Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lima, Jorge Ítalo Macêdo Prudêncio de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Aprendizado de conceitos de administração em disciplinas de graduação através de casos para ensino
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-24) Lima, Jorge Ítalo Macêdo Prudêncio de; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; http://lattes.cnpq.br/5594114802781506; Araújo, Maria Valeria Pereira de; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa; 03737471444
    O objetivo do presente trabalho é investigar a apropriação de conceitos introdutórios de Administração a partir das implicações do método do caso. Como objetivos específicos estão: identificar a utilização dos conhecimentos teóricos nas respostas do alunado; compreender a articulação entre teoria e prática; e analisar o processo reflexivo na utilização do método do caso. A pesquisa parte da ontologia da interação sujeito-objeto, a partir da obra piagetiana, dado que seus arquivos colocam o Ser Social como a perspectiva mais adequada para compreender o estudo do discurso lógico do ente. Diante o exposto, a pesquisa está alicerçada no paradigma interpretativista, na qual o autor interpreta aquilo que é falado pelos entrevistados ou produtores do conteúdo a ser explorado. Tal método, composto por procedimentos sistemáticos, A pesquisa é qualitativa e analisou repostas de Casos para Ensino aplicados em 14 turmas diferentes, entre 2011 e 2020, compreendendo 219 respostas. Nesse cenário, para compreender as construções teóricas desenvolvidas pelos alunos em sala a partir dos casos para ensino propostos, o método utilizado será a Análise de Conteúdo. Como resultados o estudo identificou que existe a utilização de conhecimentos teóricos nas respostas do alunado; em muitas respostas existe a articulação entre teoria e prática; embora o processo reflexivo nas respostas do alunado aos caso nem sempre é evidenciada. Por fim, o estudo conclui que a apropriação de conceitos introdutórios de Administração a partir da utilização do método do caso é em grande maioria inadequada, por dar preferência a conhecimentos prévios em detrimento aos aspectos teóricos estudados pode alcançar o entendimento do conteúdo emitido, bem como fazer inferências sobre as respostas coletadas. Os resultados do estudo podem demonstrar diferentes níveis e características de apropriação dos conceitos de administração por meio da utilização de casos para ensino.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM