência da complexidade silábica na fluência leitora e apontam a relevância de instrumentos validados para uma avaliação eficaz das dificuldades de leitura, possibilitando intervenções mais precisas no contexto clínico e educacional.TCC Processamento fonológico de crianças em vulnerabilidade social antes e após a pandemia da COVID-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-25) Lima, João Victor Silva de Barros; Azoni, Cíntia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://orcid.org/0000-0002-5071-3645; http://lattes.cnpq.br/5385599236907304; Azoni, Cíntia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; Gonçalves, Maria de Jesus; https://orcid.org/0000-0003-2580-485X; http://lattes.cnpq.br/1882493636300348; Souza, Luana Gabriele Garcia de; http://lattes.cnpq.br/9324074826314771OBJETIVO: Descrever e comparar o desempenho do processamento fonológico antes e após a pandemia de escolares em vulnerabilidade submetidos à intervenção baseada no modelo de resposta à intervenção (RTI). MÉTODOS: Estudo longitudinal e descritivo aprovado pelo Comitê de Ética da Instituição. Amostra composta por 10 escolares com idade média de 10,5 anos, submetidos à avaliação do processamento fonológico, dentre elas a consciência fonológica, acesso ao léxico mental e memória de trabalho fonológica. RESULTADOS: A análise entre os momentos pré e pós indicou que os escolares, no primeiro momento, apresentaram desempenho abaixo do esperado na consciência fonológica (exceto em consciência fonêmica) e na memória de trabalho fonológica, já no acesso rápido ao léxico houve desempenho inferior apenas no subteste de dígitos. No pós-pandemia, os escolares apresentaram desempenho fora do esperado apenas no subteste de letras do acesso rápido ao léxico e na memória de trabalho fonológica. CONCLUSÃO: A maioria dos escolares do estudo apresentaram desempenho pós-pandemia dentro do esperado nas habilidades de consciência fonológica e acesso rápido ao léxico, porém com desempenho ainda abaixo do esperado em memória de trabalho fonológica. Sugere-se que as habilidades do processamento fonológico sejam trabalhadas a fim de reduzir as consequências da defasagem escolar e dos impactos da pandemia do COVID-19, favorecendo a aprendizagem escolar, em especial a leitura e escrita.