Navegando por Autor "Lima, Jonathas Marques Pereira de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Percepções de ensino-aprendizagem de alunos na Orquestra Potiguar de Clarinetes: uma perspectiva de ensino não formal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Lima, Jonathas Marques Pereira de; Morais, Pollyanna Guimarães da Silva de; Araújo, João Paulo de; Lima, Ronaldo Ferreira deLevando em conta as diversas modalidades de ensino, a educação não formal apresenta conceitos que estão de acordo com o aprendizado ocorrente nos ensaios e apresentações da Orquestra Potiguar de Clarinetas (OPC). Ao evidenciar as práticas ocorridas nas atividades do grupo, nota-se que a intenção está manifesta em uma relação não formal de ensino e, consequentemente, resulta em experiências musicais não-formais. Os conhecimentos desses alunos, além de serem produzidos pela aquisição de conteúdos estabelecidos previamente, são obtidos também através das próprias dificuldades que vão surgindo, das necessidades que vão se mostrando a cada ensaio e principalmente pela troca de informações entre os componentes. Diante disso, o principal objetivo desta pesquisa foi investigar como ocorrem os processos de ensino e aprendizagem musical não formais nas atividades da OPC. Para tomar conhecimento sobre o que os alunos e professores pensam sobre as práticas da orquestra, foram elaboradas entrevistas para ambas partes. Os questionamentos feitos para os alunos buscavam identificar o posicionamento deles em relação às contribuições que a prática musical da orquestra os oferece, enquanto as perguntas direcionadas aos professores tinham a finalidade de analisar suas perspectivas em relação ao processo de aprendizado do grupo, assim como relatos sobre a experiência docente e a importância da escolha do repertório da orquestra. A pesquisa constatou que as atividades do grupo proporcionam, além do aperfeiçoamento na leitura musical e a prática de conjunto, experiências extramusicais de valores para a vida pessoal, como: respeito, criação de laços de amizade e oportunidades de vivenciar momentos de descontração. Concluindo, por mais que os ensaios do grupo sejam realizados em um espaço de ensino formal, o aprendizado adquirido pelos alunos caracteriza uma relação não formal de ensino, que permite a aquisição de conhecimentos e vivências que estão além dos esperados para um grupo instrumental.