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Navegando por Autor "Lima, Luís Fernando Mesquita de"

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    Dissertação
    O uso de vídeos como recurso de ensino nas aulas de matemática: possibilidades, contribuições e transversalidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-12) Lima, Luís Fernando Mesquita de; Gutierre, Liliane dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-6124-7769; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; https://orcid.org/0000-0001-5248-9790; http://lattes.cnpq.br/4405802502570239; Breda, Adriana; Tinti, Douglas da Silva; Anjos, Marta Figueredo dos
    Enquanto agentes formadores, os professores de Matemática têm um papel fundamental na promoção de uma aprendizagem crítica dessa disciplina. Para isso, é essencial que desenvolvam práticas pedagógicas alinhadas a uma perspectiva de educação matemática crítica, que valorize a reflexão e a contextualização do saber. Nesse sentido, o uso de vídeos em sala de aula apresenta-se como uma ferramenta didática poderosa. Esses recursos audiovisuais possibilitam a articulação entre os conceitos matemáticos e questões sociais significativas para os alunos, promovendo não só o engajamento, mas também uma compreensão mais ampla e contextualizada dos conteúdos, dado que fazem parte do universo cultural e mediático dos estudantes. Um desses temas insere-se no contexto das urgentes discussões sobre a emergência das mudanças climáticas e ambientais globais. Diante disso, este estudo buscou responder a seguinte questão de pesquisa: de que forma o vídeo, como recurso didático proposto em teses e dissertações brasileiras, contribui para a atuação dos professores de Matemática, considerando uma formação crítica e transversal em relação à sustentabilidade para os alunos da Educação Básica? Dessa forma, nosso objetivo foi analisar se os vídeos propostos como recursos didáticos nas teses e dissertações brasileiras consideram uma formação crítica e transversal em relação à sustentabilidade para o aluno da Educação Básica. Metodologicamente, a investigação possui abordagem qualitativa e partiu de uma Revisão Sistemática da Literatura. Os trabalhos encontrados foram analisados considerando-se os Critérios de Adequação Didática (CAD), que é uma ferramenta relevante para o planejamento, avaliação e replanejamento dos processos de ensino e de aprendizagem da matemática e que, implicitamente, são mobilizados pelos professores ao justificarem suas práticas. As análises realizadas por meio dos CAD foram trianguladas com as discussões sobre a educação matemática crítica de Skovsmose, as concepções de Freire acerca da Educação, a proposta taxonômica de vídeos apresentada por Ferrés (1996) e a subjetividade do pesquisador. Os resultados apresentados sugerem que, por um lado, a produção e uso de vídeos em aulas de Matemática têm aumentado, contudo, por outro lado, os professores apresentam falta de clareza ao definir critérios para a seleção de vídeos como recurso didático, ainda que tenham consciência dos potenciais de seu uso.
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