Navegando por Autor "Lima, Luana"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Jogos matemáticos: brincando também se constrói conhecimentos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-19) Lima, Luana; Batista, Maria Betânia Soares da Silva; Bezerra, Maria da Conceição Alves; Bandeira, Francisco de AssisEste trabalho apresenta o relato de uma experiência que utiliza os Jogos Matemáticos como estratégia para o processo de ensino aprendizagem realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual, no município de Caicó/RN. A atividade foi desenvolvida no primeiro semestre de 2017. Durante a intervenção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, do CERES – UFRN. A utilização de jogos como estratégia de ensino-aprendizagem na sala de aula é um recurso pedagógico que tem apresentado bons resultados, pois cria situações que permitem ao aluno desenvolver métodos de resolução de problemas, estimulando a sua criatividade e participação. Propusemos o jogo “Corrida Pitagórica”, onde o mesmo trabalha o conteúdo sobre Teorema de Pitágoras, para se vencer nesse jogo, exige-se do aluno o uso de estratégias, levando-o a se envolver com as aplicações da Matemática, desenvolvendo e aprimorando as habilidades que compõem o raciocínio lógico e ao professor a oportunidade de criar um ambiente na sala de aula em que a comunicação seja benéfica, propiciando momentos de interação entre alunos e professor, trocas de experiências e discussões. Devido ao pouco tempo para a aplicação da atividade, a própria autora deste trabalho confeccionou o jogo e o levou para a sala de aula. Inicialmente houve uma revisão sobre o conteúdo Teorema de Pitágoras. Em seguida, foi feita uma leitura compartilhada com os alunos sobre a regra do jogo. Após a leitura a turma foi dividida em grupos para iniciar a atividade. Foi dado a cada grupo um tabuleiro com o jogo, dois dados, peões e cartões contendo perguntas. Ao longo da atividade, os alunos aproveitavam para tirar dúvidas acerca do assunto estudado, para poder conseguir dar andamento ao jogo e, assim, tornar-se vencedor.