Navegando por Autor "Lima, Matheus Moura de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Influenciadores digitais de moda do Instagram e as características individuais que moldam decisões de compra(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-20) Lima, Matheus Moura de; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; http://orcid.org/0000-0002-8578-2018; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; https://orcid.org/0000-0003-3304-8812; http://lattes.cnpq.br/3586441259396470; Brito, Jéssica Vivianne da Cunha Silva de; https://orcid.org/0000-0002-6814-492X; http://lattes.cnpq.br/1990191158236432Este estudo tem como objetivo identificar características associadas ao maior grau de influenciabilidade de usuários do Instagram, seguidores de influenciadores digitais (“digital influencers”) de moda, em suas intenções de compra. A influenciabilidade é aqui entendida como o grau em que os seguidores de influenciadores digitais são propensos a ajustar suas decisões de compra em resposta ao conteúdo fornecido por esses influenciadores. Foi realizada uma pesquisa de levantamento de dados com uma amostra não probabilística de 105 usuários de redes sociais que seguem influenciadores de moda no Instagram. O instrumento de coleta foi um questionário estruturado com 20 questões, hospedado no Google Forms. As análises quantitativas comparativas entre seguidores com menor e maior grau de influenciabilidade indicam que características individuais, como maior uso de redes sociais, maior uso de e-commerce, maior variedade na forma de se vestir, maior interesse em moda e maior proximidade com influenciadores digitais, parecem influenciar mais as decisões de compra dos usuários mais influenciáveis. Por outro lado, variáveis como idade, gênero, formação escolar e renda não tiveram grandes diferenças, assim como quase todas as variáveis relacionadas às características percebidas dos influenciadores digitais. Os resultados também mostraram que os seguidores de moda consideram que as características mais importantes para um influenciador digital são a proximidade com os seguidores, transmitir confiança e sinceridade, e mostrar a vida pessoal de forma discreta nas postagens.