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Navegando por Autor "Lima, Mariel Wágner Holanda"

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    Dissertação
    Retratos do Geoparque Seridó-RN: explorando e inovando sob o olhar da linguagem e da tecnologia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-26) Lima, Mariel Wágner Holanda; Araújo, Célia Maria de; http://lattes.cnpq.br/4186592914396319; http://lattes.cnpq.br/5141104432836563; Gomes, Apuena Vieira; https://orcid.org/0000-0002-3497-655X; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804; Medeiros, Celia Maria de; Brito, Glaucia da Silva; Araújo, Sandra Kelly de
    Este estudo teve por objetivo evidenciar as contribuições que o Geoparque Seridó traz para o processo de ensino-aprendizagem de Biologia e de Geografia, na 1ª série do Ensino Médio Potiguar, na Escola Estadual Professor Antônio Aladim de Araújo, na cidade de Caicó-RN, a partir de produções de cordéis, sob o olhar da linguagem e da tecnologia. No tocante à questão de pesquisa, buscamos compreender: “Como a linguagem e a tecnologia acerca do Geoparque Seridó contribuem para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos no que se refere às disciplinas de Biologia e Geografia?”. Como objetivos específicos: propusemos produções do gênero textual Cordel como estratégia pedagógica no ensino de Biologia e de Geografia, analisando como esse recurso contribui para a compreensão e a assimilação de conceitos complexos pelos estudantes das 1ª séries do Ensino Médio Potiguar; averiguamos junto aos alunos e professores as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem em Biologia e Geografia, com vistas a elucidar os conhecimentos acerca do estudo do Geoparque Seridó; aplicamos ações pedagógicas e diretrizes para a efetiva implementação do Geoparque Seridó como recurso de ensino e a utilização das produções do gênero Cordel como instrumento pedagógico. Quanto aos aspectos metodológicos, tratou-se de uma pesquisa-ação com visita de campo, pela turma de 1ª série da Escola Estadual Professor Antônio Aladim de Araújo, no município de Caicó-RN. O embasamento teórico foi retirado de: Geoparque Seridó (2023); Gomes (2019); Freire (2003); Thiollent (1986); Demo (2008); Brasil (1996, 1998, 2006) e outros autores variados. A relevância deste estudo se deu por associar a realidade dos alunos à região em que eles vivem, sobretudo em relação à existência e à contribuição do Geoparque Seridó para o espaço em que moram, atribuindo a isso noções da Biologia e da Geografia, como, por exemplo, chuvas, ventos, radiação solar, transformação das rochas, floração, frutos, desastres ambientais, aquecimento global, questão hídrica, minérios, entre outros. Todos esses quesitos foram vivenciados pelos alunos em seu cotidiano, visto que há a importância de que eles tenham conhecimento da influência e da contribuição que o Geoparque tem nessa questão. Os resultados foram: a produção de cordéis com os alunos, escrita e declamada em vídeo, resultando numa coletânea de versos, provando a apreensão do conhecimento pelos alunos; e a compreensão de que, tanto alunos, quanto professores, têm pouco acesso a informações sobre o Geoparque. Além disso, ficou perceptível a necessidade de mais conhecimentos sobre o local, para que possam ensinar seus alunos sobre essa região considerada tão importante.
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    Artigo
    A utilização da Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) na formação em saúde: um relato de experiência
    (Revista Ciência Plural, 2020) Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Bezerra, Isaac Newton Machado; Nascimento, Jânio Luiz do; Vieira, Natália Raiane Silva; Silva, Rafaela Priscila Carvalho da; Monteiro, Vinícius Costa Maia; Silverio, Zacarias Ramalho; Lima, Mariel Wágner Holanda; Alves, Maria da Conceição Lima; Lima, Jônia Cybele Santos; https://orcid.org/0000-0003-1587-2664
    Introdução:Nos últimos anos tem se evidenciado a necessidade deimplementarnovasmetodologias no ensino, que consigam responder as mudanças tecnológicas, sociais e culturais. Neste cenário, as metodologias ativas vêm se destacando ao colocar o discente no centro do aprendizado, tornando-o parte integral e essencial desse processo. Dentre essas metodologias, está a Aprendizagem Baseada em Problemas. Essa metodologia busca o ensino a partir da solução de problemas, mediante análise em grupo, utilizando-se de conhecimentos previamente adquiridos, facilitandoa apreensãodo conhecimento e valorização do trabalho em equipe.Objetivo:Relatar a experiência de discentes de um curso da área da saúde no desenvolvimento de um caso e sua aplicação no formato de uma Aprendizagem Baseada em Problemas.Método:Estudo descritivo, tipo relato de experiência, onde se elabora o processo de construção desse tipo de aprendizagem e verificação da pertinência da estratégia proposta pordiscentesdeumcurso da saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na disciplina de Teoria Geral das Organizações. Resultados:Durante a criação e execução do caso, osdiscentes utilizaramdiversas técnicas para construir ações de enfrentamento ao caso apresentado, como a técnica de Braisntorming, oDiagrama de Causa-Efeito, construção de critérios utilizando materiais do Ministério da Saúde, consultando profissionais do serviço em busca de estratégias viáveis para esses profissionais como forma de validação. Conclusões:O desenvolvimento de um caso utilizando as metodologias que integram a Aprendizagem Baseada em Problemas propiciou aos envolvidos a experimentação de um processo criativo, rico, centrado no conhecimento. A participação dos profissionais das redes de serviços de saúde foi fundamental em todas as fases, evidenciando sua potencialidade formadora indo desde a academia aos serviços de saúde com aplicabilidade e eficiência
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