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Navegando por Autor "Lima, Kayanny Elidja de"

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    Dissertação
    “Favela-senzala” a partir do olhar memorialístico de Conceição Evaristo, em Becos da Memória
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-15) Lima, Kayanny Elidja de; Dunder, Mauro; https://orcid.org/0000-0002-2855-4764; http://lattes.cnpq.br/5823862599362727; http://lattes.cnpq.br/9253751031902025; Welter, Juliane Vargas; Leal, Marcelle Ferreira
    O material literário focalizado nesta pesquisa é o romance Becos da Memória, da escritora Conceição Evaristo, cujo enredo apresenta o processo de desfavelamento pelo qual passam uma série de personagens. Uma dessas personagens desempenha o papel de narradora: a partir de Maria-Nova, é possível conhecer Vó Rita, Maria-Velha, Negro Alírio, Bondade e Tio Totó, sujeitos que dão vida à história e cujas vivências permitem vislumbrar a realidade e a dificuldade que emerge do espaço favela. Esse modo de contar a história revela o projeto literário da escritora, intitulado escrevivência. Com isso em mente, o objetivo do presente trabalho é configurar o aspecto da memória no romance, tomando-o como elemento constituinte da escrevivência, que se manifesta pela narradora-personagem. Para efetivar esse objetivo, toma-se como aporte teórico-metodológico a abordagem de memória individual, coletiva, oficial e subterrânea tal qual postulada em Halbwachs (1990) e Pollak (1989); os conceitos de ancestralidade e de oralidade tal qual forjado por Martins (2021) e os conceitos de trauma e de testemunho tal qual pensados por Seligmann-Silva (2008). Além disso, se embasa as discussões sobre os griots em Cruz (2019) e Nascimento (2021) e sobre a literatura negra em Cuti (2010) e Azevedo (2021). Da aplicação dos referidos conceitos ao romance de Conceição Evaristo, desvelou-se os seguintes resultados: (i) se comprovou que a construção do sujeito se dá pela memória; (ii) o espaço favela tal qual descrito pela autora configura um espaço semelhante ao da senzala; (iii) o processo de desfavelamento marca uma nova forma de apagamento do povo negro. Com base nesses resultados - e no fato de que o projeto literário de Conceição Evaristo tende a incorporar problematizações de raça e de classe ao texto literário - foi possível tomar a memória coletiva construída em Becos da Memória como um elemento promotor de resistência ao apagamento pela memória oficial, uma vez que atua em favor da perpetuação da memória do povo negro.
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