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    Dissertação
    Festa da Irmandade dos Negros do Rosário: pela valorização da história afro-brasileira e combate ao racismo em Serra Negra do Norte (RN)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-08) Lima, José Fabiano de; Souza, Juliana Teixeira; https://orcid.org/0000-0002-9537-7884; http://lattes.cnpq.br/7893663154086378; http://lattes.cnpq.br/9384112984405763; Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes; Conceição, Maria Telvira da
    O presente trabalho é resultado de pesquisa realizado na Escola Estadual Professor Leomar Batista de Araújo, localizada no município de Serra Negra do Norte – RN, com o objetivo de explorar a Festa de Nossa Senhora do Rosário desse município como estratégia para a construção de educação antirracista nas aulas de História. O estudo dessa Festa no espaço escolar contribui, de acordo com Lei Federal nº 10.639/03, para a valorização e fortalecimento da identidade afro-brasileira, além de promover a luta contra as discriminações raciais, através do ensino de História Local. Com relação ao suporte teórico-metodológico aponto as contribuições de Roger Chartier. E com o intuito de se criar uma educação potencializadora que combata as discriminações raciais na escola cito autores que abordaram essa temática e contribuem para promomover rupturas com um modelo de educação histórica centralizado nos valores eurocêntricos. Nesse sentido, valorizam-se as contribuições de Kabenguele Munanga e de Sílvio de Almeida, fundamentais para a compreensão do protagonismo negro na história brasileira. Essa pesquisa permitiu ainda a análise de fontes históricas diversas, tais como: registros escritos sobre a Festa do Rosário (documentos encontrados junto à Paróquia de Nossa Senhora do Ó, a produção acadêmica e a literatura local); entrevistas realizadas junto à comunidade escolar e a membros da Irmandade dos Negros do Rosário; documentários e reportagens presentes em canais de informações da comunidade serra-negrense, (jornais e revistas). A análise desses dados levará em consideração os 20 anos de existência da Lei 10.639/03 e sua inserção nos saberes e práticas educacionais, desenvolvidos no âmbito do ensino de História Africana e Afro-brasileira, presente na Escola Estadual Prof. Leomar Batista de Araújo. E por fim, como proposta de intervenção foi desenvolvida uma sequência didática, que buscou na história local, fortalecer o protagonismo das pessoas negras por meio a Festa da Irmandade dos Negros do Rosário de Serra Negra do Norte.
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