Navegando por Autor "Lima, Maria Deuzinete Rebouças de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Educação do campo: políticas e práticas pedagógicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Lima, Maria Deuzinete Rebouças de; Silva, Christomyslley Romeiro da; Silva, Christomyslley Romeiro da; Lopes, Pedro Isaac Ximenes; Carneiro, Marcos TorresAo longo do tempo a educação do campo vem passando por um processo de afirmação, enquanto uma política educacional, muitas vezes relegada à condição marginal de inferioridade perante a educação urbana. Porém, nas últimas décadas houve um enfoque e um fortalecimento para com esse tipo de educação, que busca legitimar e dar visibilidade aos sujeitos do campo, enquanto atores sociais da sua cultura. Esses atores são sujeitos que vivem, pesam, e produzem a partir de uma identidade com o campo - agricultores, criadores, extrativistas, pescadores, ribeirinhos, caiçaras, quilombolas, seringueiros-, que merecem uma educação voltada para a sua cultura. O presente trabalho tem o intuito de trazer a luz uma contextualização histórica da educação do campo, abordar as principais políticas públicas voltadas para essa modalidade de educação nos últimos anos, e as principais práticas pedagógicas que devem ser desenvolvidas na educação do campo. Utilizando como aporte teórico autores como Miguel Gonzale Arroyo(2007), Roseli Salete Caldart(2004), Sérgio Celani Leite(1999), dentre outros, a pesquisa será desenvolvida a partir uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, fundamentada nos autores supracitados, chegando então no resultado de fortalecermos as políticas públicas voltadas para a educação do Campo, lutarmos pela manutenção das existentes e cobrarmos novas políticas que fortaleçam o homem do Campo.