Navegando por Autor "Lima, Joyce Brenna da Silva"
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TCC As concepções de educação para o trabalho na revista IDORT (1950-1956)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-02) Lima, Joyce Brenna da Silva; Medeiros Neta, Olívia Morais de; Medeiros Neta, Olívia Morais de; Gurgel, Rita Diana de Freitas; Vieira, Arthur Cassio de OliveiraEste trabalho situa no campo da história da educação profissional e tem como objetivo compreender e analisar as concepções de Educação para o trabalho que norteavam as práticas na organização do Ensino Industrial do IDORT, a partir do exame de sua revista, no período de 1950 a 1956. Para realização desta pesquisa, tomamos como fontes a revista IDORT publicadas de 1950 a 1956, operacionalizadas através da análise documental e do entendimento da imprensa como fonte. Com relação à Instituição, compreendemos o IDORT a partir das análises de Justino Magalhães sobre instituição e de educação profissional e trabalho-educação para Maria Ciavatta (2019) e Dermeval Saviani (2007). Pensado e criado no início da década de 1930, o Instituto tinha como intencionalidade a organização de um sistema educacional que formasse a classe trabalhadora em uma perspectiva tecnicista, fundamentada no pensamento taylorista. Seu principal objetivo era promover o progresso e o desenvolvimento industrial do Brasil. Já a sua revista foi criada para circular as informações pertinentes ao IDORT, as quais refletem o momento histórico e político da época, assim como respaldam as concepções educacionais alinhadas ao modelo econômico vigente. De tal forma, podemos perceber a atuação de um grupo de intelectuais filiados ao IDORT, pensando a educação para o trabalho em seu espaço-tempo e divulgando essas ideias em um periódico, com vistas à aplicação de um modelo educacional específico no corpo social.