Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lima, Luana"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Jogos matemáticos: brincando também se constrói conhecimentos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-19) Lima, Luana; Batista, Maria Betânia Soares da Silva; Bezerra, Maria da Conceição Alves; Bandeira, Francisco de Assis
    Este trabalho apresenta o relato de uma experiência que utiliza os Jogos Matemáticos como estratégia para o processo de ensino aprendizagem realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual, no município de Caicó/RN. A atividade foi desenvolvida no primeiro semestre de 2017. Durante a intervenção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, do CERES – UFRN. A utilização de jogos como estratégia de ensino-aprendizagem na sala de aula é um recurso pedagógico que tem apresentado bons resultados, pois cria situações que permitem ao aluno desenvolver métodos de resolução de problemas, estimulando a sua criatividade e participação. Propusemos o jogo “Corrida Pitagórica”, onde o mesmo trabalha o conteúdo sobre Teorema de Pitágoras, para se vencer nesse jogo, exige-se do aluno o uso de estratégias, levando-o a se envolver com as aplicações da Matemática, desenvolvendo e aprimorando as habilidades que compõem o raciocínio lógico e ao professor a oportunidade de criar um ambiente na sala de aula em que a comunicação seja benéfica, propiciando momentos de interação entre alunos e professor, trocas de experiências e discussões. Devido ao pouco tempo para a aplicação da atividade, a própria autora deste trabalho confeccionou o jogo e o levou para a sala de aula. Inicialmente houve uma revisão sobre o conteúdo Teorema de Pitágoras. Em seguida, foi feita uma leitura compartilhada com os alunos sobre a regra do jogo. Após a leitura a turma foi dividida em grupos para iniciar a atividade. Foi dado a cada grupo um tabuleiro com o jogo, dois dados, peões e cartões contendo perguntas. Ao longo da atividade, os alunos aproveitavam para tirar dúvidas acerca do assunto estudado, para poder conseguir dar andamento ao jogo e, assim, tornar-se vencedor.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM